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III
- ALGUNS CONCEITOS
Vou apresentar alguns conceitos, enunciados em
modo condensado e simples, como os
apreendí, despreocupado de rigorismo, para
melhor entendimento de outros assuntos mais
à frente. Para compreendê-los
bem, é bom que sejam lidos e
meditados com certa reflexão. Mas
se você, de imediato, não compreender
perfeitamente alguns deles, ou não
quiser refletir com mais demora, pode
prosseguir com a leitura, pois certamente
compreenderá depois. São os seguintes:
SER:
É o ATO de EXISTIR (ESSE).
ATO em que uma ESSÊNCIA é
movida à EXISTÊNCIA. Todo SER
EXISTE em uma determinada FORMA,
possuindo uma ESSÊNCIA e uma
OPERAÇÃO, segundo uma NATUREZA.
ESSÊNCIA:
POTÊNCIA ou APTIDÃO capaz para
SER. É a "receita" estática
do SER. Aquilo que constitui
a INTELIGIBILIDADE do SER, que
distingue os seres entre sí.
O SER mostra que ALGO EXISTE, a
essência diz o QUÊ é esse
ALGO.
ATO:
É
a ação (energia, ENTELÉQUIA)
que PRODUZ o SER, dá FORMA
ao SER. Assim, o SER é
ATO. E o ATO é FORMA.
Chama-se ATO PRIMEIRO o ATO que faz
EXISTIR, ou seja, causa a EXISTÊNCIA
do SER. Chama-se ATO SEGUNDO à
OPERAÇÃO, isto é, aquilo que
dá a atividade do SER, causa
o MODO de existir dinamicamente do
SER.
ATO-PURO:
SER
não causado, SER INCRIADO, ATO ETERNO
que subsiste por sí mesmo em
sua própria ESSÊNCIA. Só DEUS
é ATO-PURO, seu SER identifica-se
com sua ESSÊNCIA, que é sua
SUBSTÂNCIA.
ENTE:
É TUDO QUE EXISTE. É
o SER-EM-ATO exercendo sua existência
ATUALIZADA, isto é, EXISTINDO (ENS).
É uma SUBSTÂNCIA, determinada
por uma FORMA,
possuindo o SER, conforme à uma
ESSÊNCIA.
ENTE
LÓGICO: Ente que
tem existência puramente conceitual. Existe
apenas no intelécto. Não tem
existência REAL, mas apenas inteligível.
ENTE
REAL:
Ente que tem EXISTÊNCIA REAL, É
SUBSTÂNCIA, existe fora do intelécto,
na atualidade do seu SER.
SUBSTÂNCIA:
É a REALIDADE do SER, SUJEITO
da EXISTÊNCIA, o ente com sua
essência na atualidade de seu ser.
A substância é FÍSICA, quando
possui QUANTIDADE, pode ser medida, é
MENSURÁVEL. E é SUPRAFÍSICA
(ESPIRITUAL) quando é imaterial,
não possui quantidade, é IMENSURÁVEL,
isto é, não pode ser medida.
SUJEITO:
É o ENTE, a SUBSTÂNCIA, enquanto
possui como unicamente seu um ATO-DE-SER,
exercendo um EXISTIR e um AGIR
que lhe pertencem e somente a ele.
O sujeito pode ser:
-
SUJEITO
MATERIAL: ENTE que é
substância física, composto de MATÉRIA
e FORMA.
-
SUJEITO
ESPIRITUAL: ENTE que
é substância suprafísica, composto
de "SUPRAMATÉRIA" E FORMA.
FORMA:
É
o PRINCÍPIO intrínsico constitutivo
do SER, que determina o SER não
só na disposição externa dos
seus LIMITES, mas também na
disposição INTERNA da sua substancia,
definindo perfeitamente sua ESTRUTURA, conforme
à sua ESSÊNCIA. A FORMA dá
à SUBSTÂNCIA diferentes graus de
perfeição, que se distinguem segundo
a RAZÃO. A FORMA não existe
sem a SUBSTÂNCIA, assim como a
SUBSTÂNCIA não existe sem a
FORMA.
A FORMA pode ser compreendida no
SER sob os seguintes aspectos:
-
FORMA
PRESENTE: É
a FORMA atual, como se apresenta enquanto
a REALIDADE SENSÍVEL do ENTE, que
pode ser percebida pelos sentidos, na
sua EXTERIORIDADE.
-
FORMA
EXEMPLAR: é o
MODÊLO inteligível, do qual
o ENTE é SEMELHANÇA.
-
FORMA
SUBSTANCIAL: É
o PRINCÍPIO PRIMEIRO do SER, produzido
por uma CAUSA EFICIENTE, que realiza
perfeitamente o SER em sua ESSÊNCIA,
traduzindo a existência ESTÁTICA do
SER, sua SUBSTÂNCIA, que constitui
a estrutura do SER EM SÍ.
-
FORMA
ACIDENTAL:
PRINCÍPIO (constituido por forma substâncial
própria) que é acrescentado
ao SER constituido por sua FORMA SUBSTANCIAL
ABSOLUTA, dando-lhe uma determinação
acidental que completa o seu SER, seja
em QUALIDADE, QUANTIDADE, OPERAÇÂO,
ou algum outro modo.
-
FORMA
PURA: É a
FORMA DETERMINANTE do SER ESPIRITUAL
como o anjo, ou a alma humana
SEPARADA após a morte do homem.
OPERAÇÃO:
É o PRINCÍPIO SEGUNDO, que
determina a atividade do SER, traduz
a existência DINÂMICA do SER;
pressupôe a FORMA SUBSTANCIAL (e com
ela compõe a NATUREZA do SER).
NATUREZA:
Aquilo
que traduz completamente a realidade do
SER, em sua FORMA, ESSÊNCIA, SUBSTÂNCIA
e, principalmente, sua OPERAÇÃO,
ou seja, "diz" perfeitamente "O QUE
É" o SER em sua plenitude.
ALMA:
FORMA
que é PRINCÍPIO DA VIDA dos
seres vivos; comunica o SER e a
VIDA à MATÉRIA corporal na
qual subsiste. Em todo SER VIVO
a FORMA é a ALMA, que é
o primeiro princípio VITAL, não
apenas no ser humano, mas em qualquer
ser VIVO, "animado". No entanto,
somente no SER HUMANO a ALMA
tem SUBSTÂNCIA, é SUBSISTENTE
em sí mesma.
A ALMA pode existir conforme às
seguintes FORMAS:
-
ALMA
VEGETATIVA: princípio
FORMAL (sem substância) próprio
dos VEGETAIS, que comunica às PLANTAS
as faculdades (POTÊNCIAS) de GERAÇÃO,
NUTRIÇÃO e CRESCIMENTO. Não
é subsistente por sí; o que
subsiste é o COMPOSTO do qual
é FORMA, Iisto é, o vegetal;
não conserva nenhum SER quando o
corpo é destruido.
-
ALMA
SENSITIVA (ANIMA): princípio
FORMAL SENSITIVO e PSÍQUICO (sem
substância), própria dos ANIMAIS,
cuja função é VIVIFICAR o
animal. É PRINCÍPIO das faculdades
(POTÊNCIAS) dos SENTIDOS e do MOVIMENTO,
bem como das de GERAÇÃO, NUTRIÇÃO
e CRESCIMENTO próprias da alma vegetativa.
Além das potências próprias
dos sentidos externos, possui uma faculdade
COMUM INTERNA, capaz de sintetizar e
DISCERNIR aquilo que é apreendido
pelos sentidos, e elaborar um JULGAMENTO
intuitivo ESTIMATIVO (não RACIONAL). A
alma sensitiva NÃO É SUBSISTENTE
por sí mesma, não é
uma substância, o que subsiste
é o COMPOSTO do qual é
FORMA; portanto, do mesmo modo que
a alma vegetativa, não conserva o
SER quando o corpo é destruido.
-
ALMA
INTELECTIVA (ANIMUS):
princípio FORMAL INTELECTIVO, SUBSTÂNCIA
ESPIRITUAL SUBSISTENTE própria do SER
HUMANO, cuja função é VIVIFICAR
o homem, não só na sua
natureza ESPIRITUAL mas também na
sua natureza material VEGETATIVA, SENSITIVA,
MOTRIZ E PSÍQUICA. É PRINCÍPIO
primeiramente das potências (faculdades)
do INTELECTO e da VONTADE, as quais
atuam INDEPENDENTES dos órgãos do
corpo. Mas é também princípio
das potências (faculdades) comuns às
almas vegetativa e sensitiva, que animam
o homem em seu SER CORPÓREO
vivo e SENSÍVEL, as quais atuam
por meio dos órgãos do corpo.
Além das potências próprias
do INTELECTO, da VONTADE e dos SENTIDOS,
possui uma faculdade INTERNA COMUM, SENSITIVA,
capaz de sintetizar e discernir aquilo
que é apreendido pelos sentidos,
e elaborar um JULGAMENTO COGITATIVO (RACIONAL).
A ALMA INTELECTIVA é substância,
ESPÍRITO subsistente em sí (e
por sí, mas não como sua
própria causa), transcende a ordem
da matéria. Sua NATUREZA conserva
o seu SER quando o corpo é
destruido, subsiste como FORMA SEPARADA.
-
Sobre
a ALMA, diz Santo Tomás de Aquino,
na SUMA TEOLÓGICA:
-
-
"Há
em nossa ALMA (humana) algumas faculdades
cujas OPERAÇÕES são exercidas
por órgãos CORPÓREOS, e são
elas atividades de partes do corpo,
como é a VISÃO no olho,
a AUDIÇÃO no ouvido. Há,
porém, ALGUMAS FACULDADES em nossa
alma, cujas OPERAÇÕES não
são exercidas por órgãos CORPÓREOS,
como o INTELECTO e a VONTADE: essas
operações não são atos
de uma parte do corpo. - Os ANJOS,
porém, não possuem corpos naturalmente
a eles unidos... Por conseguinte, quanto
às faculdades da alma, só lhes
são próprias o intelecto e
a vontade.
-
-
Deve-se
dizer que A ALMA comunica à
matéria corporal O SER no qual
ela SUBSISTE. Assim, MATÉRIA e ALMA
INTELECTIVA constituem uma UNIDADE, de tal
maneira que O SER de todo o COMPOSTO
é também O SER da mesma
ALMA. Isso não acontece com as
FORMAS que não são subsistentes.
Em consequência, a ALMA HUMANA, mas
não as outras formas, CONSERVA O
SEU SER quando o corpo é destruido".
VERDADE
ONTOLÓGICA: É
a adequação de todas as coisas
ao intelecto de Deus, quer dizer, a
verdade eterna que existe como ESSÊNCIA
na SABEDORIA DE DEUS, desde sempre
e para sempre. É a VERDADE-ESSÊNCIA.
Significa que o mundo, no seu todo,
e todas as demais criaturas, individualmente,
expressam um PROJETO DE DEUS, são
frutos da livre vontade, do pensamento e
do amor de Deus, EXISTEM como FORMAS
EXEMPLARES inteligíveis na Sabedoria de
Deus desde a ETERNIDADE. O mundo é
criado por Deus e constitui um projeto
de Deus, tem sua razão de ser
na Sabedoria de Deus. Deus é
o único SER INCRIADO, eterno. Para
cada criatura existe a sua CONDIÇÃO
DE CRIATURA, essência que define
perfeitamente a criatura como semelhança
de seu EXEMPLAR ontológico, INTELIGÍVEL
como ESSÊNCIA em Deus. Cada criatura
PARTICIPA com um GRAU de perfeição
na ordem do ser, conforme à
sua condição de criatura. Assim,
o universo criado é perfeitamente
ORDENADO por Deus, constitui um universo
UNITÁRIO, um projeto completo de Deus.
LIVRE-ARBÍTRIO
(ou Liberdade Espiritual): Liberdade INTELECTIVA,
RACIONAL, que se traduz na aptidão
(faculdade) inteligente dos seres de natureza
ESPIRITUAL para CONHECER LIVREMENTE segundo
a razão e com poder de AGIR
LIVREMENTE segundo a VONTADE, capaz de
tudo QUESTIONAR e sobre tudo FAZER
JUIZO conforme à RAZÃO e decidir
conforme à VONTADE.
LIBERDADE
ANIMAL: Liberdade
IRRACIONAL, INSTINTIVA, que se traduz na
aptidão (faculdade) SENSITIVA e PSÍQUICA,
de todo ser físico ANIMADO, de
acordo com sua espécie e natureza,
para movimentar-se fisicamente EM BUSCA da
satisfação SENSITIVA de seus APETITES,
da sua AUTO-DEFESA e da realização
de suas NECESSIDADES FISIOLÓGICAS, para
sua SOBREVIVÊNCIA e CONSERVAÇÃO
da respectiva ESPÉCIE. No homem, a
sua liberdade animal está submetida
ao seu LIVRE-ARBÍTRIO e sua VONTADE.
SUBJETIVIDADE:
Princípio espiritual de um sujeito
consciente e livre (portanto própria
dos entes que possuem natureza ESPIRITUAL),
com unicidade individual, que REALIZA O
LIVRE ARBÍTRIO em MODO PRÓPRIO
E EXCLUSIVO. É PORTADA na TRANSCENDÊNCIA.
(Falaremos da transcendência em outro capítulo).
PESSOA:
AUTOPOSSE de um SUJEITO CONSCIENTE e
livre, isto é, um SUJEITO QUE
SE POSSUI A SÍ MESMO, em relação
consciente, LIVRE E RESPONSÁVEL com
o todo que o cerca, capaz de haver-se
consigo mesmo na sua unidade e totalidade.
Dentre todos os entes físicos, só
o homem é SUJEITO-PESSOA, cuja subjetividade
e personalidade constituem a unicidade individual
do homem, pela qual cada homem é
ele mesmo, SABE QUE É e É
UNICO, distinguindo-se conscientemente de todos
os demais.
AUTOTRANSCENDÊNCIA
ATIVA: Conforme KARL
RAHNER, é FÔRÇA da PLENITUDE
DO SER ABSOLUTO, tão íntima
ao ser finito criado, ao ser existente
que se move para sua realização
plena, cuja ENERGIA INTERNA há de
se pensar DISTINTA desse ser finito,
de tal sorte que o DINAMISMO interno
existente no ser finito NÃO É
CONSTITUTIVO da ESSÊNCIA do mesmo.
É INTERIORIZADA no ser finito
sem contudo ser parte da sua ESSÊNCIA,
precisamente o que se chama em teologia
de "CONSERVAÇÃO E COOPERAÇÃO"
de DEUS com a realidade criada. Certamente
é causa do DEVIR e do TEMPO
REAL.
DEVIR:
É o MOVIMENTO NATURAL ONTOLÓGICO
DO SER, com incrementos ENTITATIVOS em
sua SUBSTÂNCIA, em que um
ente existente em um certo GRAU DE
SER prepara-se, ordenadamente, INSTANTE A
INSTANTE, em uma ou mais fases, conforme
à sua condição de criatura,
MOVIDO pela AUTOTRANSCENDÊNCIA ATIVA, sem
perder nada do que era em sí
mesmo como realidade que existia nas
fases anteriores de menor ordem, e
DESENVOLVE-SE permanentemente em direção
à sua PERFEIÇÃO última,
EVOLUINDO ordenadamente para atingir um grau
mais elevado na ordem da essência
e/ou do ser, no qual se CONSUMA.
TEMPO
REAL:
É a DURAÇÃO do ser em
DEVIR. Enquanto o COMPRIMENTO, a
LARGURA e a ALTURA são as três
dimensões ESTÁTICAS do SER FINITO,
o TEMPO REAL é a dimensão
DINÂMICA da sua EXISTÊNCIA.
TEMPO
CONVENCIONAL: É
a MEDIDA do TEMPO REAL na sua
DURAÇÃO, segundo UNIDADES convencionais,
como ano, dia, hora, etc.
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