capítulo anterior      ÍNDICE      capítulo seguinte

VI -  RAZÃO  E  FÉ
 
"DEUS  É  PRINCÍPIO  E  TÊRMO  DE  TODAS  AS  COISAS."
 
 
        Certamente  Deus  pode  ser  conhecido  pela   luz  natural  da  razão  humana,  a  partir  das  coisas  criadas  que  conhecemos  no  universo.  Mas  pode  ser  conhecido  apenas  quanto  à  sua  EXISTÊNCIA  e  não  quanto  à  sua  ESSÊNCIA  ou  SUBSTÂNCIA.  Sem  a  capacidade  de  conhecer  pela  RAZÃO,  o  homem  não  poderia  acolher  a  revelação  de  Deus.  Mas  o  homem  tem  esta  aptidão  ou  capacidade:  é  CAPAZ  de  Deus,  pode  saber  que  DEUS  É,   por  ter  sido  criado  À  IMAGEM  e  COMO  SEMELHANÇA  de   Deus.   Por  exemplo,  podemos  sentir  um  vestígio  da  luz  radiante  da  GLÓRIA  de  Deus,  quando  somos  ofuscados  pela  luz  do  sol,  que  é  apenas  uma  das  suas  criaturas.
 
        Mas  é  a  AUTORIDADE  DA  REVELAÇÃO  feita  na  Bíblia  que,  culminando  na  RESSURREIÇÃO  de  JESUS  CRISTO,  nos  dá  a  CERTEZA  DE  DEUS,  na  FÉ.  Diz  a  Bíblia  no  livro  do  Sirácida  (Eclesiástico):
 
"Que   esplendor,   o   das  alturas  do  puro  firmanento,  que  espetáculo,  o  do  céu,  na  visão  de  sua  glória.     O  sol  que  aparece  proclama,  ao  nascer,  que  coisa  admiravel  é  a  obra  do  Altíssimo!     É  grande  O  SENHOR,  que  o  CRIOU  e  que,  com  suas   palavras,  lhe  dirige  a  rápida  carreira.     Quem  é  que  o  viu,  para  ser  capaz  de  descrevê-lo?     Quem  o  engrandecerá,  na  medida  do  que  ele  é?
 
 Há  muitas  coisas  escondidas,  MAIORES  do  que  estas,  pois  nós  vimos  apenas  um  pouco  de  suas  obras.     Com  efeito,  é  O  SENHOR  que  fez  tudo  e  aos  homens  piedosos  concedeu  a  SABEDORIA."
[ Sr (Eclesiástico)  43,   1-5  .  31-33].
 
        O  homem  é  o  único  SUJEITO  físico  que  tem  capacidade  de  conhecer  a  Deus  porque,  tendo  sido  criado  à  IMAGEM  e  COMO  SEMELHANÇA  de  Deus  é  estabelecido  e  constituido  em  UNIDADE  de  duas naturezas,   a MATERIAL  e  a  ESPIRITUAL,  mas  constituindo  uma  só  PESSOA.  Assim,  o  homem,  por  ser  espiritual,  é  capaz  do  conhecimento  racional  da  verdade,  de  conhecer  e  amar  a  Deus.  Mas  se  é  pela  luz  natural  da  razão  que  o  homem  tem  posibilidade  de  conhecer  a  Deus  na  sua  existência,  é  pela  FÉ  na  autoridade  da  REVELAÇÃO  feita  por  Deus  que  tem  a  GARANTIA ABSOLUTA  do  conhecimento  de  Deus,  a  certeza  da  verdade.
 
        O  climax  da  revelação  acontece  em  JESUS  CRISTO,  na  plenitude  dos  tempos,  no seu  nascimento,  vida,  morte  de  suplício  na  cruz,  e  RESSURREIÇÃO.  Pois  é  Jesus  mesmo  quem  revela  clara  e  definitivamente   a  possibilidade  de  salvação  do  homem  no  REINO  DO  CÉU,  reino  preparado  por  DEUS  para  o  homem  desde  a  fundação  do  mundo.    Como  diz  Jesus,  no  Evangelho:
 
"Quando  o  Filho  do  Homem  vier  em  sua  glória,  e  todos  os  anjos  com  ele,  então   Ele  se  assentará  no  trono  de  sua  glória.     E  serão  reunidas  em  sua  presença  todas  as  nações  e  Ele  separará  os  homens  uns  dos outros.
 
Então  dirá  aos  que  estiverem  à  sua  direita:     'Vinde,  benditos  de  meu  Pai,  RECEBEI  POR  HERANÇA  O  REINO  que  foi  PREPARADO  PARA  VÓS  desde  a  fundação  do  mundo...'
 
Em  seguida  dirá  aos  que  estiverem  à  sua  esquerda:     'Apartai-vos  de  mim,  malditos,  para  o  fogo  eterno  que  foi  preparado  para  o  diabo  e  para  seus  anjos.'    E  irão  estes  para  o  CASTIGO  ETERNO,  enquanto  os  justos  irão  para  a  VIDA ETERNA."
(Mt 25,  31-46).
 
        É  certo  que  a  pessoa  de  fé  não  precisa  necessariamente  de  RAZÕES  para  justificar  a  sua  fé.  Porque  a  fé  nasce  da  graça  e  revelação  de  Deus  e,  por  si  só,  basta  à  pessoa  agraciada,  de  espírito  simples  e  humilde  de  coração  que,  sincera  na  sua  fé,  conhece  e  ama  a  Deus.  Se  na  sua  simplicidade  de  espírito  não  sente  falta  de  outro  conhecimento,  alem  do  entendimento  pela  fé  e  o  amor,  já  foi  abraçada  por  Deus.  Não  necessita  de  mais  nada,  o  entendimento  da  fé  com  amor  basta.
 
"Bem-aventurados  os  puros  de  coração,  porque  verão  a  Deus".
(Mt 5,   8).
 
        A  este  respeito  podemos  transcrever  aqui  um  trecho  de  SANTO  IRINEU  DE  LIÃO,  do  seu  livro  CONTRA  AS  HERESIAS,  escrito  nos  fins  do  século  II  d.C.,  próximo  ao  tempo  dos  apóstolos,  que  diz  assim:
 
"PAULO  DIZ:  a  ciência  infla,  mas  a  caridade  edifica.     Com  efeito,  não  há  orgulho  maior do  que  se  julgar  melhor  e  mais  perfeito  que  o  próprio  criador,  modelador,  doador  do  hálito  de  vida  e  do  próprio  ser.     É  MELHOR,  repito,  que  alguém  não  saiba  absolutamente  nada,  sequer  um  motivo,  do  porque  foram  criadas  as  coisas,  e  acreditar  em  Deus,  e  perseverar  no  seu  amor,  do  que  encher-se  de  orgulho  por  motivo  desta pretensa  ciência  e  afastar-se  deste  amor  que  vivifica  o  homem.     É  MELHOR  não  querer  saber  nada  a  não  ser  Jesus  Cristo,  o  Filho  de  Deus,  que  por  nós  foi  crucificado,  do  que,  por  causa  da  sutileza  das  questões  e  das  muitas  palavras,  cair  na  negação  de  Deus."
 
        Quando  dizemos  que  a  fé  basta,  referimo-nos  à  FÉ  com  AMOR.  A  fé  em  Deus  no  sentido  apenas  de  crença,  não  basta.  Acreditar  em  Deus,  somente,  não  é  o  bastante.  Temos  que  CONHECER,  AMAR  E  LOUVAR  A  DEUS  na  certeza  da  nossa  fé.  Pois  também  acreditamos  na  existência  do  demônio,  mas  a  êste  não  amamos;   pois  êste  não  é  digno  de  nossa  FÉ,  porque  não  é  digno  do  nosso  AMOR.
 
        O  SENHOR  diz  pela  boca  do  profeta  Isaias:
 
"O  Senhor  diz:  Este  povo  só  se  APROXIMA  de  mim  com  PALAVRAS,  só  os  seus  lábios  me  rendem  glória,  mas  o  SEU  CORAÇÃO  está  longe  de  mim...     Ai  dos  que  agem  disfarçadamente  para  esconder  ao  Senhor  os  seus  projetos.     Tramam  na  sombra  e  dizem:     Quem  nos  vê?     Quem  nos  observa? "
(Is  29,   13-15).
 
        No  entanto,  ao  homem  de  fé  e  que  ama  a  Deus,  na  certeza  da  fé,  é  licito,  e  até  desejavel,  buscar  sempre  maior  conhecimento  da  verdade  pela  razão.  Como  disse  S.  PEDRO:
 
"...Antes,  santificai  a  Cristo,  o  Senhor,  em  vossos  corações,  estando  sempre  prontos  a  DAR  RAZÃO  DA  VOSSA  ESPERANÇA  E  DA  FÉ...”
( 1Pd  3,  15).
 
        Como  disse,  também,  S.  AGOSTINHO  no  seu  Livro  “O Livre-Arbítrio”:
 
“A  FÉ  deve  levar  o  homem  à  perfeita  compreensão:
aquele  que  crê,  deve  PROCURAR  COMPREENDER.”
 
        Certamente  o  homem  deve  procurar  conhecer  a  sua  FÉ,  não  pelo  conhecimento  em  sí  mesmo  ou  por  motivo  de  soberba,  orgulho  ou  erudição,  mas  simplesmente  por  causa  do  objeto  do  conhecimento,  isto  é,  a  VERDADE.  E  também  para  mostrar,  ao  INCRÉDULO  especialmente,  não  só  a  fé,  mas  as  RAZÕES  DA  FÉ  e  da  ESPERANÇA,  mostrar  que  a  fé  não  é  irracional,  não  é  vã.  Pois,  se  amamos  a  Deus  na  simplicidade  da  fé,  quanto  mais  o  amaremos  se  mais  o  conhecermos.
 
Disse  S.  TOMÁS  DE  AQUINO:
 
" Há  algumas  verdades  que  superam  todo  poder  da  razão  humana,  como  por  exemplo  a  verdade  de  que  Deus  é  uno  e  trino.     Outras  verdades  PODEM  SER  PENSADAS  pela  RAZÃO  NATURAL,  como  por  exemplo,  as  verdades  de  que  Deus   existe,  Deus  é  uno,  etc".
 
        A  RAZÃO  é  característica  do  homem,  criado  à  imagem  e  como  semelhança  de  Deus,  é  dom  do  homem,  prerrogativa  sobre  os  animais  irracionais  e  os  outros  entes  deste  mundo  físico.   Podemos  ver  e  constatar  o  esplendor  do  mundo  e  de  todas  as  coisas  criadas  quando,  com  nossa  INTELIGÊNCIA,  admiramos  a  sua  beleza  na  harmonia  da  ordem  e  perfeição,  que  confirmam  a  revelação  escrita  na  Bíblia:
 
"...dispuseste  todas  as  coisas  com  MEDIDA,  NÚMERO  e  PESO."
( Sb  11,  20).
 
        Conforme  diz  a  CIÊNCIA  do  homem,  com  grande  possibilidade  de  certeza,  este  MUNDO  que  hoje  contemplamos  com  admiração  TEVE  ORIGEM  há  alguns  BILHÕES  DE  ANOS.  Assim  sendo,  se  teve  origem,  NÃO  EXISTIU  SEMPRE.   Então,  se  não  existiu  sempre  e  sendo,  como  é,  um  mundo  perfeitamente  ORDENADO,  é  facil  de  entender  que  antes  de  existir  como  SER,  teria  que  "existir"  em  algum  modo  inteligível,  como  ESSÊNCIA,  isto é,  POTÊNCIA  (ou  aptidão)  para  SER.  E  se  existisse  eternamente  como  essência,   nâo  existiria  o  mundo  EM  ATO;    mas  existe,  e  a  ciência  já  disse  que  teve  origem,  portanto  não  é  eterno,    não  é  essência  eterna.
 
        Então,  como  O  MUNDO  de  fato  EXISTE,  e  não  poderia  produzir-se  por  sí  mesmo  desde  a  essência  ao   ATO  DE  SER,  é  necessário  existir  um  primeiro  ENTE  EM  ATO,  um  SER  AGENTE,  ANTERIOR  AO  MUNDO,  para   dar  origem  AO  MUNDO.  Como  o  mundo  é  perfeitamente  ORDENADO,  com  " medida,  número  e  peso",  este  SER  AGENTE  é  necessariamente  INTELIGENTE.   E  para  existir,  este  SER  INTELIGENTE  não  poderia  ter  existido  ANTES  DE  SÍ  MESMO,  no  modo  de  pura  essência,  a  não  ser  que  sua  ESSÊNCIA  seja  o  seu  próprio  SER.  Logo,  existiu  sempre  o  SER  AGENTE  PRIMEIRO  INTELIGENTE.  E  se  existiu  sempre  é  SER  INCRIADO,  ETERNO,  quer  dizer,  é  ATO  PURO  que  IDENTIFICA-SE  com  sua  ESSÊNCIA,  necessariamente.
 
        Pela  clareza  da  evidência  não  é  preciso  "boa  vontade"  para  entender  esta  verdade.  Mas  quem  não  tem  fé  provavelmente  contestará.   Jamais  enxergará  ou  entenderá:  "Se  não  crerdes,  não  entendereis".   Assim,  quem  tem  a  fé  pode  também  compreender,  de  um  modo  RACIONAL,  que  EXISTE  O  SER  INTELIGENTE  ETERNO,  incriado,  ato  puro,  CAUSA  de  todo  ser.  Aliás,  é  o  que  já  conhecíamos  pela  REVELAÇÃO  COM  AUTORIDADE  DE DEUS,  na  BÍBLIA.  Então,  a  fé  completa  a  razão,  quando  a  Bíblia  revela  a  "identidade"  daquele  Ser  eterno,  dizendo:
 
"No  princípio,  DEUS  CRIOU  o  céu  e  a  terra".
 
        Podemos  entender   claramente,  sem  contrariar  a  filosofia,  a  verdade  da  REVELAÇÃO  que  ilumina  e  completa  a  RAZÃO,  quando  diz:  DEUS  CRIOU...   Logo,  é  facil  concluir,  com  segurança,  que  aquele  Ser  eterno,  incriado,  ATO PURO,  que  mostramos  que  existe  eternamente,  é  o  DEUS  da  revelação  que pela  CRIAÇÃO  dá  o  ser  a  todas  as  coisas.
 
        A  existência  de  DEUS  pode  ser  constatada  e  comprovada,  também  de  outros  modos,  pela  razão  apoiada  na  fé.   Ora,  como  aprendemos,  uma  proposição  é  evidente  por  sí  se  o  predicado  está  incluido  na  RAZÃO  DO  SUJEITO.   Exemplo:   o  cavalo  é  quadrúpede.   Ser  quadrúpede  é  próprio  da  razão  de  cavalo,  isto  é,  da  sua  definição  ou  essência.   No  entanto,  existem  conceitos  evidentes  por  sí  apenas  para  aqueles  que  os  conhecem,  como  por   exemplo:  a  natureza  espiritual  é  imaterial.    Então,  a  proposição   DEUS   EXISTE   é  evidente  por  sí,  pois  EXISTIR  é  SER,   e  Deus  é  o  SER   ETERNO,   como   Ele  afirmou  a  Moisés:   EU  SOU....   É  evidente  pela  FÉ,  porque  Deus  disse,   REVELOU.   Mas  não  é  evidente  para  todos,  pela  RAZÃO,  porque  não  se  conhece  a  essência  de  Deus.
 
        Diz  Santo  Tomás  de  Aquino  que  as  perfeições   invisíveis  de  Deus  se  tornaram  visíveis  à  inteligência,  por  suas  obras...   Sempre  que  um  efeito  é  mais  manifesto  do  que  sua  causa,  recorremos  a  ele  a  fim  de  conhecer  a  causa...   Partindo  das  obras  de  Deus  pode-se  demonstrar  sua  EXISTÊNCIA,  ainda  que  por  elas  não  podemos  conhecê-lo  perfeitamente  quanto  à  sua  ESSÊNCIA.
 
        Santo  Tomás  prova  a  existência  de  Deus  por  cinco  vias.   A  primeira  via   parte  do  MOVIMENTO.   Pois  é  certo  que  neste  mundo  algumas  coisas  se  movem.  Mas  nada  se  move  se  não  estiver  em   POTÊNCIA  para  o  movimento;  por  exemplo,  uma  carruagem  parada  na  estrada  encontra-se  em  potência  para  o  movimento;  mas  não  poderá  ser  levada  ao  movimento  EM  ATO,  se  não  for  arrastada  por  alguém  que  EXISTA  EM  ATO,  no caso  o  cavalo.   Assim,  MOVER  é  levar  alguma  coisa  da  POTÊNCIA  ao  ATO.   MAS,  nada  pode  ser  levado  da  potência  ao  ato  senão  por  um  ENTE  em  ATO.   É  preciso  que  o  que  se  move  seja  movido  por  outro.  E  também  aquele  que  move  seja  movido  por  outro,  e  este  é  preciso  que  seja  movido  por  outro  ainda,  e  assim  sucessivamente.   Assim   raciocinando,  chegariamos  ao  infinito  e  não  haveria  um  primeiro  MOTOR  (causa  do  movimento),  e  em  consequência   não  haveria  outros  motores  intermediários,  pois  os  motores  segundo,  terceiro,  quarto,  etc.,   só  poderiam  se  mover  se  houvesse  o  primeiro  motor.   Então,  é  necessário  a  existência  do   PRIMEIRO  MOTOR,  não  movido  por  nenhum  outro;  certamente  este  é  DEUS.
 
        Aliás,  nos  dias  atuais,  a  CIÊNCIA  humana  já  concluiu  que  o  mundo  não  é  eterno,  pois  surgiu,  TEVE  ORIGEM  e,  como  diz,  teve  origem  no  BIG  BANG,  uma  grande  explosão  que  se  expande  em  MOVIMENTO  até  os  dias  de  hoje.  Quer   dizer:   um  PRIMEIRO  grande  MOVIMENTO  teve  ORIGEM.   Então,  a  própria  ciência  induz  que  é  NECESSÁRIO  que  exista  um  PRIMEIRO  MOTOR.   Naturalmente,   DEUS.
 
        A  segunda  via  parte  da  razão  de  CAUSA   EFICIENTE.   Todas  as  realidades  existem  devido  a  uma  CAUSA  EFICIENTE  PRIMEIRA.  Nada  é  causa  eficiente  da  sua  própria  existência,  pois  seria  anterior  a  sí  mesmo,  o  que  é  impossível.  Por  exemplo,  um  homem  tem  como  causa  eficiente  da  sua  existência  outro  homem;   êste  outro  tem  como  causa  eficiente  ainda  um  outro;  êste  mais  outro,  e  assim  sucessivamente.   No  exemplo,  cada  homem  é  causa  eficiente  INTERMEDIÁRIA  de  outro  homem.  Se   levarmos  ao  infinito,  buscando  a  CAUSA  PRIMEIRA  da  existência  de  um  homem,   chegaríamos  sempre  a  um  homem  como  CAUSA  EFICIENTE  de  outro  homem,  sem  chegarmos  a  uma  CAUSA  EFICIENTE  PRIMEIRA.   Mas  é  necessário  haver  a  PRIMEIRA  causa   pois  do  contrário  não  existiriam  as  causas  intermediárias  nem  a  última.  Logo,  é  necessário  afirmar  a  existência  de  uma  CAUSA   EFICIENTE   PRIMEIRA,  que  evidentemente  só  pode  ser   DEUS.   O  Universo  existe,  e  não  poderia  ser  causa eficiente  de sí mesmo.
 
        A  terceira  via  é  tomada  do  possível  e  do  necessário.  Resumindo:  aquilo  que  NÃO  É,  só  pode  SER  por  intermédio  de  algo  que  JÁ  É.   Portanto,  é  preciso  afirmar  a  existência  de  algo  NECESSÁRIO  POR  SÍ  MESMO,  isto  é,   não  existe  em   nenhum  outro  a  causa  de  sua  necessidade;  mas  é  ele  próprio  a  CAUSA  da  necessidade  para  os  outros:   certamente  é  DEUS.
 
        A  quarta  via  é  tomada  dos  GRAUS  que  se  encontram  nas  coisas.   Pois  nas  coisas  encontramos  sempre  GRAUS  de  SER  e  PERFEIÇÃO.   Umas  coisas  são  MENOS  PERFEITAS  outras  MAIS  PERFEITAS.   Isto  é,  as  coisas  existem  em  diversos  GRAUS  de  verdade,  bondade,  nobreza,   beleza,  etc.   Então,  certamente  existe  algo  em  GRAU  SUPREMO  de  toda  PERFEIÇÃO.   É   DEUS.
 
        A  quinta  via  é  tomada  do  governo  das  coisas.   Vemos  que   neste  mundo  algumas  coisas  ISENTAS   DE   CONHECIMENTO,   como  o  sol,  os  astros,  as  estrelas,  os  corpos  físicos  inconscientes,  ou  um  simples  átomo,  agem  para  realizar  um  fim  determinado,  e  agem  sempre  da  mesma  maneira,  para  alcançar  aquilo  que  lhes  é  próprio.  É  claro,  por  exemplo,   que  não  é  por  acaso  que  a  terra  e  os  outros  planetas  giram  em  torno  do  sol,  perfeitamente  ordenados,  cada  qual  com  sua  órbita,  seus  movimentos  de  rotação,  translação,  etc.,  com   suas   singularidades  perfeitamente  deterrminadas.  Ora,  aquilo  que  não  tem  conhecimento  próprio  não  pode  tender  para  um  fim  determinado  a  não  ser  DIRIGIDO  a  seu  fim  por  algo  inteligente,  que  CONHECE;  como  uma  flecha  que  é  lançada  por  um  ARQUEIRO  se  dirige  para  o  ALVO  desejado  pelo  arqueiro.  Então,  há  um  SER  INTELIGENTE  que  DIRIGE  o  universo,  que  reconhecemos:  DEUS.
 
        Portanto  DEUS   existe  NECESSARIAMENTE  pois,  como  o  mundo  teve  origem  e  existe,  certamente  não  poderia  existir  POR  SÍ  MESMO.  É  evidente  que  o  homem  e  o  mundo  não  existem  necessariamente.  Mas  existem;  portanto  DEUS,  sim,  existe  NECESSARIAMENTE,  o  Deus  CRIADOR.  Aliás,  como  é  REVELADO,  o  mundo  foi  CRIADO  por  Deus.
 
        E  por  que  Deus  criou  o  mundo?  Para  aumentar  sua  glória?   É  claro  que  não,  pois  a  glória  de  Deus  sendo  eterna  e  absoluta,  é  imutável  e  perfeita.  Deus  cria  os  seres  por  amor,  voluntária  e  livremente,  para  que  PARTICIPEM  da  sua  glória.  Deus  é  o  SER  POR  ESSÊNCIA,  o  Sumo-Ser,  quer  dizer,  o  SER  de  Deus  é  a  sua  própria  ESSÊNCIA.  Deus  existe  desde  sempre  e  para  sempre,  ATO-PURO.  SER  eterno,  absoluto,  incriado.  São  conceitos  importantes,  que  não  custa  repetir.
 
        Em  Deus  o  SER  identifica-se  com  a  ESSÊNCIA.   Deus  é  CAUSA  de  todo  o  ser.  A  criatura  é  SER   CAUSADO,  por  isso  é  ser  por  PARTICIPAÇÃO,  isto  é,  apenas  PARTICIPA  do  SER  de  DEUS,  da  sua  ESSÊNCIA,  como  semelhança;  tem  um  certo  grau  de  ser  e  perfeição,  mas  não  é  ser  por  essência,  não  se  identifica  com  a  sua  essência,  porque  é  ser  criado.   Somente  em  Deus  é  que  o  SER  IDENTIFICA-SE  com  a  ESSÊNCIA,  porque  Deus  é    AGENTE  PRIMEIRO,  SER  não  causado,  incriado,  eterno.   E  assim,  sabemos  em  QUEM  colocamos  a  nossa  fé.  Essa  fé,  que  é  uma  adesão  livre  e  pessoal  do  homem  a  Deus,  o  assentimento  livre  da  vontade  do  homem  a  toda  VERDADE  que  Deus  REVELOU.
 
 capítulo anterior      ÍNDICE      capítulo seguinte