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VII
- AUTONOMIA E DEPENDÊNCIA DO MUNDO
KARL RAHNER, relembrando S. TOMÁS DE
AQUINO, diz:
"Deus
age através de CAUSAS SEGUNDAS.
É Ele a CAUSA PRIMEIRA que dá
origem e sustenta a cadeia de todas
as causas segundas que movem o mundo.
Mas não é, Ele mesmo, um
elemento do mundo, como se fosse apenas
uma causa segunda entre as outras.
Deus, em sí mesmo, não é
uma engrenagem do mundo."
Quando Deus cria o mundo procede conforme
à CONDIÇÃO CRIADA do mundo,
que é o projeto de Deus existente
na sua Sabedoria desde a eternidade
para criação do mundo e de
todas as criaturas. CONDIÇÃO DE
CRIATURA é a ESSÊNCIA que determina
a existência da criatura. A relação
ONTOLÓGICA entre Deus e a criatura
constitui verdadeira AUTOTRANSCENDÊNCIA ATIVA,
energia interna que permanece "inscrita"
como FÔRÇA DE DEUS na criatura,
interiorizada no ser finito da criatura
sem contudo ser-lhe ESSENCIALMENTE própria,
e MOVE a criatura em DEVIR para
o substancialmente novo, inclusive para
um salto incremental a algo de mais
elevado na ordem da ESSÊNCIA, fazendo
com que cada criatura seja exatamente
o que é, conforme à sua
natureza, e PROVIDENCIANDO sua existência
em uma EVOLUÇÃO no TEMPO, perfeitamente
ORDENADA e dirigida para atingir a
sua PERFEIÇÃO. É
o que podemos chamar teologicamente de
CONSERVAÇÃO e COOPERAÇÃO
de Deus com a REALIDADE CRIADA, como
diz KARL RAHNER.
A
materialidade é TEMPORAL, pois desde
a ORIGEM do UNIVERSO a matéria
desenvolve-se em DEVIR, MOVENDO-SE como pré-HISTÓRIA
do HOMEM orientada para a HISTÓRIA
do ESPÍRITO HUMANO. Espírito
e matéria são inseparáveis,
mas irredutíveis entre sí. O
homem é UNITÁRIO, constitui uma
perfeita UNIDADE, mas subsiste diversidade
de ESSÊNCIA entre MATÉRIA e
ESPÍRITO, o que é de fundamental
importância. O DEVIR da criatura não
significa apenas tornar-se UM OUTRO, mas
vir a ser MAIS, uma REALIDADE MAIOR.
E assim podemos entender, como diz
KARL RAHNER, que A MATÉRIA EVOLUI
NA DIREÇÃO DO ESPÍRITO.
No mundo em DEVIR não existem
todas coisas desde o início, como
nos mostram a HISTÓRIA e
a CIÊNCIA. Assim, a MATÉRIA
certamente sofre uma evolução no
seio do DEVIR, entendido êste como
efeito da AUTOTRANSCENDÊNCIA REAL na
direção da VIDA, da CONSCIÊNCIA
e do ESPÍRITO, com diversidade essencial
entre espírito e matéria.
Por isso o mundo criado é fundado
ao mesmo tempo AUTÔNOMO e DEPENDENTE
do seu fundamento, que é Deus,
autonomia e dependência estabelecidas
livremente por Deus. O PODER CRIADOR
de Deus, que é a CAUSA
PRIMEIRA da criatura, nela permanece INSCRITO
como AUTOTRANSCÊNDENCIA ATIVA, que é
CAUSA SEGUNDA que CONSERVA e CONTINUA
em cada espécie a sua NATUREZA,
estabelecendo o DEVIR da criatura,
POVIDÊNCIA causada por Deus, que governa
a criatura mas É DISTINTA DE
DEUS, pois Deus não
é ENGRENAGEM do mundo.
"ELA
(a SABEDORIA) se estende COM FORÇA
de uma extremidade do mundo à
outra, e com bondade GOVERNA O UNIVERSO."
(Sb
8, 1).
Deus confia livremente AO HOMEM a responsabilidade
de SUBMETER a terra e DOMINÁ-LA
em liberdade, como material disponivel para
a atividade realizadora do homem. E
a todas as criaturas Deus concede que
sejam elas CAUSAS SEGUNDAS e princípios
umas das outras e assim cooperam no
cumprimento de seu desígnio.
O mundo, apesar de poder ser considerado
"como que sacro", por proceder de Deus
POR CRIAÇÃO, na verdade o mundo
não pode ser considerado "divindade,
EMANAÇÃO da SUBSTÂNCIA de
Deus", mas apenas CRIATURA de Deus,
distinto de Deus. Pois Deus mesmo disse
ao homem na sua criação:
"...enchei
a terra e DOMINAI-A."
Então, o MUNDO não é
uma EMANAÇÃO da substância
de DEUS, mas CRIAÇÃO de Deus,
do NÃO-SER para o SER; logo
o mundo não é DIVINDADE, pois
Deus manda o homem "dominar a terra".
Com efeito, "emanar da substância"
significa DESPRENDER-SE e não é
assim que o mundo emana de Deus.
Vamos tomar como exemplo uma grande
ESFERA formada inteiramente de minúsculos
FLOCOS DE ALGODÃO. Suponhamos que dessa
grande esfera vão se desprendendo
inúmeros blocos de algodão de
todos os tamanhos. Então
teriamos que os blocos desprendidos, apesar
de diferentes nas suas dimensões,
seriam todos iguais quanto à sua substância.
Desse modo os blocos seriam
formados por EMANAÇÃO, tendo como
SUBSTÂNCIA emanadora a grande esfera
de algodão. E os blocos "emanados"
seriam formados exclusivamente da mesma substância
do "ente emanador". Evidentemente, dessa
esfera não há possibilidade de
se desprender algum bloco de outra
substância que não seja algodão.
Agora usemos o exemplo para comparação
com a hipótese da formação
do universo por emanação a
partir da SUBSTÂNCIA de Deus. Usemos
apenas como "analogia", pois a substância
da esfera é material, diferente da
substância de Deus que é ESPIRITUAL.
Ora, olhando O MUNDO que existe ao
nosso redor vemos que ele é
formado de entes com as mais diferentes
formas, em DIFERENTES SUBSTÂNCIAS e
naturezas. Temos entes de natureza animal,
mineral e vegetal. No
reino (natureza) animal, temos leão,
tigre, elefante, borboleta, homem, e
muito mais. No mineral temos ouro,
prata, ferro, diamante, areia, carvão,
etc.
No vegetal, temos as plantas.
Quanto a DEUS, ELE é um ser
de NATUREZA SIMPLES; a natureza de
Deus é ESPIRITUAL, Deus é PURO-ESPÍRITO.
Então, sendo Deus uma natureza espiritual,
simples, como poderiam emanar de Deus
miríades de entes MATERIAIS, cada
qual com sua natureza mais composta
do que o outro? Então,
a única explicação da existência
do universo é a CRIAÇÃO,
aliás, como é REVELADO por
Deus na Bíblia. CRIAÇÃO
é emanação do NÃO SER
para o SER, pela vontade e poder
de Deus.
Agora, voltemos ao assunto de que estávamos
tratando.
Apesar da absoluta dependência a Deus,
no ser e no agir, o mundo e
todas as criaturas, cada qual conforme
à sua espécie e natureza, gozam
de uma AUTONOMIA, mas trata-se de uma
AUTONOMIA RELATIVA. Isto podemos compreender
e constatar facilmente, não só
olhando para o universo criado mas,
principalmente, porque o próprio Deus
o revela, como podemos entender quando
lemos a Bíblia, no livro do
Genesis:
"Deus
disse: que haja luminares
no firmamento do céu,
para separar o dia da noite...
Deus fez... o grande luminar para PRESIDIR
o dia, o pequeno para PRESIDIR
a noite, e as estrelas."
(Gn
1, 14-16)
Pois como é sabido, separar o
dia da noite, presidir o dia e
presidir a noite, resultam basicamente da
relação de movimentos entre a
lua, a terra e o sol. PRESIDIR
constitui uma ação autônoma;
presidir o dia e a noite constitui
uma autonomia do sol, da lua e
da terra, na relação de seus
movimentos, autonomia necessária mas criada,
portanto autonomia RELATIVA, outorgada por
Deus.
Quer dizer, existe uma VOCAÇÃO,
uma aptidão fiel, como que um
SABER inconsciente e permanente inscrito
no ser do sol, da lua e da
terra. Cada um deles "sabe" o que
fazer, ainda que sem consciência do
seu saber, e cumpre fielmente sua vocação.
O mesmo
acontece com os demais astros, estrelas
e galáxias, cada qual se movimentando
no firmamento em perfeita ordem, conforme
à sua condição de criatura,
"sabendo" executar fielmente e com perfeita
exatidão os seus procedimentos, com
sua autonomia relativa, cada um exercendo
a sua vocação conforme ao seu
"saber natural inconsciente" criado
e estabelecido livremente por Deus.
Também quanto aos VEGETAIS:
"...Deus
disse, quando os criou: que a
terra se cubra de verdura...
Assim aconteceu. A terra PRODUZIU
verdura, ERVA que PRODUZ A SEMENTE,
segundo a sua epécie, e ÁRVORES
QUE PRODUZEM FRUTOS contendo em sí
a sua semente, SEGUNDO A SUA ESPÉCIE
...".
(Gn
1, 11-12).
Está claro que quando lemos terra
que PRODUZ..., erva que produz..., árvores
que produzem..., significa que os vegetais,
as plantas, têm também
uma autonomia relativa, cada qual SABE
PRODUZIR com vocação NATURAL própria
criada, possuindo um "SABER" VEGETATIVO
inconsciente, capaz essencialmente das funções
de GERAÇÃO, NUTRIÇÃO E
CRESCIMENTO.
Do mesmo modo quanto aos peixes, as
aves e todos os outros animais irracionais:
"Deus
disse: ... Sêde fecundos e prolíficos,
ENCHEI AS ÁGUAS dos mares e
que O PÁSSARO PROLIFERE sobre a terra...".
(Gn
1, 20-25).
Como é facil ver, também a
cada um dêstes, de acordo com
a sua realidade, conforme à sua
espécie e sua natureza, Deus concedeu
uma autonomia relativa: SÊDE FECUNDOS,
enchei (as águas dos mares)... prolifere
(sobre a terra)... Cada um deles, pela
vontade de Deus, é fecundo, enche
a terra... fiel à sua vocação
própria criada, conforme à sua
condição de criatura.
No entanto, nenhum deles é dotado
de saber RACIONAL. Cada qual possui
apenas o seu SABER instintivo PSÍQUICO,
SENSITIVO, IRRACIONAL, irrefletido, capaz essencialmente
das faculdades SENSITIVAS, de MOVIMENTOS
E APETITES, próprias dos animais.
É um saber inscrito em cada
um conforme à sua condição
de criatura.
Quanto à criação do homem,
lemos na Bíblia:
"Deus
disse: FAÇAMOS O HOMEM
À NOSSA IMAGEM, segundo A NOSSA
SEMELHANÇA e que ele SUBMETA os
peixes do mar, os pássaros do
céu, os animais... e toda a
terra... Deus os abençoou
e disse: SÊDE FECUNDOS... enchei
a terra e DOMINAI-A...".
(Gn
1, 26-28).
Como podemos compreender, o homem possui
também as aptidões e faculdades
existentes nos vegetais e animais irracionais,
mas tem a sua RAZÃO DE SER
(sua condição de criatura) estabelecida
de modo especial. Pois o homem é
diferente de todos os outros seres
existentes no mundo físico: é
criado à IMAGEM e COMO SEMELHANÇA
de DEUS. Seu SABER é INTELECTIVO,
RACIONAL, CONSCIENTE e LIVRE. Portanto, como
criatura que é, o homem possui
também uma AUTONOMIA RELATIVA, mas
LIVRE, refletida RACIONAL e CONSCIENTE.
Deus, na
criação, COMUNICA ao homem, em
GRAÇA, uma NATUREZA ESPIRITUAL à
imagem da Sua própria natureza, que
estabelece a TRANSCENDÊNCIA e a SUBJETIVIDADE
do homem. E por
ter sido criado à imagem e como
semelhança de Deus, o homem recebe
de Deus privilégios especiais, como
o poder para SUBMETER os peixes, os
pássaros, os animais... e DOMINAR
a terra.
Portanto, como DEUS MANDA o homem DOMINAR
a terra, é facil entender que
o mundo não é Deus, nem
é um ser divino, emanado de Deus.
A natureza do mundo não é Deus,
pois é criada. Por outro lado,
O MUNDO não pode ser tratado
como um MAL, como se fosse uma
realidade desprezivel. Não é natureza
sagrada mas, sendo criado por Deus,
que lhe comunica o ser, guarda vestígios
e semelhanças de Deus, possui um
GRAU DE SER e de VERDADE. O mundo
deve ser submetido e dominado pelo
homem, mas conforme à vontade
de Deus, conscientemente, pela ação
ORDENADA e REALIZADORA, para honesto proveito
próprio e do seu semelhante; e
não com ação desordenada e
devastadora para obtenção de vantagens
egoistas.
Disse SÃO BOAVENTURA:
"Quem
não se ilumina com o esplendor
de coisas tão grandes como o
mundo e as coisas criadas, é
cego. Quem com todas essas
coisas não se põe a louvar
a Deus, é mudo. Quem,
a partir de indícios tão evidentes,
não volta a mente para Deus,
que é o primeiro princípio,
é tolo. ...TODAS AS COISAS
criadas são sombras, ecos, imagens
ou SEMELHANÇAS DE DEUS, que é
a CAUSA PRIMEIRA de todas as coisas."
E o próprio Deus nos revela,
na Bíblia:
"OS
CÉUS NARRAM A GLÓRIA DE DEUS,
O FIRMAMENTO PROCLAMA a OBRA DE SUAS
MÃOS ... Não é
um discurso, não há palavras,
não se lhes ouve a voz.
Sua HARMONIA se estende SOBRE TODA
A TERRA, e sua linguagem, até
as extremidades DO MUNDO...
A
LEI DO SENHOR É PERFEITA, ela
dá A VIDA.
[Sl
19(18), 2; 4-5; 8]".
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