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XIV - O SÉTIMO DIA
-- O "DESCANSO" DE DEUS --
"O céu, a terra e todos os
seus elementos foram terminados. Deus
terminou no sétimo dia a obra
que havia feito. Ele cessou no
sétimo dia toda a obra que fazia.
Deus abençoou o sétimo dia
e o consagrou, pois tinha cessado,
neste dia, toda a obra que Ele,
Deus, havia criado pela sua ação.
Este é o nascimento do CÉU
e da TERRA quando da sua CRIAÇÃO."
(Gn
2, 1-4).
No sétimo dia Deus tinha cessado
toda a obra que Ele tinha criado
pela sua ação. Disse S. Agostinho
no livro CIDADE DE DEUS que o
DESCANSO do sétimo dia, quando Deus
cessou todas as suas obras, não
deve de modo algum ser entendido infantilmente
como se Deus tivesse DESCANSADO por
ter se FATIGADO trabalhando.
Descanso de Deus significa o descanso
dos que DESCANSAM EM DEUS, do mesmo
modo quando se diz A ALEGRIA DA CASA,
que significa a alegria dos que SE
ALEGRAM NA CASA. O sétimo dia
é o dia destinado ao descanso
eterno em Deus. A Escritura Sagrada
promete aos homens que, depois das
boas obras que Deus opera neles e
por eles, terão o descanso eterno
em Deus, se nesta vida se aproximam
Dele pela fé.
O homem - Adão e Eva, homem
e mulher - foi criado por Deus
no sexto dia, como a última
obra da criação. Depois de
ADÂO e EVA cada homem ou mulher
entra no mundo com o seu nascimento
concebido em modo natural da união
homem-mulher, conforme ao preceito de Deus:
"SEDE
FECUNDOS... ENCHEI A TERRA..."
Deus mandou que a união homem-mulher
fosse FECUNDA, sem restrição, tivesse
PLENITUDE. Então, do mesmo modo que
o corpo, também a ALMA ESPIRITUAL
de um ser humano é CRIADA em
sua natureza pela graça e PODER
DE DEUS, desde o momento da CONCEPÇÃO,
na união do homem com a mulher,
alma criada "VIRGEM" em UNIDADE na
carne concebida, mas contendo os PRIMEIROS
PRINCÍPIOS em Deus, como o BEM,
a BONDADE, a BELEZA, o AMOR, etc.
Como diz
SANTO TOMÁS na SUMA TEOLÓGICA:
"Quando se diz que
o HOMEM e os outros ANIMAIS têm
o mesmo PRINCÍPIO da geração,
é verdade com relação AO
CORPO... mas não é verdade
com respeito À ALMA, pois a
alma dos animais irracionais é produzida
por uma força CORPÓREA mas
a alma do homem é CRIADA POR
DEUS. ...Ela é, pois,
O PRIMEIRO pelo qual nos ALIMENTAMOS e
SENTIMOS, pelo qual nos MOVEMOS
localmente e igualmente pelo qual, por
primeiro, CONHECEMOS. Por conseguinte esse
PRINCÍPIO, pelo qual por primeiro
conhecemos, quer se diga INTELECTO ou
ALMA INTELECTIVA, é a FORMA do
corpo. ...Ora, sendo a alma uma
PARTE da NATUREZA HUMANA, só possui
sua perfeição natural em sua
UNIÃO com o CORPO, por isso
não seria conveniente que fosse criada
sem ele. ...Deve-se dizer que se a
natureza da alma constituisse uma espécie
completa... teria sido criada à
parte desde o começo. Mas
como é, por natureza, a FORMA
do corpo, não haveria por que
ser criada separadamente: devia ser CRIADA
NO CORPO. ...Enquanto é FORMA
de um CORPO, pertence ao GÊNERO
ANIMAL, na qualidade de PRINCÍPIO FORMAL."
Portanto, este homem que nasce é
uma NOVA PESSOA, inteiramente. Esta nova
PESSOA nasce EM CORPO E ALMA, é
criada NÃO POR PODER DO HOMEM,
ou da mulher, e sim pelo PODER
CRIADOR DE DEUS, com a benção
de Deus, que permanece INSCRITO no ser
do homem e da mulher, desde a
criação de ADÃO E EVA,
como COOPERAÇÃO DE DEUS sempre
PRESENTE na CONSERVAÇÃO e PROPAGAÇÃO
da obra criada.
É assim que podemos entender, conforme
ensina SANTO TOMÁS na SUMA TEOLÓGICA:
"...Cabe ao sétimo dia a benção.
Isso porque... a benção
diz respeito à multiplicação,
visto Deus ter falado às criaturas
que abençoou: 'Crescei e
multiplicai-vos'. Ora, a multiplicação
das coisas, pela qual as semelhantes
geram as semelhantes, se faz COM INTERVENÇÃO
DA CRIATURA. ...Deve-se dizer
que NOS SEIS PRIMEIROS DIAS dias as
coisas foram criadas em suas PRIMEIRAS CAUSAS.
Mas DEPOIS, a partir dessas primeiras
causas, as coisas SE MULTIPLICAM E
SE CONSERVAM, o que ainda pertence
à bondade divina fazer.
...Deve-se dizer que o bem que foi
mencionado em cada dia (da criação)
pertence à primeira instituição
da natureza, mas a BENÇÃO do
sétimo dia pertence à PROPAGAÇÃO
DA NATUREZA."
O homem, em sua essência, é
constituido em UNIDADE, mas composto nas
duas "dimensões" da substância, ou
seja, MATÉRIA E ESPÍRITO. A
dimensão espiritual do homem, isto
é, a NATUREZA da alma espiritual,
que é imagem da natureza de
Deus, é também princípio
FORMAL SUBSTANCIAL.
DEUS é ESPÍRITO infinito, ETERNO,
imutável, Ato Puro. Mas a ALMA ESPIRITUAL
do homem não é espírito
pronto desde a eternidade, NÃO É
UM ESPÍRITO ETERNO simplesmente colocado
no homem. A alma espiritual é
CRIADA em NATUREZA ESPIRITUAL, é
ESPÍRITO incompleto, com POTENCIALIDADE
para a formação do ESPÍRITO
PLENO. A alma do homem não nasce
um espírito FORMADO, mas espírito
EM FORMAÇÃO, que vai se formando
em UNIDADE com o corpo, até
a sua consumação em ESPÍRITO
BEM-AVENTURADO e RESSURREIÇÃO em
CORPO ESPIRITUAL, pronto para participar
da VIDA ETERNA em Deus.
A ALMA espiritual, em sua natureza,
é ESPÍRITO, mas é como
que espírito virgem, criança, que
vai progredindo desde o homem criança
até tornar-se espírito formado, pronto
para participar da eternidade. A vontade
de Deus, certamente, é que a
formação do homem em espírito
seja realizada, na liberdade do homem,
mas de modo a CONFORMAR-SE A DEUS,
espelhando-se em JESUS CRISTO.
O homem é criado à imagem
e como semelhança de Deus, para
desenvolver-se na direção de Deus,
participar da GLÓRIA de Deus. Jesus
Cristo é a imagem perfeita de
Deus. Assim é que o homem deve
olhar para Jesus, o modêlo para
a formação de todo homem, o
caminho para a Vida em Deus.
Diz SANTO IRINEU no seu livro "Contra
as Heresias":
"Esta é a ordem, o rítmo,
o movimento pelo qual o homem criado
e modelado adquire a imagem de Deus
incriado: o Pai decide e ordena, o
Filho executa e forma, o Espírito
nutre e aumenta, O HOMEM PAULATINAMENTE
PROGRIDE e se eleva à perfeição;
isto é, aproxima-se do incriado, do
PERFEITO por não ser criado, e
este é Deus. Era necessário
que primeiramente o homem fosse criado,
depois crescesse, depois de crescido se
fortalecesse, depois de fortalecido se multiplicasse,
depois de multiplicado se consolidasse, depois
de consolidado fosse glorificado, depois
de glorificado visse seu Senhor: pois
é Deus que deve ser visto um
dia, e a visão de Deus causa
a incorruptilidade e a incorruptilidade produz
o estar junto de Deus."
O homem criado por Deus é homem
em DEVIR, conforme à sua espécie,
pela vontade de Deus, e não
conforme ao acaso. Quando, evoluindo em
devir na sua vida temporal, o homem
em consumação expira e perde
a sua MATERIALIDADE TEMPORAL, é então
que se encontra a si mesmo, sua
eternidade, sua espiritualidade definitiva. A
morte nada mais é do que o
começo da VIDA DEFINITIVA para o
homem consumado em Deus, formado em
pleno-espírito na unidade PESSOA-SUJEITO.
Assim, a
vida na materialidade-espiritualidade deve ser
VIVIDA como VIDA DE SALVAÇÃO.
De que vale ao homem
viver e ganhar todos os prazeres do
mundo e no fim perder a sua vida-espiritual,
permanecer eternamente fora do descanso em
Deus?
"...que
aproveitará ao homem, se ganhar o
mundo inteiro mas arruinar a sua vida?"
(
Mt 16, 26).
O mundo DESENVOLVE-SE em uma HISTÓRIA.
A história do mundo é história
de REVELAÇÃO e SALVAÇÃO,
através dos séculos. O destino
do homem é a sua salvação
em Deus. A revelação definitiva
de Deus e da salvação do
homem acontece em JESUS CRISTO, o portador
absoluto da salvação, no evento
da RESSURREIÇÃO. Jesus, Deus que
se torna homem, MOSTRA DEUS ao homem
e CONDUZ o homem à salvação
em Deus, conforme Ele mesmo disse:
"Se
me conheceis, também conhecereis a
meu Pai. Desde agora o
conheceis e o vistes."
(Jo
14, 7).
Jesus é o SALVADOR, mas não
no sentido de que todo homem já
está salvo após Jesus, e sim
no sentido de que todo homem PODE
SALVAR-SE conformando-se a JESUS, que é
o caminho para salvação.
"Eu
sou o Caminho, a Verdade e a
Vida. Ninguém vem ao Pai, senão
por mim."
(Jo
14, 6).
Jesus revela ao homem, em definitivo,
o caminho para Deus e a existência
do REINO DO CÉU preparado para
o homem, dá ao homem CONSCIÊNCIA
DA SALVAÇÃO, elimina qualquer dúvida,
quer dizer, dá a conhecer ao
homem a CERTEZA da verdade, certeza
de que a salvação é
o VERDADEIRO DESTINO preparado para o
homem, consumado na RESSURREIÇÃO.
JESUS, falando aos apóstolos, enquanto
estava com eles, alerta muito claramente
sobre os homens "DO MUNDO":
"Se
eu não tivesse vindo e não
lhes tivesse falado, não seriam culpados
de pecado; mas agora não têm
escusa para o seu pecado... Se
eu não tivesse feito entre eles
as obras que nenhum outro fez, não
seriam culpados de pecado... mas eles
viram e nos odeiam, a mim e ao
Pai."
(
Jo 15, 22-24).
E esta advertência de Jesus vale
para todos os séculos, pois o
mesmo Jesus, depois de ressuscitado, diz
a Tomé:
"Porque
viste, creste. Felizes os que não
viram e creram."
(Jo
20, 29).
Podemos entender cada homem como uma partícula
da humanidade. Sem perder a sua personalidade
própria e a sua individualidade, cada
homem participa da formação da
CONSCIÊNCIA SOCIAL da humanidade, a
consciência do mundo. Pela
graça de Deus, que perdoa o
pecado do homem arrependido, o homem
é atraido para Deus. A graça
de Deus não suprime a vontade
do homem, não elimina o seu
livre-arbítrio. Mas é importante
compreender que, por causa da herança
do pecado original, O HOMEM NÃO
PODE SALVAR-SE POR SÍ PRÓPRIO,
mesmo com o seu livre arbítrio.
Sem a graça da MISERICÓRDIA
DE DEUS, o homem não poderia
chegar à salvação, pois o
pecado original de Adão deturpou o
homem na sua imagem e como semelhança
de Deus.
O poder de USAR BEM DO LIVRE-ARBÍTRIO,
pela vontade boa, e não fazer
o mal, é que caracteriza a LIBERDADE,
na graça. Como disse SANTO AGOSTINHO:
"Quando
o homem está dominado completamente pela
graça de Deus, no ACOLHIMENTO pleno
e livre desta GRAÇA, pela VONTADE
BOA, a ponto de não poder mais
ter vontade má, de não poder
mais fazer o mal, então este
é o GRAU SUPREMO DA LIBERDADE
DO HOMEM, em que o homem se liberta
de tudo, e VIVE APENAS EM DEUS.
Então, é pela fé e pelo
amor, acolhendo a graça de Deus,
que o homem exerce bem a sua liberdade.
No ACOLHIMENTO LIVRE DA GRAÇA, o homem
é responsavel, perante Deus, não
só pela sua formação espíritual,
individualmente, mas também pela formação
da CONSCIÊNCIA SOCIAL da humanidade,
de acordo com o seu GRAU de participação
na sociedade humana.
O PECADO INDIVIDUAL do homem contribui
para o PECADO DA HUMANIDADE, do mesmo
modo que a VIRTUDE INDIVIDUAL do homem
contribui para a VIRTUDE DA HUMANIDADE.
Portanto, a CONSCIÊNCIA DA HUMANIDADE
pode ser considerada como que FORMADA
EM DUAS PARTES no mundo:
-
uma
parte VIRTUOSA E BOA;
-
outra
parte PECAMINOSA E CORROMPIDA.
E aqui, estas DUAS PARTES do mundo
lembram-nos aquelas DUAS CIDADES descritas
por SANTO AGOSTINHO no livro CIDADE
DE DEUS:
-
uma,
a CIDADE DE DEUS, cidade celestial,
que caminha PEREGRINA NO MUNDO em direção
ao encontro com Deus, na cidade celestial,
a JERUSALÉM CELESTE;
-
outra,
a CIDADE TERRENA, que caminha no mundo
corrompendo-se no pecado, afastando-se de
Deus, em direção ao suplício
eterno no LAGO ARDENTE DE ENXOFRE.
Como disse SANTO AGOSTINHO:
"DOIS
AMORES fundaram, pois, DUAS CIDADES, a
saber:
-
o
AMOR PRÓPRIO (do homem), levado ao
desprezo a Deus, fundou a CIDADE TERRENA;
-
o
AMOR A DEUS, levado (o homem) ao
desprezo de sí próprio, fundou
a CIDADE CELESTIAL.
Gloría-se A PRIMEIRA em sí
mesma e A SEGUNDA em
Deus. Porque AQUELA busca a
glória dos homens, e ESTA tem
por máxima glória a Deus, testemunha
de sua consciência. AQUELA
ensoberbece-se em sua glória, e
ESTA diz a seu Deus: sois minha
glória e quem me exalta a cabeça.
NAQUELA, seus príncipes e as nações
avassaladas vêem-se sob o jugo da
concupiscência de domínio. NESTA,
servem em mútua caridade, os governantes
aconselhando, e os suditos obedecendo.
AQUELA ama sua própria força
em seus potentados. ESTA diz a
Deus: a ti, hei de amar-te, Senhor,
que és a minha fortaleza. Por
isso, NAQUELA, seus sábios, que vivem
segundo o homem, não buscaram senão
os bens do corpo... Crendo-se sábios,
quer dizer, orgulhosos de sua própria
sabedoria... tornaram-se néscios...
e serviram à criatura, não
ao criador. NESTA, pelo contrário,
não há sabedoria humana, mas
piedade, que funda o culto legítimo
ao verdadeiro Deus, à espera de
prêmio na sociedade dos santos,
de homens e de anjos, com o fim
de que Deus seja tudo em todas
coisas."
A VONTADE DE DEUS, certamente, é
que O HOMEM SEJA BOM e a humanidade
seja boa, pertençam à CIDADE
DE DEUS, ainda quando PEREGRINA neste
mundo. Mas, como o homem foi criado
para PENSAR E AGIR EM LIBERDADE, pode
não acolher a vontade de Deus
e PREFERIR caminhar na CIDADE TERRENA e
rejeitar a CIDADE DE DEUS.
Por isso, SE O PECADO CRESCE no
homem, mais do que a virtude, então
o pecado da humanidade poderá crescer,
de tal modo, até transformar-se como
que em uma grande "bola de neve",
e então a CIDADE TERRENA estará
se CORROMPENDO inteiramente no pecado, com
grande velocidade.
Então, se os membros da cidade
terrena não se converterem a Deus,
certamente perderão o descanso em
Deus, NÃO PARTICIPARÃO DA CIDADE
CELESTE.
O próprio Jesus pergunta:
"...E
Deus não faria justiça a seus
eleitos que clamam a ele dia e
noite, mesmo que os faça esperar?
Digo-lhes que lhes fará justiça
MUITO EM BREVE. Mas quando
o Filho do Homem voltar, ENCONTRARÁ
A FÉ SOBRE A TERRA?"
(
Lc 18, 7-8).
Felizmente para aquele que individualmente
não adere ao pecado da humanidade,
permanece na fé, caminha sempre como
membro da Cidade celeste peregrina, esse
certamente encontrará o seu descanso
em Deus.
Isso nos ensina Jesus, quando diz no
Evangelho:
"Jesus respondeu: ...Nesse tempo, vos
entregarão à tribulação e
vos matarão, e sereis odiados de
todos os povos por causa do meu
nome. E então, muitos ficarão
escandalizados e se entregarão mutuamente
e se odiarão uns aos outros...
E pelo crescimento da iniquidade, o
amor de muitos esfriará. AQUELE,
PORÉM, QUE PERSEVERAR ATÉ O
FIM, ESSE SERÁ SALVO."
(Mt
24, 9-13).
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