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VI
- RAZÃO E FÉ
"DEUS
É PRINCÍPIO E TÊRMO DE
TODAS AS COISAS."
Certamente Deus pode ser conhecido pela
luz natural da razão humana, a
partir das coisas criadas que conhecemos
no universo. Mas pode ser conhecido
apenas quanto à sua EXISTÊNCIA
e não quanto à sua ESSÊNCIA
ou SUBSTÂNCIA. Sem a capacidade de
conhecer pela RAZÃO, o homem não
poderia acolher a revelação de
Deus. Mas o homem tem esta aptidão
ou capacidade: é CAPAZ de Deus,
pode saber que DEUS É, por
ter sido criado À IMAGEM e COMO
SEMELHANÇA de Deus. Por exemplo,
podemos sentir um vestígio da luz
radiante da GLÓRIA de Deus, quando
somos ofuscados pela luz do sol, que
é apenas uma das suas criaturas.
Mas é a AUTORIDADE DA REVELAÇÃO
feita na Bíblia que, culminando na
RESSURREIÇÃO de JESUS CRISTO, nos
dá a CERTEZA DE DEUS, na FÉ.
Diz a Bíblia no livro do Sirácida
(Eclesiástico):
"Que
esplendor, o das alturas do puro
firmanento, que espetáculo, o do céu,
na visão de sua glória.
O sol que aparece proclama, ao nascer,
que coisa admiravel é a obra
do Altíssimo! É grande
O SENHOR, que o CRIOU e que,
com suas palavras, lhe dirige a
rápida carreira. Quem é
que o viu, para ser capaz de
descrevê-lo? Quem o engrandecerá,
na medida do que ele é?
Há
muitas coisas escondidas, MAIORES do que
estas, pois nós vimos apenas um
pouco de suas obras. Com
efeito, é O SENHOR que fez tudo
e aos homens piedosos concedeu a SABEDORIA."
[
Sr (Eclesiástico) 43, 1-5 . 31-33].
O homem é o único SUJEITO
físico que tem capacidade de conhecer
a Deus porque, tendo sido criado à
IMAGEM e COMO SEMELHANÇA de Deus
é estabelecido e constituido em UNIDADE
de duas naturezas, a MATERIAL e a ESPIRITUAL,
mas constituindo uma só PESSOA. Assim,
o homem, por ser espiritual, é
capaz do conhecimento racional da verdade,
de conhecer e amar a Deus. Mas
se é pela luz natural da razão
que o homem tem posibilidade de conhecer
a Deus na sua existência, é
pela FÉ na autoridade da REVELAÇÃO
feita por Deus que tem a GARANTIA ABSOLUTA
do conhecimento de Deus, a certeza
da verdade.
O climax da revelação acontece
em JESUS CRISTO, na plenitude dos tempos,
no seu nascimento, vida, morte de suplício
na cruz, e RESSURREIÇÃO. Pois
é Jesus mesmo quem revela clara
e definitivamente a possibilidade de
salvação do homem no REINO
DO CÉU, reino preparado por DEUS
para o homem desde a fundação
do mundo. Como diz Jesus, no
Evangelho:
"Quando
o Filho do Homem vier em sua
glória, e todos os anjos com
ele, então Ele se assentará
no trono de sua glória.
E serão reunidas em sua presença
todas as nações e Ele separará
os homens uns dos outros.
Então
dirá aos que estiverem à sua
direita: 'Vinde, benditos de
meu Pai, RECEBEI POR HERANÇA O
REINO que foi PREPARADO PARA VÓS
desde a fundação do mundo...'
Em
seguida dirá aos que estiverem à
sua esquerda: 'Apartai-vos de
mim, malditos, para o fogo eterno que
foi preparado para o diabo e para
seus anjos.' E irão estes
para o CASTIGO ETERNO, enquanto os
justos irão para a VIDA ETERNA."
(Mt
25, 31-46).
É certo que a pessoa de fé
não precisa necessariamente de RAZÕES
para justificar a sua fé. Porque
a fé nasce da graça e
revelação de Deus e, por si
só, basta à pessoa agraciada,
de espírito simples e humilde de
coração que, sincera na sua
fé, conhece e ama a Deus. Se
na sua simplicidade de espírito não
sente falta de outro conhecimento, alem
do entendimento pela fé e o
amor, já foi abraçada por Deus.
Não necessita de mais nada, o
entendimento da fé com amor basta.
"Bem-aventurados
os puros de coração, porque
verão a Deus".
(Mt
5, 8).
A este respeito podemos transcrever aqui
um trecho de SANTO IRINEU DE LIÃO,
do seu livro CONTRA AS HERESIAS, escrito
nos fins do século II d.C.,
próximo ao tempo dos apóstolos,
que diz assim:
"PAULO
DIZ: a ciência infla, mas a caridade
edifica. Com efeito, não
há orgulho maior do que se julgar
melhor e mais perfeito que o próprio
criador, modelador, doador do hálito
de vida e do próprio ser.
É MELHOR, repito, que alguém
não saiba absolutamente nada, sequer
um motivo, do porque foram criadas
as coisas, e acreditar em Deus, e
perseverar no seu amor, do que encher-se
de orgulho por motivo desta pretensa ciência
e afastar-se deste amor que vivifica
o homem. É MELHOR não
querer saber nada a não ser
Jesus Cristo, o Filho de Deus, que
por nós foi crucificado, do que,
por causa da sutileza das questões
e das muitas palavras, cair na negação
de Deus."
Quando dizemos que a fé basta,
referimo-nos à FÉ com AMOR.
A fé em Deus no sentido apenas
de crença, não basta. Acreditar
em Deus, somente, não é o
bastante. Temos que CONHECER, AMAR E
LOUVAR A DEUS na certeza da nossa
fé. Pois também acreditamos na
existência do demônio, mas a
êste não amamos; pois êste
não é digno de nossa FÉ,
porque não é digno do nosso
AMOR.
O SENHOR diz pela boca do profeta
Isaias:
"O
Senhor diz: Este povo só se
APROXIMA de mim com PALAVRAS, só
os seus lábios me rendem glória,
mas o SEU CORAÇÃO está
longe de mim... Ai dos
que agem disfarçadamente para esconder
ao Senhor os seus projetos.
Tramam na sombra e dizem:
Quem nos vê? Quem nos
observa? "
(Is
29, 13-15).
No entanto, ao homem de fé e
que ama a Deus, na certeza da
fé, é licito, e até
desejavel, buscar sempre maior conhecimento
da verdade pela razão. Como disse
S. PEDRO:
"...Antes,
santificai a Cristo, o Senhor, em vossos
corações, estando sempre prontos
a DAR RAZÃO DA VOSSA ESPERANÇA
E DA FÉ...”
(
1Pd 3, 15).
Como disse, também, S. AGOSTINHO no
seu Livro “O Livre-Arbítrio”:
“A
FÉ deve levar o homem à
perfeita compreensão:
aquele
que crê, deve PROCURAR COMPREENDER.”
Certamente o homem deve procurar conhecer
a sua FÉ, não pelo conhecimento
em sí mesmo ou por motivo de
soberba, orgulho ou erudição, mas
simplesmente por causa do objeto do
conhecimento, isto é, a VERDADE. E
também para mostrar, ao INCRÉDULO
especialmente, não só a fé,
mas as RAZÕES DA FÉ e
da ESPERANÇA, mostrar que a fé
não é irracional, não é
vã. Pois, se amamos a Deus na
simplicidade da fé, quanto mais o
amaremos se mais o conhecermos.
Disse
S. TOMÁS DE AQUINO:
"
Há algumas verdades que superam todo
poder da razão humana, como por
exemplo a verdade de que Deus é
uno e trino. Outras verdades
PODEM SER PENSADAS pela RAZÃO NATURAL,
como por exemplo, as verdades de que
Deus existe, Deus é uno, etc".
A RAZÃO é característica do
homem, criado à imagem e como
semelhança de Deus, é dom do
homem, prerrogativa sobre os animais irracionais
e os outros entes deste mundo físico.
Podemos ver e constatar o esplendor
do mundo e de todas as coisas
criadas quando, com nossa INTELIGÊNCIA,
admiramos a sua beleza na harmonia
da ordem e perfeição, que confirmam
a revelação escrita na Bíblia:
"...dispuseste
todas as coisas com MEDIDA, NÚMERO
e PESO."
(
Sb 11, 20).
Conforme diz a CIÊNCIA do homem,
com grande possibilidade de certeza, este
MUNDO que hoje contemplamos com admiração
TEVE ORIGEM há alguns BILHÕES
DE ANOS. Assim sendo, se teve origem,
NÃO EXISTIU SEMPRE. Então,
se não existiu sempre e sendo,
como é, um mundo perfeitamente ORDENADO,
é facil de entender que antes
de existir como SER, teria que "existir"
em algum modo inteligível, como ESSÊNCIA,
isto é, POTÊNCIA (ou aptidão)
para SER. E se existisse eternamente
como essência, nâo existiria
o mundo EM ATO; mas existe,
e a ciência já disse que
teve origem, portanto não é
eterno, não é essência
eterna.
Então, como O MUNDO de fato
EXISTE, e não poderia produzir-se
por sí mesmo desde a essência
ao ATO DE SER, é necessário
existir um primeiro ENTE EM ATO, um
SER AGENTE, ANTERIOR AO MUNDO, para
dar origem AO MUNDO. Como o mundo
é perfeitamente ORDENADO, com " medida,
número e peso", este SER AGENTE
é necessariamente INTELIGENTE. E para
existir, este SER INTELIGENTE não
poderia ter existido ANTES DE SÍ
MESMO, no modo de pura essência,
a não ser que sua ESSÊNCIA
seja o seu próprio SER. Logo,
existiu sempre o SER AGENTE PRIMEIRO
INTELIGENTE. E se existiu sempre é
SER INCRIADO, ETERNO, quer dizer, é
ATO PURO que IDENTIFICA-SE com sua
ESSÊNCIA, necessariamente.
Pela clareza da evidência não
é preciso "boa vontade" para entender
esta verdade. Mas quem não tem
fé provavelmente contestará. Jamais
enxergará ou entenderá: "Se não
crerdes, não entendereis". Assim,
quem tem a fé pode também
compreender, de um modo RACIONAL, que
EXISTE O SER INTELIGENTE ETERNO, incriado,
ato puro, CAUSA de todo ser. Aliás,
é o que já conhecíamos
pela REVELAÇÃO COM AUTORIDADE DE
DEUS, na BÍBLIA. Então, a fé
completa a razão, quando a Bíblia
revela a "identidade" daquele Ser eterno,
dizendo:
"No
princípio, DEUS CRIOU o céu
e a terra".
Podemos entender claramente, sem contrariar
a filosofia, a verdade da REVELAÇÃO
que ilumina e completa a RAZÃO,
quando diz: DEUS CRIOU... Logo, é
facil concluir, com segurança, que
aquele Ser eterno, incriado, ATO PURO, que
mostramos que existe eternamente, é
o DEUS da revelação que pela
CRIAÇÃO dá o ser a todas
as coisas.
A existência de DEUS pode ser
constatada e comprovada, também de
outros modos, pela razão apoiada na
fé. Ora, como aprendemos, uma
proposição é evidente por
sí se o predicado está incluido
na RAZÃO DO SUJEITO. Exemplo:
o cavalo é quadrúpede. Ser
quadrúpede é próprio da razão
de cavalo, isto é, da sua definição
ou essência. No entanto, existem
conceitos evidentes por sí apenas
para aqueles que os conhecem, como
por exemplo: a natureza espiritual
é imaterial.
Então, a proposição DEUS
EXISTE é evidente por sí,
pois EXISTIR é SER, e Deus
é o SER ETERNO, como
Ele afirmou a Moisés: EU SOU....
É evidente pela FÉ, porque
Deus disse, REVELOU. Mas não
é evidente para todos, pela RAZÃO,
porque não se conhece a essência
de Deus.
Diz Santo Tomás de Aquino que
as perfeições invisíveis de
Deus se tornaram visíveis à
inteligência, por suas obras... Sempre
que um efeito é mais manifesto
do que sua causa, recorremos a ele
a fim de conhecer a causa...
Partindo das obras de Deus pode-se
demonstrar sua EXISTÊNCIA, ainda que
por elas não podemos conhecê-lo
perfeitamente quanto à sua ESSÊNCIA.
Santo Tomás prova a existência
de Deus por cinco vias. A primeira
via parte do MOVIMENTO. Pois
é certo que neste mundo algumas
coisas se movem. Mas nada se move
se não estiver em POTÊNCIA
para o movimento; por exemplo, uma
carruagem parada na estrada encontra-se em
potência para o movimento; mas não
poderá ser levada ao movimento EM
ATO, se não for arrastada por
alguém que EXISTA EM ATO, no caso
o cavalo. Assim, MOVER é levar
alguma coisa da POTÊNCIA ao ATO.
MAS, nada pode ser levado da potência
ao ato senão por um ENTE em
ATO. É preciso que o que
se move seja movido por outro. E
também aquele que move seja movido
por outro, e este é preciso
que seja movido por outro ainda, e
assim sucessivamente. Assim raciocinando,
chegariamos ao infinito e não haveria
um primeiro MOTOR (causa do movimento),
e em consequência não haveria
outros motores intermediários, pois os
motores segundo, terceiro, quarto, etc.,
só poderiam se mover se houvesse
o primeiro motor. Então, é
necessário a existência do PRIMEIRO
MOTOR, não movido por nenhum outro;
certamente este é DEUS.
Aliás, nos dias atuais, a CIÊNCIA
humana já concluiu que o mundo
não é eterno, pois surgiu,
TEVE ORIGEM e, como diz, teve origem
no BIG BANG, uma grande explosão
que se expande em MOVIMENTO até
os dias de hoje. Quer dizer:
um PRIMEIRO grande MOVIMENTO teve ORIGEM.
Então, a própria ciência induz
que é NECESSÁRIO que exista
um PRIMEIRO MOTOR. Naturalmente, DEUS.
A segunda via parte da razão
de CAUSA EFICIENTE. Todas as
realidades existem devido a uma CAUSA
EFICIENTE PRIMEIRA. Nada é causa eficiente
da sua própria existência, pois
seria anterior a sí mesmo, o
que é impossível. Por exemplo,
um homem tem como causa eficiente da
sua existência outro homem; êste
outro tem como causa eficiente ainda
um outro; êste mais outro, e
assim sucessivamente. No exemplo, cada
homem é causa eficiente INTERMEDIÁRIA
de outro homem. Se levarmos ao
infinito, buscando a CAUSA PRIMEIRA da
existência de um homem, chegaríamos
sempre a um homem como CAUSA EFICIENTE
de outro homem, sem chegarmos a uma
CAUSA EFICIENTE PRIMEIRA. Mas é
necessário haver a PRIMEIRA causa
pois do contrário não existiriam
as causas intermediárias nem a última.
Logo, é necessário afirmar a
existência de uma CAUSA EFICIENTE
PRIMEIRA, que evidentemente só pode
ser DEUS. O Universo existe,
e não poderia ser causa eficiente
de sí mesmo.
A terceira via é tomada do possível
e do necessário. Resumindo: aquilo
que NÃO É, só pode SER
por intermédio de algo que JÁ
É. Portanto, é preciso afirmar
a existência de algo NECESSÁRIO
POR SÍ MESMO, isto é,
não existe em nenhum outro a
causa de sua necessidade; mas é
ele próprio a CAUSA da necessidade
para os outros: certamente é
DEUS.
A quarta via é tomada dos GRAUS
que se encontram nas coisas. Pois
nas coisas encontramos sempre GRAUS de
SER e PERFEIÇÃO. Umas coisas
são MENOS PERFEITAS outras MAIS PERFEITAS.
Isto é, as coisas existem em
diversos GRAUS de verdade, bondade, nobreza,
beleza, etc. Então, certamente existe
algo em GRAU SUPREMO de toda PERFEIÇÃO.
É DEUS.
A quinta via é tomada do governo
das coisas. Vemos que neste mundo
algumas coisas ISENTAS DE CONHECIMENTO,
como o sol, os astros, as estrelas,
os corpos físicos inconscientes, ou
um simples átomo, agem para realizar
um fim determinado, e agem sempre da
mesma maneira, para alcançar aquilo
que lhes é próprio. É
claro, por exemplo, que não
é por acaso que a terra e
os outros planetas giram em torno do
sol, perfeitamente ordenados, cada qual com
sua órbita, seus movimentos de rotação,
translação, etc., com suas
singularidades perfeitamente deterrminadas. Ora,
aquilo que não tem conhecimento próprio
não pode tender para um fim
determinado a não ser DIRIGIDO a
seu fim por algo inteligente, que CONHECE;
como uma flecha que é lançada
por um ARQUEIRO se dirige para o
ALVO desejado pelo arqueiro. Então,
há um SER INTELIGENTE que DIRIGE
o universo, que reconhecemos: DEUS.
Portanto DEUS existe NECESSARIAMENTE pois,
como o mundo teve origem e existe,
certamente não poderia existir POR
SÍ MESMO. É evidente que o
homem e o mundo não existem
necessariamente. Mas existem; portanto DEUS,
sim, existe NECESSARIAMENTE, o Deus CRIADOR.
Aliás, como é REVELADO, o mundo
foi CRIADO por Deus.
E por que Deus criou o mundo?
Para aumentar sua glória? É
claro que não, pois a glória
de Deus sendo eterna e absoluta, é
imutável e perfeita. Deus cria os
seres por amor, voluntária e livremente,
para que PARTICIPEM da sua glória.
Deus é o SER POR ESSÊNCIA,
o Sumo-Ser, quer dizer, o SER de
Deus é a sua própria ESSÊNCIA.
Deus existe desde sempre e para sempre,
ATO-PURO. SER eterno, absoluto, incriado.
São conceitos importantes, que não
custa repetir.
Em Deus o SER identifica-se com a
ESSÊNCIA. Deus é CAUSA de
todo o ser. A criatura é SER
CAUSADO, por isso é ser por
PARTICIPAÇÃO, isto é, apenas
PARTICIPA do SER de DEUS, da sua
ESSÊNCIA, como semelhança; tem um
certo grau de ser e perfeição,
mas não é ser por essência,
não se identifica com a sua
essência, porque é ser criado.
Somente em Deus é que o SER
IDENTIFICA-SE com a ESSÊNCIA, porque
Deus é AGENTE PRIMEIRO, SER
não causado, incriado, eterno. E
assim, sabemos em QUEM colocamos a
nossa fé. Essa fé, que é
uma adesão livre e pessoal do
homem a Deus, o assentimento livre
da vontade do homem a toda VERDADE
que Deus REVELOU.
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