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IX
- VERBO, CIÊNCIA E SABEDORIA
Entre todos os animais criados por
Deus, certamente O HOMEM ocupa o primeiro
lugar em dignidade, pois foi criado
em sua natureza À IMAGEM de
Deus e como SUA SEMELHANÇA, coforme
nos ensina a Bíblia. Por isso
o homem é dotado de NATUREZA
ESPIRITUAL, que é substância intelectiva,
transcendental, racional, consciente, livre, subjetiva
e pessoal, que faz a diferença
do homem para os outros animais, que
são apenas dotados de natureza SENSITIVA
e PSÍQUICA, são apenas instintivos,
irracionais.
Como diz S. AGOSTINHO no seu livro
“A Trindade”, os ANIMAIS
são constituidos em ALMA animal (ANIMA),
princípio VITAL, SEM SUBSTÂNCIA ESPIRITUAL,
cuja função é VIVIFICAR O
CORPO MATERIAL, e que
torna o animal capaz apenas de VIDA
SENSÍVEL (PSÍQUICA), pelos sentidos
do corpo; o animal apenas SENTE a
vida, mas NÃO CONHECE intelectivamente
a vida, proporcionando somente uma certa
consciência SENSITIVA (IRRACIONAL), instintiva
de vida animal.
Quanto ao HOMEM, criado
em natureza à imagem e como
semelhança de Deus, foi constituido
em ALMA ESPIRITUAL (ANIMUS), princípio
vital na matéria, com SUBSTÂNCIA
ESPIRITUAL imagem da NATUREZA DE DEUS,
que dá a verdadeira VIDA ao
homem, VIDA ESPIRITUAL, vida que perdura,
vida de CONHECIMENTO INTELECTIVO e VONTADE
(AMOR), que torna o homem apto e
CAPAZ de uma perfeita consciência INTELIGENTE,
RACIONAL e PESSOAL, exclusiva da natureza
humana, que não existe nos outros
animais.
Assim, uma é a CARNE do homem,
e outra a CARNE dos outros animais,
mas tanto o homem como os animais
foram todos criados do PÓ DA
TERRA. A diferença MARCANTE está
na ALMA: somente o homem possui
ALMA ESPIRITUAL (ANIMUS), capaz de CONHECER
INTELIGENTEMENTE e AMAR ESPIRITUALMENTE.
Diz Santo Tomás de Aquino na
SUMA TEOLÓGICA:
"
...Visto que é em virtude de
sua NATUREZA INTELECTUAL que se diz
ser o homem à IMAGEM de Deus,
ele o é sobretudo na medida
em que a natureza intelectual pode
imitá-lo ao máximo. Ora,
a natureza intelectual imita Deus ao
máximo, naquilo em que Deus se
CONHECE e SE AMA. Por conseguinte,
a imagem de Deus no homem poderá
ser vista de três maneiras: PRIMEIRAMENTE,
enquanto o homem tem uma APTIDÃO
NATURAL para CONHECER e AMAR a Deus,
aptidão que reside na ALMA ESPIRITUAL,
comum a todos os homens. SEGUNDO,
enquanto o homem CONHECE e AMA atual
ou habitualmente a Deus, embora de
maneira IMPERFEITA. Trata-se então
da imagem por conformidade de GRAÇA.
TERCEIRO, enquanto o homem conhece e
ama a Deus atual e PERFEITAMENTE.
Tem-se então a imagem segundo a
semelhança da GLÓRIA...
A primeira dessas imagens se encontra
em TODOS os homens, a segunda nos
JUSTOS somente, e a terceira somente
entre os BEM-AVENTURADOS."
Portanto, a NATUREZA ESPIRITUAL do homem,
a sua ALMA ESPIRITUAL, criada por GRAÇA
de Deus em todo homem como Sua
imagem, é que possibilita o saber
INTELIGENTE e RACIONAL do homem, sua
aptidão para conhecer e amar a
Deus e sua participação
na vida eterna em Deus. Na
alma do homem está a CAPACIDADE
RECEPTIVA do SABER ESPIRITUAL (intelectivo)
HUMANO, a VIDA do homem, que possibilita
sua participação na eternidade em
Deus. É o que
nos diz a Bíblia:
“Feliz
quem achou a SABEDORIA e alcançou
o entendimento... ÁRVORE DA
VIDA ela é para os que a
abraçam, e são felizes os que
a retêm.”
(
Pr 3, 13. 19 ).
Diz SANTO AGOSTINHO, no seu livro "A
Trindade":
"...Percebe-se que a natureza da alma
é uma SUBSTÂNCIA, e que não
é corpórea... Quando
o homem vive em conformidade com Deus,
a sua alma tende para as perfeições
de Deus, forma a sua SABEDORIA MODELANDO-SE
progressivamente na SABEDORIA de DEUS...
A SABEDORIA do homem é o conhecimento
INTELECTIVO das REALIDADES ETERNAS, pela
CONTEMPLAÇÃO dos bens eternos, mediante
razões INTELIGÍVEIS. A
alma eleva-se a essas razões
pela penetração do "olhar
da mente", o PENSAMENTO.
...A CIÊNCIA do homem é o
conhecimento RACIONAL das REALIDADES FÍSICAS,
pela AÇÃO, que proporciona fazer
bom uso dos bens temporais, diferente, portanto,
de sua sabedoria ".
O homem tem FACULDADES comuns com os
animais irracionais, como a visão,
os demais sentidos do corpo, a memória
SENSITIVA, e outras potências. Mas
o homem pode fazer julgamento COGITATIVO,
RACIONAL, com uso dessas faculdades, que
não pertence ao homem exterior, ao
homem animal, mas ao HOMEM INTERIOR,
onde se diferencía dos outros animais.
O homem pode conhecer as
coisas ESPIRITUALMENTE, pode conhecer-se
a si mesmo, conhecer seu conhecimento,
saber que conhece, fazer juizo e decidir
livremente. Nos animais irracionais o uso
das faculdades é SENSITIVO-PSÍQUICO,
o julgamento é feito em modo
ESTIMATIVO, IRRACIONAL e INSTINTIVO, conhecendo
simplesmente pelos sentidos do corpo, com
conhecimento sensitivo, psíquico, mas não
espiritual, intelectivo. Neste aspecto o
homem pode igualar-se aos outros animais,
isto é, quando o homem faz uso
irracional dos sentidos. No homem, quando
o uso dessas faculdades comuns é
feito de modo irracional, isto é,
uso do mesmo modo como nos animais
irracionais, este uso irracional pertence
ao HOMEM EXTERIOR, ao homem animal,
SENSITIVO, igual a qualquer outro animal.
Podemos dizer que no homem o CONHECIMENTO
pode acontecer de tres modos:
-
o
modo FÍSICO (psíquico): através
das faculdades físicas sensitivas
da visão e dos demais SENTIDOS
do seu corpo;
-
o
modo METAFÍSICO (espiritual): através
do sentido humano interior, INTELECTIVO,
firmado na sua natureza ESPIRITUAL, transcendental,
com primazia da razão sobre os
sentidos.
Todas as coisas que o homem percebe
e conhece - seja no modo físico,
através dos sentidos corporais, seja
no modo espiritual, pela sua inteligência
espiritual intelectiva, seja pelo testemunho
de outros - são impressas e
guardadas como VERBO HUMANO INTERIOR, na
capacidade receptiva espiritual do homem:
sua ALMA ESPIRITUAL (intelectiva). Pode-se
entender que o VERBO humano interior,
assim impresso na alma espiritual, pode
ser formado como VERBO DE SABEDORIA
ou VERBO DE CIÊNCIA.
-
É
VERBO humano de SABEDORIA quando formado
em modo intelectivo, espiritual, na CONTEMPLAÇÃO
inteligivel das realidades eternas (espirituais).
-
É
VERBO humano de CIÊNCIA, quando formado
de modo racional na AÇÃO e
experimentação das realidades SENSITIVAS
temporais (físicas).
Por exemplo, quando conhecemos a anatomia
do ser humano, ou a geografia de
uma região, estes são conhecimentos
sobre coisas verdadeiras temporais, conhecimentos
de ciência formados através dos
nossos sentidos exteriores humanos, são
vindos de fora. Estes conhecimentos são
gravados em nossa memória sensitiva
e impressos como VERBO HUMANO de CIÊNCIA
em nossa capacidade receptiva intelectiva,
a alma espiritual.
Por outro lado, quando conhecemos Deus,
não é através dos nossos
sentidos que conhecemos. É um conhecimento
interior de contemplação, conhecimento
intelectivo, inteligível, de uma verdade
eterna, portanto é VERBO HUMANO de
SABEDORIA, próprio da nossa alma espiritual,
do homem interior.
Assim, o conhecimento das VERDADES gera
na alma do homem o seu verbo
humano VERDADEIRO. Esse verbo é totalmente
semelhante às verdades que estão
sendo conhecidas pelo homem, das quais
nascem as imagens (EPÉCIES SENSÍVEIS),
recebidas como representações
imaginativas na IMAGINAÇÃO, e
que são "impressas" como conceitos
INTELIGÍVEIS na ALMA ESPIRITUAL (intelécto
possível), como ESPÉCIES INTELIGÍVEIS.
Esse verbo NÃO TEM NENHUM IDIOMA,
nasce inteiramente da verdade da qual
se origina, é conceitual, INTELIGÍVEL.
Mas é verbo que pode se tornar
em PALAVRA, pode ser expresso em uma
LINGUAGEM. Por
exemplo: o conhecimento SUBJETIVO que cada
homem tem de DEUS é gravado
na alma como verbo humano de sabedoria,
que corresponde à IDÉIA de
Deus. Cada homem, quando quer EXPRESSAR
esse verbo, expressa na sua língua
com a PALAVRA correspondente, como "Deus",
"God", "Dio", "Dieux", etc. As palavras
são diferentes, mas o verbo é
o mesmo.
É importante observar que quando um
conhecimento é formado sobre uma NÃO
VERDADE, ou seja, sobre uma coisa FALSA
ou MENTIROSA, este conhecimento NÃO
GERA UM VERBO VERDADEIRO, mas um verbo
mentiroso, um FALSO VERBO. Um
conhecimento formado como falso verbo SUJA
a alma espiritual. Quem forma o seu
espírito cheio de falso verbo, está
se formando nas trevas da mentira.
Por exemplo, se alguém, filosoficamente,
ou de outro modo qualquer, forma um
conhecimento próprio com a falsa idéia
de que "DEUS NÃO EXISTE", está
formando um FALSO VERBO, um verbo mentiroso,
porque não está fundado na
VERDADE.
Por isso, o homem deve buscar sempre
CONHECER A VERDADE, para formar o seu
verbo na verdade, pois a VIDA está
na VERDADE. E não é dificil
encontrar a verdade, pois a FONTE da
verdade é o VERBO DE DEUS, que
se mostrou e se expressou ao ser
humano EM JESUS CRISTO, como Ele mesmo
disse:
"Eu
sou o Caminho, a VERDADE, a VIDA ..."
O verbo humano, apesar de certa semelhança
com o Verbo de Deus, dele difere
essencialmente, conforme veremos em outro
capítulo mais à frente (Encarnação
de Deus).
Nos animais irracionais o conhecimento adquirido
através dos sentidos do corpo não
gera nenhum verbo, nem de sabedoria
nem de ciência, pois os animais
irracionais não possuem alma espiritual,
apenas memória sensitiva, na qual
pode ser guardado um CONHECIMENTO SENSITIVO
IMAGINATIVO, formando imagens das coisas
físicas que conhece sensitivamente.
No modo FÍSICO, com os olhos
e os demais sentidos do corpo, o
homem pode conhecer as coisas existentes
NO MUNDO FÍSICO. Um ENTE
REAL FÍSICO, ou melhor, sua
SEMELHANÇA, entra no saber do
homem subjetivamente, através dos sentidos,
vindo de fora, em modo semelhante à
imagem em um espelho, formando uma
ESPÉCIE SENSÍVEL. É
gravado na MEMÓRIA SENSITIVA
como uma REPRESENTAÇÃO IMAGINATIVA
(também acontece nos animais), formando
uma ESPÉCIE IMAGINATIVA. E então
a sua INTELIGIBILIDADE é abstraida
pelo INTELÉCTO AGENTE como uma
ESPÉCIE INTELIGÍVEL, a qual
é recebida no INTELÉCTO
POSSÍVEL, onde permanece "memorizada intelectivamente"
EM HÁBITO, como uma ESPÉCIE
INTELIGÍVEL (o CONCEITO do ente), ou
seja, um VERBO HUMANO DE CIÊNCIA.
Portanto, o conhecimento captado PELOS SENTIDOS
é gravado como uma semelhança
da coisa que está sendo conhecida,
uma imagem, mas no modo IMAGINATIVO
próprio de cada sentido. Por exemplo,
o SOM de uma trombeta, "entra" pelo
ouvido, é gravado em seu modo
conceitual próprio, como um efeito
inteligível SONORO. A VISÃO de
uma flor, "entra" pelos olhos, tem
o seu modo próprio de gravação,
como um efeito inteligível VISUAL.
E assim acontece com os demais sentidos
externos.
Como no modo físico a VERDADE
CONCEITUAL, correspondente ao objeto, entra
no conhecimento do homem vinda de fora,
PELOS SENTIDOS, um mesmo objeto pode
ser conhecido ao mesmo tempo por muitas
pessoas mas, em cada pessoa, a verdade
conceitual é percebida com as nuanças
próprias da sua sensitividade e subjetividade,
naturalmente peculiar a cada pessoa.
O modo FÍSICO de conhecer não
é privilégio só do ser
humano. Considerado nas suas dimensões
próprias, EXISTE NOS ANIMAIS IRRACIONAIS,
em cada um deles de acôrdo com
a sua própria natureza, isto é,
em conformidade com a sua CONDIÇÃO
DE CRIATURA. Os
animais IRRACIONAIS podem conhecer as coisas
do mundo físico pelos SENTIDOS do
corpo, as quais ficam gravadas como
imagem em sua MEMÓRIA SENSITIVA, que
é a capacidade receptiva de conhecimento
que possuem. Podem lembrar-se fisicamente
das coisas conhecidas, escolher as que
lhes agradam e rejeitar as que desagradam,
mas de modo IRRACIONAL; possuem um
"saber psíquico", ESTIMATIVO, instintivo
e intuitivo, apenas com "certa CONSCIÊNCIA
IRRACIONAL", porque o seu conhecimento não
é formado como verbo. Pois conhecem
apenas de acordo com as suas aptidões
sensitivas vocacionais, próprias de cada
espécie, isto é, como que um
"SABER VOCACIONAL", sem entendimento racional,
que possibilita a cada um o seu
modo instintivo de viver conforme Deus
lhe concede.
Assim é que, por exemplo, um
PATINHO quando nasce, logo que sai
do ovo, acompanha a mãe para
a água próxima, e sai nadando.
Por conhecimento sensitivo interno, próprio
à sua espécie, conhecimento psíquico
INSTINTIVO e INTUITIVO, ele sabe reconhecer
a água, "SABE" que pode nadar,
sabe por VOCAÇÃO conforme à
sua condição de criatura.
Do mesmo
modo, um PINTINHO quando nasce, logo
que sai do ovo, dirige-se para o
aconchego da galinha. Também por conhecimento
sensitivo interno, próprio da sua
espécie, conhecimento psíquico INSTINTIVO
e INTUITIVO, jamais entra na água,
pois "RECONHECE" a água, e "SABE"
que morre se nela entrar, mas sabe
apenas por "VOCAÇÃO", que lhe
foi concedida por Deus de acordo com
sua condição de criatura.
No modo ESPIRITUAL, o saber do homem
tem estrutura bem diferente: é saber
subjetivo livre, intelectivo, racional, INTELIGÍVEL,
perfeitamente consciente, que não é
comum aos outros animais. É
conhecimento TRANSCENDENTAL e INTERIOR,
saber que entra na alma espiritual
por CONTEMPLAÇÃO, aí é
formado e impresso como VERBO HUMANO
DE SABEDORIA, não se apresenta vindo
de fora como um objeto. Quando, por
exemplo, conhecemos que CREMOS, sabemos o
que significa CRER, mas não possuimos
esse conhecimento por meio dos sentidos
do corpo e sim pela nossa natureza
TRANSCENDENTAL, subjetiva, racional, intelectiva,
própria da alma espiritual.
Como já dissemos, NO HOMEM, também
o conhecimento VINDO DE FORA, adquirido
através dos sentidos, é impresso
como VERBO de CIÊNCIA na alma
espiritual. É LIGADO À RAZÃO,
em modo próprio e exclusivo da
natureza espiritual humana, não existente
nos animais irracionais, pois estes não
são dotados de alma espiritual e,
portanto, não são dotados da
razão. Esta é uma função
do INTELÉCTO, com capacidade de FAZER
JUIZO sobre realidades físicas, segundo
RAZÕES ESPIRITUAIS. Cada
homem, no seu ser e seu saber,
é um sujeito único, que está
presente a sí mesmo, tem consciência
de sí mesmo, conhece o seu conhecimento
e sabe que conhece, é responsavel
pelo todo de sí mesmo, sobre
tudo pode questionar e fazer juízo,
isto é, o homem tem LIVRE ARBÍTRIO.
O homem possui subjetividade
consciente e livre. Como sujeito CONSCIENTE
é capaz de possuir-se a sí
mesmo, livremente. Nessa relação
subjetiva de AUTO-POSSE consciente e responsavel,
o homem é dono do todo de
sí mesmo, constitui uma UNIDADE e
totalidade, ou seja, é uma PESSOA
e portanto LIVRE.
Então, não custa repetir, o
homem distingue-se fundamentalmente dos animais
irracionais, os quais não são
dotados de natureza espiritual (não
foram criados à imagem e como
semelhança de Deus), não possuem
transcendência, apesar de possuirem vida
animal temporal, como o homem.
O homem é LIVRE com
sua VONTADE e, com o seu PENSAMENTO,
pode construir tramas inteligentes usando
sua IMAGINAÇÃO das coisas do
mundo físico que já conheceu
com os sentidos do corpo, e com
seu conhecimento interior. Pode buscar
o conhecimento livremente, com sua inteligência,
pela sua VONTADE, com o seu PENSAMENTO,
COMPONDO E DIVIDINDO. Por exemplo, conhecendo
o ouro e a montanha, pode compor
em sua imaginação uma montanha
de ouro.
O homem pode transcender para fora
de sí mesmo, pode pensar a respeito
dos seres existentes no mundo espiritual,
pensar em Deus, nos anjos e arcanjos.
O pensamento é OLHAR TRANSCENDENTAL
da alma. Quer dizer,
criado conforme à livre vontade de
Deus, constituido em natureza espiritual
pela graça de Deus, o homem
pode CONSTRUIR livremente o seu SABER
sobre sua ALMA ESPIRITUAL, construir o
seu verbo humano, sua CIÊNCIA,
de modo racional e responsavel. É
assim que cada homem, no ACOLHIMENTO
ou na RECUSA da graça de Deus,
constroi com livre vontade a sua própria
personalidade, espiritualmente, CONSTROI-SE A SÍ
MESMO em ESPÍRITO.
Como diz SANTO TOMÁS na suma
teológica:
"...Era
preciso que a alma intelectiva possuisse
não só o poder de conhecer,
mas ainda o de sentir; e, visto
que a ação do sentido não
se realiza sem um orgão corporal,
era necessário que a alma intelectiva
estivesse unida a um corpo apto a
servir de órgão para os sentidos.
...O intelécto humano está em
potência em relação aos inteligíveis,
e NO COMEÇO ele é como
uma TÁBULA RASA, em que nada
está escrito. ...Estamos primeiramente
em potência de conhecer, e só
depois estamos em ato."
Portanto é importante observar que
A ALMA ESPIRITUAL, quando é criada
no corpo, é como que uma pequena
criança, que ainda não conhece
nada do mundo. O homem, conforme
vai crescendo, vai se construindo a
sí mesmo em ESPÍRITO, e livremente
prepara responsavelmente a SUA ETERNIDADE.
Mas o homem não pode salvar-se
por sí mesmo, pois é pecador,
manchado não só pelos seus
pecados pessoais, mas também pelo
pecado (culpa) original, herdado dos primeiros
pais, Adão e Eva. Somente
Deus, com a GRAÇA DA SUA MISERICÓRDIA
pode salvar o homem para a Vida
eterna, PERDOANDO os seus pecados. Pois
O HOMEM, sendo pecador, por sí mesmo
NÃO PODE PERDOAR OS SEUS PRÓPRIOS
PECADOS.
Então, é necessário que a
CONDUTA do homem durante a sua vida
temporal seja de livre CONVERSÃO e
amor a Deus, pelo sincero arrependimento
dos seus pecados, rogando sempre com
humildade pela misericórdia do perdão
de Deus. Por isso
é também muito importante para
o homem não esquecer que se
Deus o criou em GRAÇA, em natureza
espiritual à sua imagem e como
sua semelhança, é porque DEUS
mesmo quer DOAR-SE no seu amor ao
homem, quer possibilitar que o homem,
na sua consumação, como realização
plena da sua existência, venha a
ter o seu ENCONTRO PESSOAL COM ELE,
na visão eterna FACE A FACE.
Cabe ao homem, por sua natureza espiritual,
conhecer e amar a Deus em ACOLHIMENTO
livre, e viver à imagem de Deus
em GRAÇA, como é vontade de
Deus, construindo-se a si mesmo na
verdade de Deus, de modo a poder
tornar-se imagem de Deus em GLÓRIA
na bem-aventurança eterna. Conforme
DISSE JESUS, é muito importante compreender
as suas palavras:
"As
PALAVRAS que vos disse são ESPÍRITO
E VIDA. ...O que me rejeita
e NÃO ACOLHE as minhas palavras,
tem seu juiz: a PALAVRA
que proferí é que o julgará
no último dia.
(Jo
6, 63; 12, 48).
...Em
verdade, em verdade vos digo:
QUEM ESCUTA a MINHA PALAVRA e crê
naquele que me enviou, TEM A VIDA
ETERNA e não vem a juizo, mas
PASSOU DA MORTE À VIDA."
(Jo
5, 24).
Portanto, quem constroi o seu ESPÍRITO
conforme às palavras proferidas por
Jesus, tem a vida eterna, não
vem a juizo, porque está se
construindo no Saber de Deus, está
construindo o seu verbo humano na Verdade,
como imagem do Verbo de Deus. E
assim, certamente, pode receber a GRAÇA
da misericórdia de Deus e não
ir a juizo, pode ganhar a Vida
eterna. As palavras de Jesus são
ESPÍRITO E VIDA. O homem poderá
ter VIDA ETERNA, pela misericórdia
de Deus, se construir-se EM ESPÍRITO
como IMAGEM de Jesus, construir-se conforme
às PALAVRAS de Jesus. Como
disse Jesus:
"Se
alguém me ama, guardará MINHA
PALAVRA, e meu Pai o amará,
e A ELE VIREMOS e nele ESTABELECEREMOS
MORADA".
(Jo
14, 23).
Deus criou o homem com vontade livre,
para agir na liberdade. Por isso o
HOMEM deve conhecer e AMAR A DEUS
LIVREMENTE e viver conforme à sua
Palavra, ao seu Verbo. Viver conforme
ao saber de Deus, é viver CONFORME
À VERDADE. Como Deus é a
Verdade, TODA A VERDADE ESTÁ EM
DEUS, na sua TRINDADE, em Deus não
há mentira. Então, QUANDO O
HOMEM, por livre vontade quer FORMAR
conhecimento PRÓPRIO, contrário à
VERDADE, está formando um verbo que
não é verdadeiro, um falso
verbo, está formando a MENTIRA. Só
é verbo verdadeiro aquele que é
formado na verdade, como imagem do
Verbo de Deus.
Quando o homem FORMA o seu VERBO
humano afastado das palavras e da vontade
de Deus; quando forma o seu verbo
na LUXÚRIA, na pornografia, nos prazeres
mundanos; ou quando o homem forma o
seu verbo contrariando o mandado de
Deus e resolve comer do fruto da
árvore proibida do conhecimento do
bem e do mal, desprezando a palavra
de Deus; ou quando forma o seu
verbo na ilusão de TORNAR-SE IGUAL
A DEUS; ou quando ignora a Deus;
então o homem está formando
o seu verbo na mentira, um FALSO
VERBO, separado do Verbo de Deus.
Procedendo assim,
o homem mesmo está fugindo da
presença de Deus, como o filho
pródigo quiz afastar-se da presença
do seu pai, para gastar na luxúria
a sua herança. O homem, muitas
vezes, por livre vontade, NÃO ESTÁ
FAZENDO BOM USO da sua liberdade, não
quer ouvir a verdade da palavra de
Deus e prefere viver na mentira que
forma. Contraría a vontade de Deus,
torna-se pecador, podendo assim perder-se
de Deus, na escuridão da eternidade.
Disse S. JOÃO, apóstolo que
conviveu com Jesus:
"Esta
é a mensagem que ouvimos dele
e vos anunciamos: DEUS É
LUZ e nele não ha treva alguma.
SE DISSERMOS que estamos em comunhão
com ele E ANDAMOS NAS TREVAS, mentimos
e não praticamos a verdade...
SE DISSERMOS QUE NÃO TEMOS PECADO,
enganamo-nos a nós mesmos, e a
verdade não está em nós.
SE CONFESSARMOS os nossos pecados, ele
é fiel e justo para PERDOAR
OS NOSSOS PECADOS e purificar-nos de
toda iniquidade."
(
1Jo 1, 5-9)
E também lemos no Livro dos
Salmos:
"Quem
subirá a montanha do Senhor?
Quem se manterá no seu lugar
santo?
-O
homem de mãos inocentes e de
coração puro, que não tende
para o mal...
FELIZ
O HOMEM cuja ofensa é tirada
e CUJO PECADO É COBERTO!
Feliz aquele a quem o Senhor não
computa falta, e cujo espírito não
trapaceia... Confessei o meu
pecado, não encobrí a minha
falta. Eu disse:
CONFESSAREI AS MINHAS OFENSAS SENHOR.
E TÚ, TIRASTE O PESO DO MEU
PECADO."
[
Sl 24(23), 3-4; 32(31), 1-2;5].
Assim, O HOMEM enquanto caminha no
mundo temporal, vivendo na mentira, é
sempre PECADOR. Mas, SE CONFESSA o
seu pecado, arrepende-se e converte-se à
Deus, retornando ao caminho da verdade,
O SEU PECADO PODE SER APAGADO pela
graça da MISERICÓRDIA DE DEUS.
E então o homem, ARREPENDIDO, pode
ser salvo, não por sí
mesmo, nem
por mérito do seu arrependimento ou
outro mérito qualquer, mas pela GRAÇA
da MISERICÓRDIA de DEUS.
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