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VII - AUTONOMIA  E  DEPENDÊNCIA  DO  MUNDO
 
 
        KARL  RAHNER,  relembrando  S. TOMÁS  DE  AQUINO,  diz:
 
"Deus  age  através  de  CAUSAS  SEGUNDAS.     É  Ele  a  CAUSA  PRIMEIRA  que  dá  origem  e  sustenta  a  cadeia  de  todas  as  causas  segundas  que  movem  o  mundo.     Mas  não  é,  Ele  mesmo,  um  elemento  do  mundo,  como  se  fosse  apenas  uma  causa  segunda  entre  as  outras.     Deus,  em  sí  mesmo,  não  é  uma  engrenagem  do  mundo."
 
       Quando  Deus  cria  o  mundo  procede  conforme  à  CONDIÇÃO  CRIADA  do  mundo,  que  é  o  projeto  de  Deus  existente  na  sua  Sabedoria  desde  a  eternidade  para  criação  do  mundo  e  de  todas  as  criaturas.  CONDIÇÃO  DE  CRIATURA  é  a  ESSÊNCIA  que  determina  a  existência  da  criatura.  A  relação  ONTOLÓGICA  entre  Deus  e  a  criatura  constitui  verdadeira  AUTOTRANSCENDÊNCIA  ATIVA,  energia  interna  que  permanece  "inscrita"  como  FÔRÇA  DE  DEUS  na  criatura,  interiorizada  no  ser  finito  da  criatura  sem  contudo  ser-lhe  ESSENCIALMENTE  própria,   e  MOVE  a  criatura  em  DEVIR  para  o  substancialmente  novo,   inclusive  para  um  salto  incremental  a  algo  de  mais  elevado  na  ordem  da  ESSÊNCIA,  fazendo  com  que  cada  criatura  seja  exatamente  o  que  é,  conforme  à  sua   natureza,  e  PROVIDENCIANDO  sua  existência  em  uma  EVOLUÇÃO  no  TEMPO,  perfeitamente  ORDENADA  e  dirigida  para  atingir  a  sua  PERFEIÇÃO.   É  o  que  podemos  chamar  teologicamente  de  CONSERVAÇÃO  e  COOPERAÇÃO  de  Deus  com  a  REALIDADE  CRIADA,  como  diz  KARL  RAHNER.
 
        A  materialidade  é  TEMPORAL,  pois  desde  a  ORIGEM  do  UNIVERSO  a  matéria  desenvolve-se  em  DEVIR,  MOVENDO-SE  como  pré-HISTÓRIA  do  HOMEM  orientada  para  a  HISTÓRIA  do  ESPÍRITO  HUMANO.   Espírito  e  matéria  são  inseparáveis,  mas  irredutíveis  entre  sí.  O  homem  é  UNITÁRIO,  constitui  uma  perfeita  UNIDADE,  mas  subsiste  diversidade  de  ESSÊNCIA  entre  MATÉRIA  e  ESPÍRITO,  o  que  é  de  fundamental  importância.  O  DEVIR  da  criatura  não  significa  apenas  tornar-se  UM  OUTRO,  mas  vir  a  ser  MAIS,  uma  REALIDADE  MAIOR.  E  assim  podemos  entender,  como  diz  KARL  RAHNER,  que   A  MATÉRIA  EVOLUI  NA  DIREÇÃO  DO  ESPÍRITO.   No  mundo  em  DEVIR  não  existem  todas  coisas  desde  o  início,  como  nos  mostram  a   HISTÓRIA  e   a   CIÊNCIA.   Assim,  a  MATÉRIA  certamente  sofre  uma  evolução  no  seio  do  DEVIR,  entendido  êste  como  efeito  da  AUTOTRANSCENDÊNCIA  REAL   na  direção  da  VIDA,  da  CONSCIÊNCIA  e  do  ESPÍRITO,  com  diversidade  essencial  entre  espírito  e  matéria.
 
        Por  isso  o  mundo  criado  é  fundado  ao  mesmo  tempo  AUTÔNOMO  e  DEPENDENTE  do  seu  fundamento,  que  é  Deus,  autonomia  e  dependência   estabelecidas  livremente  por  Deus.  O  PODER  CRIADOR  de  Deus,   que  é  a  CAUSA  PRIMEIRA  da  criatura,  nela  permanece  INSCRITO  como  AUTOTRANSCÊNDENCIA  ATIVA,  que  é  CAUSA  SEGUNDA  que   CONSERVA  e  CONTINUA  em  cada  espécie  a  sua  NATUREZA,  estabelecendo  o   DEVIR  da  criatura,  POVIDÊNCIA  causada  por  Deus,  que  governa  a  criatura  mas  É  DISTINTA  DE  DEUS,  pois  Deus  não  é  ENGRENAGEM  do  mundo.
 
"ELA  (a  SABEDORIA)  se  estende  COM  FORÇA  de  uma  extremidade  do  mundo  à  outra,  e  com  bondade  GOVERNA  O  UNIVERSO."
(Sb  8,  1).
 
        Deus  confia  livremente  AO  HOMEM  a  responsabilidade  de  SUBMETER  a  terra  e  DOMINÁ-LA  em  liberdade,  como  material  disponivel  para  a  atividade  realizadora  do  homem.  E  a  todas  as  criaturas  Deus  concede  que  sejam  elas  CAUSAS  SEGUNDAS  e  princípios  umas  das  outras  e  assim  cooperam  no  cumprimento  de  seu  desígnio.  O  mundo,  apesar  de  poder  ser  considerado  "como  que  sacro",  por  proceder  de  Deus  POR  CRIAÇÃO,  na  verdade  o  mundo  não  pode  ser  considerado  "divindade,  EMANAÇÃO  da  SUBSTÂNCIA   de  Deus",  mas  apenas  CRIATURA  de  Deus,  distinto  de  Deus.  Pois  Deus  mesmo  disse  ao  homem  na  sua criação:
 
"...enchei  a  terra  e  DOMINAI-A."
 
        Então,  o  MUNDO  não  é  uma  EMANAÇÃO  da  substância  de  DEUS,  mas  CRIAÇÃO  de  Deus,  do  NÃO-SER  para  o  SER;  logo  o  mundo  não  é  DIVINDADE,  pois  Deus  manda  o  homem  "dominar  a  terra".   Com  efeito,  "emanar  da  substância"  significa  DESPRENDER-SE  e  não  é  assim  que  o  mundo  emana  de  Deus.
 
        Vamos  tomar  como  exemplo  uma  grande  ESFERA  formada  inteiramente  de  minúsculos  FLOCOS  DE ALGODÃO.  Suponhamos  que  dessa  grande  esfera  vão  se  desprendendo  inúmeros  blocos  de  algodão  de  todos  os  tamanhos.  Então  teriamos  que  os  blocos  desprendidos,  apesar  de  diferentes  nas  suas  dimensões,  seriam  todos  iguais  quanto  à  sua substância.  Desse  modo  os  blocos  seriam  formados  por  EMANAÇÃO,  tendo  como  SUBSTÂNCIA  emanadora  a  grande  esfera  de  algodão.  E  os  blocos  "emanados"  seriam  formados  exclusivamente  da  mesma  substância  do  "ente  emanador".  Evidentemente,  dessa  esfera  não  há  possibilidade  de  se  desprender  algum  bloco  de  outra  substância  que  não  seja  algodão.
 
        Agora  usemos  o  exemplo  para  comparação  com  a  hipótese  da  formação  do  universo  por  emanação  a  partir  da  SUBSTÂNCIA  de  Deus.  Usemos  apenas  como  "analogia",  pois  a  substância  da  esfera  é  material,  diferente  da  substância  de  Deus  que  é  ESPIRITUAL.  Ora,  olhando  O  MUNDO  que  existe  ao  nosso  redor  vemos  que  ele  é  formado  de  entes  com  as  mais  diferentes  formas,  em  DIFERENTES  SUBSTÂNCIAS  e  naturezas.  Temos  entes  de  natureza  animal,  mineral  e   vegetal.  No  reino  (natureza)  animal,  temos  leão,  tigre,  elefante,  borboleta,  homem,   e  muito  mais.  No  mineral  temos  ouro,  prata,  ferro,  diamante,  areia,  carvão,  etc.    No  vegetal,  temos  as  plantas.
 
        Quanto  a  DEUS,  ELE  é  um  ser  de  NATUREZA  SIMPLES;  a  natureza  de  Deus  é  ESPIRITUAL,  Deus  é  PURO-ESPÍRITO.  Então,  sendo  Deus  uma  natureza  espiritual,  simples,  como  poderiam  emanar  de  Deus  miríades  de  entes  MATERIAIS,  cada  qual  com  sua  natureza  mais  composta  do  que  o  outro?   Então,  a  única  explicação  da  existência  do  universo  é  a  CRIAÇÃO,  aliás,  como  é  REVELADO  por  Deus  na  Bíblia.  CRIAÇÃO  é  emanação  do  NÃO  SER  para  o  SER,  pela  vontade  e  poder  de  Deus.
 
        Agora,  voltemos  ao  assunto  de  que  estávamos  tratando.
 
        Apesar  da  absoluta  dependência  a  Deus,  no  ser  e  no  agir,  o  mundo  e  todas  as  criaturas,  cada  qual  conforme  à  sua  espécie  e  natureza,  gozam  de  uma  AUTONOMIA,  mas  trata-se  de  uma  AUTONOMIA  RELATIVA.  Isto  podemos  compreender  e  constatar  facilmente,  não  só  olhando  para  o  universo  criado  mas,  principalmente,  porque  o  próprio  Deus  o  revela,  como  podemos  entender  quando  lemos  a  Bíblia,  no  livro  do  Genesis:
 
"Deus  disse:     que   haja   luminares   no   firmamento   do   céu,   para  separar  o  dia  da  noite...     Deus fez...   o  grande  luminar  para  PRESIDIR  o  dia,  o  pequeno  para  PRESIDIR  a  noite,  e  as  estrelas."
(Gn 1,   14-16)
 
        Pois  como  é  sabido,  separar  o  dia  da  noite,  presidir  o  dia  e  presidir  a  noite,  resultam  basicamente  da  relação  de  movimentos  entre  a  lua,  a  terra  e  o  sol.  PRESIDIR  constitui  uma  ação  autônoma;  presidir  o  dia  e  a  noite  constitui  uma  autonomia  do  sol,  da  lua  e  da  terra,  na  relação  de  seus  movimentos,  autonomia  necessária  mas  criada,  portanto  autonomia  RELATIVA,  outorgada  por  Deus.    Quer  dizer,  existe  uma  VOCAÇÃO,  uma  aptidão  fiel,   como  que  um  SABER  inconsciente  e  permanente  inscrito  no  ser  do  sol,  da  lua  e  da  terra.  Cada  um  deles  "sabe"  o  que  fazer,  ainda  que  sem  consciência  do  seu  saber,  e  cumpre  fielmente  sua  vocação.    O  mesmo  acontece  com  os  demais  astros,  estrelas  e  galáxias,  cada  qual  se  movimentando  no  firmamento  em  perfeita  ordem,  conforme  à  sua  condição  de  criatura,  "sabendo"  executar  fielmente  e  com  perfeita  exatidão  os  seus  procedimentos,  com  sua  autonomia  relativa,  cada  um  exercendo  a  sua  vocação  conforme  ao  seu  "saber  natural   inconsciente"   criado  e  estabelecido  livremente  por  Deus.
 
        Também  quanto  aos  VEGETAIS:
 
"...Deus  disse,  quando  os  criou:   que  a  terra  se  cubra  de  verdura...     Assim  aconteceu.     A  terra  PRODUZIU  verdura,  ERVA  que  PRODUZ  A  SEMENTE,  segundo  a  sua  epécie,  e  ÁRVORES  QUE  PRODUZEM  FRUTOS  contendo  em  sí  a  sua  semente,  SEGUNDO  A  SUA  ESPÉCIE ...".
(Gn 1, 11-12).
 
        Está  claro  que  quando  lemos  terra  que  PRODUZ...,  erva  que  produz...,  árvores  que  produzem...,  significa  que   os  vegetais,  as  plantas,    têm  também  uma  autonomia  relativa,  cada  qual  SABE  PRODUZIR  com  vocação  NATURAL  própria  criada,  possuindo   um  "SABER"  VEGETATIVO  inconsciente,  capaz  essencialmente  das  funções  de  GERAÇÃO,  NUTRIÇÃO  E  CRESCIMENTO.
 
        Do  mesmo  modo  quanto  aos  peixes,  as  aves  e  todos  os  outros  animais  irracionais:
 
"Deus  disse:  ... Sêde  fecundos  e  prolíficos,  ENCHEI  AS  ÁGUAS  dos  mares  e  que  O PÁSSARO  PROLIFERE  sobre  a  terra...".
(Gn  1,   20-25).
 
        Como  é  facil  ver,  também  a  cada  um  dêstes,  de  acordo  com  a  sua  realidade,  conforme  à  sua  espécie  e  sua  natureza,  Deus  concedeu  uma  autonomia  relativa:  SÊDE  FECUNDOS,  enchei  (as  águas  dos  mares)...  prolifere  (sobre  a  terra)...  Cada  um  deles,  pela  vontade  de  Deus,  é  fecundo,  enche  a  terra...  fiel  à  sua  vocação  própria  criada,  conforme  à  sua  condição  de  criatura.
 
        No  entanto,  nenhum  deles  é  dotado  de  saber  RACIONAL.  Cada  qual  possui  apenas  o  seu  SABER  instintivo  PSÍQUICO,  SENSITIVO,  IRRACIONAL,  irrefletido,  capaz  essencialmente  das  faculdades  SENSITIVAS,  de  MOVIMENTOS  E  APETITES,   próprias  dos  animais.  É  um  saber  inscrito  em  cada  um  conforme  à  sua  condição  de  criatura.
 
        Quanto  à  criação  do  homem,  lemos  na  Bíblia:
 
"Deus  disse:     FAÇAMOS  O  HOMEM  À  NOSSA  IMAGEM,  segundo  A  NOSSA  SEMELHANÇA  e  que  ele  SUBMETA  os  peixes  do  mar,  os  pássaros  do  céu,  os  animais...   e  toda  a  terra...     Deus  os  abençoou  e  disse:  SÊDE  FECUNDOS...   enchei  a  terra  e  DOMINAI-A...".
(Gn 1,   26-28).
 
        Como  podemos  compreender,  o  homem  possui  também  as  aptidões  e  faculdades  existentes  nos  vegetais  e  animais  irracionais,  mas  tem  a  sua  RAZÃO  DE  SER  (sua  condição  de  criatura)  estabelecida  de  modo  especial.  Pois  o  homem  é  diferente  de  todos  os  outros  seres  existentes  no  mundo  físico:  é  criado  à  IMAGEM  e  COMO  SEMELHANÇA  de  DEUS.  Seu  SABER  é  INTELECTIVO,  RACIONAL,  CONSCIENTE  e  LIVRE. Portanto,  como  criatura  que  é,  o  homem  possui  também  uma   AUTONOMIA  RELATIVA,  mas  LIVRE,  refletida  RACIONAL  e  CONSCIENTE.   Deus,  na  criação,  COMUNICA  ao  homem,  em  GRAÇA,  uma  NATUREZA  ESPIRITUAL  à  imagem  da  Sua  própria  natureza,  que  estabelece  a  TRANSCENDÊNCIA  e  a  SUBJETIVIDADE   do  homem.   E  por  ter  sido  criado  à  imagem  e  como  semelhança  de  Deus,  o  homem  recebe  de  Deus  privilégios  especiais,  como  o  poder  para  SUBMETER  os  peixes,  os  pássaros,  os  animais...  e  DOMINAR  a  terra.
 
        Portanto,  como  DEUS  MANDA  o  homem  DOMINAR  a  terra,  é  facil  entender  que  o  mundo  não  é  Deus,  nem  é  um  ser  divino, emanado  de  Deus.  A natureza  do  mundo  não  é  Deus,  pois  é  criada.  Por  outro  lado,  O  MUNDO  não  pode  ser  tratado  como  um  MAL,  como  se  fosse  uma  realidade  desprezivel.  Não  é  natureza  sagrada  mas,  sendo  criado  por  Deus,  que  lhe  comunica  o  ser,  guarda  vestígios  e  semelhanças  de  Deus,  possui  um  GRAU  DE  SER  e  de  VERDADE.  O  mundo  deve  ser  submetido  e  dominado  pelo  homem,  mas  conforme  à   vontade  de  Deus,  conscientemente,  pela  ação  ORDENADA  e  REALIZADORA,  para  honesto  proveito  próprio  e  do  seu  semelhante;  e  não  com  ação  desordenada  e  devastadora  para  obtenção  de  vantagens  egoistas.
 
        Disse  SÃO  BOAVENTURA:
 
"Quem  não  se  ilumina  com  o  esplendor  de  coisas  tão  grandes  como  o  mundo  e  as  coisas  criadas,  é  cego.     Quem  com  todas  essas  coisas  não  se  põe  a  louvar  a  Deus,  é  mudo.     Quem,  a  partir  de  indícios  tão  evidentes,  não  volta  a   mente  para  Deus,  que  é  o  primeiro  princípio,  é  tolo.     ...TODAS  AS  COISAS  criadas  são  sombras,  ecos,  imagens  ou  SEMELHANÇAS  DE  DEUS,  que  é  a  CAUSA  PRIMEIRA  de  todas  as  coisas."
 
        E  o  próprio  Deus  nos  revela,  na  Bíblia:
 
"OS  CÉUS  NARRAM  A  GLÓRIA  DE  DEUS,  O  FIRMAMENTO  PROCLAMA  a  OBRA  DE  SUAS  MÃOS ...      Não  é  um  discurso,  não  há  palavras,  não  se  lhes  ouve  a  voz.     Sua  HARMONIA  se  estende  SOBRE  TODA  A  TERRA,  e  sua  linguagem,  até  as  extremidades  DO  MUNDO...
A  LEI  DO  SENHOR  É  PERFEITA,  ela  dá  A  VIDA.
[Sl 19(18),  2;  4-5;  8]".
 
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