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CAPÍTULO
VIII - A NATUREZA SUPRAFÍSICA
--OS
CÉUS DO SENHOR--
A FILOSOFIA grega antes de Platão
(428 - 347 a.C.) era uma filosofia da "PHYSIS"
ou naturalismo, em que os filósofos
gregos, em uma "PRIMEIRA NAVEGAÇÃO"
através da filosofía, tentavam explicar
os princípios e origens do universo
recorrendo a CAUSAS FÍSICAS como água,
fogo, ar, terra, etc. PLATÃO,
através de uma "SEGUNDA NAVEGAÇÃO",
buscou uma nova rota da filosofia e
"descobriu" intuitivamente a existência do
ser SUPRAFÍSICO, o ser INTELIGIVEL
no plano do raciocínio puro, aquilo
que pode ser conhecido APENAS PELO
INTELECTO. Diz PLATÃO
no seu livro "Fédon":
"Tive
medo de que minha alma se tornasse
completamente cega olhando as coisas com
os olhos e buscando captá-las com
cada um dos outros sentidos. Por
isso, achei necessário refugiar-me nos
RACIOCÍNIOS, para neles considerar a
veracidade das coisas. Seja como for,
encaminhei-me nessa direção e, a
cada vez, tomando por base o RACIOCÍNIO
que me parece mais sólido, julgo
verdadeiro aquilo que com ele concorda,
tanto em relação às causas
como no que se refere a outras
coisas, considerando como não verdadeiro
aquilo que com ele não concorda..."
Na BÍBLIA, pela REVELAÇÃO
com autoridade do próprio DEUS, é
possivel conhecer, desde ANTES de Platão,
que tudo que existe, EXISTE devido
a uma CAUSA SUPERIOR, um SER que
não é FÍSICO, e não
é também SUPRAFÍSICO, mas
sim de natureza ESPIRITUAL, que é
ESPÍRITO, e que certamente é
INTELIGÍVEL, pois sua EXISTÊNCIA,
mas não sua ESSÊNCIA, pode ser
conhecida através do INTELECTO, mas
é conhecido essencialmente pela FÉ,
na REVELAÇÃO: pois essa causa
superior é DEUS que, ultrapassando
todos os raciocínios humanos, REVELA-SE
ESPÍRITO, CRIADOR de todas as coisas
visíveis e invisíveis. Com
a REVELAÇÃO DE DEUS, o homem
FIEL crê, pela FÉ, mas também
REFLETE, como o filósofo. E
com a luz da razão, complementando
a fé, COMPREENDE que só mesmo
a CRIAÇÃO pode explicar a origem
do mundo. Como
REVELA a Bíblia:
"No
princípio, Deus CRIOU o CÉU
e a TERRA..."
(Gn
1, 1).
"Sede
abençoados PELO SENHOR, O AUTOR
DOS CÉUS E DA TERRA.
...Os CÉUS são OS CÉUS
DO SENHOR, mas a TERRA, deu-a aos
filhos de Adão."
[Sl
115 (113B), 15-16].
"...É
A VÓS, HOMENS, que eu clamo
(diz a SABEDORIA)... São
JUSTAS todas as PALAVRAS de minha boca...
Todas são CLARAS para quem sabe
ENTENDER e SIMPLES para quem encontrou
o CONHECIMENTO... FELIZ O HOMEM
QUE ME OUVE... Pois QUEM
ME ENCONTRA encontrou a VIDA e alcançou
o favor do Senhor."
(Pr
8, 4 . 8-9 . 34-35).
Refletindo sôbre estas palavras da
Bíblia é possivel entender claramente
que a TERRA Deus criou e deu
AOS HOMENS, aos filhos de Adão.
E o CÉU que Deus criou são
os CÉUS DO SENHOR. São,
portanto, DOIS MUNDOS, diferentes mas constituindo
um único UNIVERSO CRIADO por Deus:
-
um
MUNDO FÍSICO, que é o mundo
MATERIAL em que vivemos, o qual conhecemos
com os nossos sentidos;
-
um
MUNDO SUPRAFÍSICO (metafísico), que
é o mundo ESPIRITUAL, no qual cremos.
Quanto à existência do mundo
FÍSICO é facil de acreditar,
pois pode ser visto e percebido
com os olhos e os demais
sentidos do corpo. Mas quanto ao mundo
SUPRAFÍSICO - OS CÉUS DO
SENHOR - que é um mundo
imaterial, apenas aqueles que têm a
fé acreditam que existe, pela autoridade
da REVELAÇÃO de Deus.
Muitos, que não têm
a fé, não acreditam ou simplesmente
procuram ignorar, não se preocupam, principalmente
nos dias atuais, em que as pessoas
são muito racionais, "muito inteligentes",
muito preocupadas em ter, não se
preocupam em saber a verdade de Deus,
não dedicam o pensamento e a
reflexão ao conhecimento daquilo que
não podem perceber com os olhos
ou com os demais sentidos do corpo.
Mesmo pessoas que têm
alguma fé, não querendo parecer
tôlas, temendo o "ridículo" da
verdade, solidarizam-se com as pessoas mais
"cultas e inteligentes" e, embora não
desacreditando, não têm coragem de
dizer publicamente que acreditam na existência
dos céus do Senhor. Sentem "vergonha".
SANTA TERESA DE JESUS (de Ávila),
agraciada por Deus com uma experiência
espiritual muito rica, fruto de seu
ENCONTRO PESSOAL com DEUS, escreveu a
sua vida no livro intitulado "Livro
da Vida". Êste seu encontro com
Deus, que manteve durante toda a sua
vida de oração, teve o reconhecimento
da Igreja, que lhe concedeu o título
de doutora da Igreja. Escreve
SANTA TERESA assim, sobre o CÉU:
"Uma
noite, estando tão doente, a ponto
de querer dispensar-me de ter oração,
tomei um rosário para rezar vocalmente,
procurando não recolher o intelecto...
Ao cabo de bem pouco tempo, sobreveio-me
um ARREBATAMENTO de espírito... Parecia-me
estar DENTRO DO CÉU, e as primeiras
pessoas que lá ví foram meu
pai e minha mãe. Contemplei
coisas tão sublimes... Temi alguma
ilusão. Contudo não me pareceu
engano. Não sabia o que fazer.
Tinha grande vergonha de ir ao confessor
relatar isto, não por humildade, creio
eu, senão pelo temor de que
zombasse de mim e me perguntasse se
eu era São Paulo ou São
Jerônimo para ver coisas do céu...
Com
o decorrer do tempo aconteceu, e acontece
ainda algumas vezes, ir-me o Senhor
mostrando maiores SEGREDOS... Quisera eu
poder dar a conhecer alguma parte mínima
do que entendia nessas revelações...
A diferença existente entre a luz
que vemos e a que então nos
é representada é tão grande
que, apesar de ambas serem luz, não
há comparação. Mesmo a claridade
do sol parece desbotada. Em suma, por
mais sutíl que seja, A IMAGINAÇÃO
NÃO É CAPAZ DE PINTAR nem
de esboçar ESSE ESPLENDOR... Bendito
e louvado seja Deus para todo o
sempre! Pelo sangue que seu Filho
derramou por mim, praza a Sua Majestade
não me aconteça como a Lúcifer,
que por sua culpa tudo perdeu."
SANTA TERESA fala, também, de uma
visão do inferno que teve em
outra ocasião. Diz ela sôbre
o INFERNO:
"Havia muito tempo que o Senhor me
fazia muitas graças, já referidas,
e outras ainda maiores, quando um dia,
estando em oração, achei-me subitamente,
ao que parecia, metida corpo e alma
NO INFERNO... O TORMENTO interior é
tal, que não há palavras para
o definir... Na alma sentí tal
fogo, que não tenho capacidade para
o descrever... O pior era saber
que seria SEM FIM, sem jamais cessar.
Sim, repito, tudo mais pode chamar-se
NADA, em relação ao AGONIZAR
DA ALMA: é um apêrto,
um afogamento, uma AFLIÇÃO TÃO
INTENSA, e acompanhada de uma TRISTEZA
tão DESESPERADA e pungente, que não
sei como posso explicar semelhante estado...
Nesta ocasião o Senhor não
quis que eu visse mais de tudo
aquilo que há no inferno. Sentí
imensa compaixão vendo tantas ALMAS
QUE SE CONDENAM. Daí também
me vieram fortes ímpetos de salvar
almas. Padeceria mil mortes, de muito
boa vontade, para livrar uma só
alma de tão grandes tormentos...
E vemos tantas almas que o demônio
cada dia arrasta consigo... Isto igualmente
me faz desejar que, em matéria
que tanto nos importa, não nos
contentemos, enquanto não tivermos feito
tudo que estiver ao nosso alcance para
livrá-las..."
Possivelmente muitas pessoas, especialmente entre
as "cultas, esclarecidas e inteligentes",
duvidarão das palavras de Santa Teresa
e dirão: como pode alguém conhecer
o CÉU e o INFERNO? Essas pessoas,
que são "práticas, realistas", só
acreditam naquilo que podem ver ou
sentir, ou pode ser comprovado matematicamente.
Ao escrever êste capítulo,
a minha intenção está dirigida
especialmente para essas pessoas mais INCRÉDULAS
que só acreditam mediante argumentos
RACIONAIS. É preciso tentar tudo,
como disse Santa Teresa, para sensibilizar
essas almas tanto quanto for possivel
- "oportuna ou inoportunamente", como disse
São Paulo - para livrá-las
do sofrimento do inferno.
Nos capítulos anteriores falei mais
demoradamente sôbre a criação
do mundo físico, mundo material. Agora
pretendo TENTAR MOSTRAR, especialmente para
aquelas pessoas mais racionais e incrédulas,
através de um RACIOCÍNIO intuitivo
mas lógico e facil de compreender
que, assim como existe o mundo FÍSICO
criado, real, também É POSSIVEL
existir, como de fato tantos de nós
cremos que existe, um OUTRO MUNDO,
também REAL, um mundo SUPRAFÍSICO
(metafísico, ESPIRITUAL), constituido pelos CÉUS
DO SENHOR. Compreendo
que esta é uma tarefa muito
TEMERÁRIA, pois a própria Bíblia
diz, no Livro do Sirácida (ou Eclesiástico),
em desencorajamento:
"O
que é muito dificil para tí,
não o procures; o que está
acima de tuas forças, não o
investigues."
(
Sr 3, 21).
Mas diz também a Bíblia, no
mesmo Livro :
"FELIZ
O HOMEM que se aplica à SABEDORIA
e que emprega sua inteligência a
REFLETIR; que MEDITA no coração,
em seus caminhos, e PENSA EM SEUS
SEGREDOS.
(Sr
14, 20-21).
E diz SÃO BOAVENTURA, iniciando sua obra
"Itinerarium mentis in Deum", escrita cerca
do ano 1260 d.C. :
"NINGUÉM
CHEGA CORRETAMENTE A DEUS senão através
do Crucificado... Antes de mais nada
(faça uma prece), a oração
feita por Jesus Cristo, para que não
se iluda de que possam bastar a
leitura sem a PIEDADE, a especulação
sem a DEVOÇÃO, a busca sem
a ADMIRAÇÃO, a ciência sem
o AMOR, a inteligência sem a
HUMILDADE, ...a INTUIÇÃO e
a INVESTIGAÇÃO humanas sem a
sabedoria INSPIRADA POR DEUS. Em nossa
condição atual, todo O UNIVERSO
CONSTITUI UMA ESCADA para ASCENDER ATÉ
DEUS. Entre as coisas, algumas são
SOMBRAS, outras são IMAGEM; algumas
são corpóreas, outras espirituais;
algumas são temporais, outras são
eternas; algumas estão fora de
nós, outras dentro de nós.
Assim, para alcançar o PRINCÍPIO
PRIMEIRO, que é ESPIRITUALÍSSIMO,
eterno e transcendente, antes de mais
nada devemos PARTIR DA CONSIDERAÇÃO
DOS OBJETOS CORPÓREOS, temporais e
fora de nós, pois neles estão
o VESTÍGIO e a PEGADA DE DEUS.
E assim nos encaminhamos pela trilha
de Deus. Depois, devemos penetrar DENTRO
DE NÓS MESMOS, considerando a NOSSA
MENTE, que é IMAGEM eterna, espiritual
e interior. Isso significa ENTRAR NA
VERDADE DE DEUS. Por fim, devemos
nos elevar acima de nós, ao
Eterno Princípio Primeiro, espiritualíssimo
e transcendente. Isso quer dizer desfrutar
da experiência de Deus, e prestar
homenagem à sua majestade..."
Diz, também, Sua Santidade o PAPA
JOÃO PAULO II, mais recentemente, em sua
magnífica Carta Encíclica "Fé
e Razão":
"Quando
A RAZÃO consegue INTUIR e formular
os PRINCÍPIOS primeiros e universais
do ser, e deles DEDUZIR correta e
coerentemente CONCLUSÕES de ordem lógica
e deontológica, então pode-se considerar
uma RAZÃO RETA... A primeira
regra é ter em conta que o
CONHECIMENTO do homem é um caminho
que não permite descanso; a segunda
nasce da consciência de que não
se pode percorrer tal caminho com o
ORGULHO de quem pensa que tudo seja
fruto da conquista pessoal; a terceira
regra funda-se no "TEMOR DE DEUS",
de quem A RAZÃO deve reconhecer
tanto a transcendência soberana, como
o amor solícito no governo do
mundo. ...Sente-se isso mesmo,
por exemplo, nas palavras com que o
Livro dos Provérbios denuncia o cansaço
provado ao tentar compreender os misteriosos
desígnios de Deus. Todavia, apesar
da fadiga, O FIEL NÃO DESISTE.
E a FORÇA para continuar
o seu caminho RUMO À VERDADE
provém DA CERTEZA de que Deus
o criou como um EXPLORADOR, cuja
missão é NÃO DEIXAR NADA
SEM TENTAR, não obstante a contínua
chantagem da dúvida. Apoiando-se em
Deus, o fiel permanece, em toda parte
e sempre, inclinado para o que
é BELO, BOM e VERDADEIRO."
É certo que ninguém pode conhecer
o mundo SUPRAFÍSICO, os CÉUS
DO SENHOR, através dos olhos ou
dos sentidos do corpo físico. Enquanto
vive FISICAMENTE, na materialidade, o homem
não pode atingir a IMATERIALIDADE
SUPRAFÍSICA, só pode IMAGINÁ-LA.
Então só podemos
COMPREENDER a imaterialidade suprafísica,
pelo menos UM POUCO, fazendo uso da
LIBERDADE do PENSAMENTO, com a ajuda
da IMAGINAÇÃO. Pois não podemos
conhecer os Céus do Senhor experimentalmente,
enquanto ser temporal e material que
somos. E assim, vou
procurar IMAGINAR E PENSAR, mas RACIOCINANDO
na FÉ.
Como diz a Bíblia, QUANDO DEUS
CRIA o UNIVERSO, começa com a
criação dos PRIMEIROS ELEMENTOS...,
a poeira formadora do universo (Pr
8, 25-26). Nos
capítulos anteriores identifiquei os primeiros
ELEMENTOS criados do UNIVERSO como a
POEIRA DO UNIVERSO, as minúsculas
PARTÍCULAS FÍSICAS IMATERIAIS de
PURA-ENERGIA que deram origem ao universo,
como que em um BIG BANG.
Como já disse, foi em 1897 que
a ciência humana descobriu o ELÉTRON,
uma partícula física elementar básica
da matéria, constituida de MASSA e
CARGA ELÉTRICA NEGATIVA; e depois,
em 1932, descobriu o PÓSITRON, também
uma partícula física elementar básica,
de MASSA igual ao elétron e
CARGA ELÉTRICA POSITIVA; e o NEUTRINO,
a mais minúscula partícula física
elementar de MASSA, e que é
eletricamente NEUTRO. E
mostrei o MODO como imaginei, em que
ELÉTRONS e PÓSITRONS foram aglomerados
ordenadamente (pelo Criador) para formar
as partículas elementares compostas, da
matéria, principalmente o PRÓTON
e o NÊUTRON, que por sua vez
foram aglomerados para formar o NÚCLEO
DO ÁTOMO. E os átomos,
por sua vez, aglomerados para formar
as moléculas das substâncias materiais.
Mostrei também como imaginei que ELÉTRON
e PÓSITRON podem ter sido formados,
cada um, a partir de uma PARTÍCULA
física material (a MASSA, formada
da pura-energia a partir do eletrino
e positrino), na qual existe uma certa
porção de PURA-ENERGIA ATIVA, POSITIVA
no pósitron e NEGATIVA no elétron.
Assim sendo, em última análise,
qualquer substância material pode ser
reduzida basicamente a estas duas minúsculas
partículas materiais elementares mais simples,
formadoras da matéria, que são
o PÓSITRON e o ELÉTRON, constituidos
de massa e pura-energia ativa; e o
neutrino, que só possui massa, sem
carga de pura-energia ativa.
A MASSA, em sí mesma, conforme
já mostrei, certamente deve ser
formada a partir da união da PURA-ENERGIA
NEGATIVA com a POSITIVA, as quais se
neutralizam e se realizam plenamente uma
na outra, tornando-se densamente compactadas
em MASSA. Uma vez no estado de
massa, caracteriza a CONSISTENCIA FÍSICA
da partícula material. A PURA-ENERGIA
ATIVA, que permanece IMANENTE na massa, atua
como FORÇA DE INTERAÇÃO,
proporcionando então a possibilidade de
agregação das partículas simples
elementares básicas, para formação
das partículas compostas e dos núcleos
dos átomos dos diversos elementos
simples que constituem as substâncias
materiais.
É pela CONSISTÊNCIA FÍSICA
da partícula, a MASSA, que se
caracteriza a MATERIALIDADE das substâncias
e que se formam os CORPOS MATERIAIS.
A PURA-ENERGIA, em sí mesma, não
possui consistência física MATERIAL,
não é matéria, e então
pode-se dizer, tranquilamente, que ela é
IMATERIAL (mas FÍSICA). Certamente
não se poderia "pegar ou segurar"
a pura-energia do mesmo modo que é
possivel "pegar ou segurar" a massa.
No entanto pode-se entender claramente que
o SER IMATERIAL físico e invisivel
da pura-energia não significa uma
irrealidade, isto é, um NÃO-SER.
Pois como é constatado pela ciência,
a PURA-ENERGIA existiu no BIG-BANG, e
EXISTE no PÓSITRON e no ELÉTRON,
sendo identificada como CARGA ELÉTRICA;
logo a pura-energia existe verdadeiramente.
É REAL.
Assim, é possivel entender que a
PORÇÃO da pura-energia POSITIVA ativa
que existe no pósitron, bem como
a PORÇÃO de pura-energia NEGATIVA
ativa que existe no elétron, são
porções imateriais FÍSICAS,
que existem EM SÍ MESMAS, mas IMANENTES
nas partículas de massa do PÓSITRON
e do ELÉTRON.
Do mesmo modo como pósitron e
elétron existem como partículas FÍSICAS,
é possivel entender que as DUAS
QUALIDADES da PURA-ENERGIA (a positiva e
a negativa) que existem respectivamente no
pósitron e no elétron, podem
ter existência como partículas físicas
IMATERIAIS INDIVIDUALIZADAS, da pura-energia. Esssas
partículas físicas imateriais da
pura-energia certamente são FORMADORAS das
partículas FÍSICAS de MASSA, como
já mostrei anteriormente.
A BÍBLIA revela:
"No principio Deus criou
o CÉU e a TERRA..."
Diz Santo Tomás de Aquino na
Suma Teológica:
"DEUS
é o mesmo que sua ESSÊNCIA
ou NATUREZA... DEUS não é
COMPOSTO de nenhuma maneira, mas totalmente
SIMPLES. Deve-se dizer que o que procede
de DEUS a Ele se assemelha, como
os efeitos da causa primeira a ela
se assemelham. ...Ora, pertence
à razão de SER CAUSADO ser
COMPOSTO de alguma maneira, porque pelo
menos seu SER é distinto de
sua ESSÊNCIA. ...Se, porém,
a alma é FORMA em alguma parte
sua, chamamos a essa parte ALMA, e
à matéria, da qual é
imediatamente ATO, chamamos o PRIMEIRO
ANIMADO... Se esse composto fosse
FORMA por alguma de suas partes, a
essa forma chamaríamos: ALMA; e àquele
de que é FORMA: PRIMEIRO
ANIMADO, como foi dito acima.
...Deve-se
dizer que a mesma IMATERIALIDADE da
SUBSTÂNCIA CRIADA não é seu
INTELECTO; mas é por ser IMATERIAL
que ela tem o poder de conhecer.
Não é necessário, portanto,
que o intelecto seja a SUBSTÂNCIA
DA ALMA, mas que seja sua FORÇA
E POTÊNCIA... Deve-se dizer que
os EFEITOS de DEUS o imitam, não
perfeitamente, mas na medida do possível.
Devido a essa imperfeição na
imitação, o que é SIMPLES
e uno só pode ser expresso por
uma multiplicidade. E assim, ocorre
NELES a COMPOSIÇÃO, de onde provém
que NELES não é o mesmo
o SUPÓSITO e a NATUREZA.
....Deve-se
dizer que o LUGAR da CONTEMPLAÇÃO
é CORPÓREO, não por necessidade,
mas por conveniência, como a claridade
exterior convém à interior.
...Pode-se dizer que o CÉU EMPÍREO
tem luz não condensada, capaz de
emitir raios luminosos como o sol,
mas mais sutil. Ou então, dizer
que tem a CLARIDADE DA GLÓRIA,
diferente da claridade natural.
Era, com efeito, esperada na futura
remuneração uma DUPLA GLÓRIA:
ESPIRITUAL e CORPORAL, não somente
para os CORPOS HUMANOS que serão
GLORIFICADOS, como também para TODO
O MUNDO a ser RENOVADO. Foi INICIADA
a glória espiritual na beatificação
dos anjos desde o princípio do
mundo, e glória igual foi prometida
para os santos, conforme o evangelho
de Lucas. Por isso, também convinha
que a GLORIFICAÇÃO, desde o
início, começasse em algum CORPO,
o qual, também desde o início,
fosse livre de corrupção e
de mudanças, totalmente luminoso, como
toda a CRIATURA CORPORAL espera alcançar
depois da futura ressurreição.
Por isso, o CÉU foi chamado
de EMPÍRIO, isto é, ÍGNEO,
não devido ao ardor, mas ao
ESPLENDOR."
Assim, é possivel compreender, perfeitamente,
a existência de dois tipos de
SUBSTÂNCIAS criadas:
-
substância
FÍSICA (própria do mundo FÍSICO:
- a "TERRA"). Suporte das criaturas de
natureza física, material;
-
substância
SUPRAFÍSICA (própria do mundo SUPRAFÍSICO:
-os "CÉUS"). Suporte das criaturas
de natureza suprafísica, imaterial.
Do mesmo modo que a SUBSTÂNCIA
FÍSICA existe em diversos GRAUS DE
SER, nos seus diferentes generos e
espécies, como os animais, os minerais
e os vegetais, assim também
a SUBSTÂNCIA SUPRAFÍSICA deve
existir em diferentes GRÁUS
DE SER. É o que
podemos compreender com Santo Tomás,
conforme lemos no trecho acima: ...
a mesma IMATERIALIDADE da SUBSTÂNCIA
CRIADA não é seu INTELECTO;
mas é por ser IMATERIAL que
ela tem o poder de conhecer.
NÃO É NECESSÁRIO, portanto,
que o intelecto seja a SUBSTÂNCIA
DA ALMA, mas que seja sua FORÇA
E POTÊNCIA....
Como já mencionei anteriormente,
o cientista PAUL A. M. DIRAC,
em 1930, predisse, por motivos teóricos,
que a cada tipo de PARTÍCULA
elementar corresponde um outro
tipo, a ANTIPARTÍCULA, imagem da primeira,
com características opostas. E em
1932, confirmando a teoria, CARL ANDERSON
descobriu o PÓSITRON, identificado como
ANTIPARTÍCULA do ELÉTRON.
Pelo exposto, inspirando-me nas palavras
de Santo Tomás, que acima transcreví,
e tentando timidamente imitar Paul Dirac,
posso INTUIR RACIONALMENTE, IMAGINAR e DIZER,
por "motivos intuitivos" que, assim como
existem DOIS MUNDOS CRIADOS, o FÍSICO
(material) e o SUPRAFÍSICO (metafísico,
imaterial), então, assim como o mundo
físico é constituido de partículas
físicas, formando os CORPOS FÍSICOS,
compostos de FORMA e SUBSTÂNCIA FÍSICA,
então o mundo suprafísico deve
ser constituido de SUBSTÂNCIA SUPRAFÍSICA,
formando os CORPOS SUPRAFÍSICOS, compostos
de FORMA e SUBSTÂNCIA SUPRAFÍSICA
(sendo a substância suprafísica também
criada NO PRINCÍPIO).
Não é dificil entender que
pode ser assim, especialmente para quem
possui a fé em Deus Criador
de todas as coisas, visíveis e
invisíveis. Tomando a
Bíblia, no Livro do Apocalipse (Revelação),
leio o seguinte:
"Eis
a morada de Deus com os homens...
E mostrou-me a CIDADE SANTA, a Jerusalém
que descia do céu, de junto
de Deus. Ela BRILHAVA com a própria
LUZ DE DEUS. Seu ESPLENDOR
era como de uma PEDRA PRECIOSA, como
pedra de jaspe cristalino. ...O
material das muralhas era jaspe e a
cidade era de um OURO PURO parecido
com PURO CRISTAL... Os fundamentos
das muralhas da cidade estavam adornados
com todo tipo de pedras preciosas:
o primeiro alicerce era de jaspe, o
segundo de safira, ...de calcedônia,
...de esmeralda, ...de sardônio,
...de berilo, ...de topázio...
E a praça da cidade era de
OURO PURO como CRISTAL LÍMPIDO.
...Ele mostrou-me depois um RIO DE
ÁGUA VIVA, BRILHANTE COMO CRISTAL,
que jorrava do trono DE DEUS E
DO CORDEIRO... No meio da
praça da cidade e dos dois braços
do rio, há uma ÁRVORE DE
VIDA..."
(Ap
21, 1-21; 22, 1-2).
Conforme podemos ler nos trechos acima,
na descrição da Cidade Santa
(a Jerusalém celeste) o texto menciona
a EXISTÊNCIA do OURO e diversos
tipos de pedras preciosas e por duas
vezes refere-se assim ao OURO EXISTENTE
naquela CIDADE:
-
um
OURO PURO, parecido com PURO CRISTAL;
-
OURO
PURO como CRISTAL LÍMPIDO.
Ora, pela clareza da intenção
com que é feita a descrição
da CIDADE CELESTE, parece evidente que
esta descrição, primeiramente, quer
mostrar um SENTIDO REAL literário,
além de qualquer outro possível
sentido espiritual ou SIMBÓLICO.
É claro que um OURO
PURO parecido com PURO CRISTAL, puro
COMO CRISTAL LÍMPIDO, não pode
ser O MESMO OURO MATERIAL conhecido,
que é brilhante mas É OPACO,
não é "CRISTALINO", não é
como um CRISTAL LÍMPIDO. Então,
com certeza, o OURO existente na Cidade
de Deus NÃO É O OURO
FÍSICO (material) que conhecemos. Existe
OUTRO OURO, certamente um OURO SUPRAFÍSICO
(imaterial), que não conhecemos, pois
é puro e LÍMPIDO COMO CRISTAL.
Aliás, não só
o ouro, mas também as pedras
preciosas e tudo mais que existe na
cidade santa celeste devem ser de um
aspecto maravilhoso, tudo muito REAL, mas
imaterial SUPRAFÍSICO.
Portanto é possivel compreender, RACIONALMENTE:
deve existir uma substância SUPRAFÍSICA,
formadora do mundo suprafísico - OS
CÉUS DO SENHOR.
Certamente que, para constituir
o MUNDO suprafísico, a SUBSTÂNCIA
SUPRAFÍSICA que forma os CORPOS suprafísicos
é imaterial (mas NÃO CONSTITUI
a pureza INTELECTIVA,
OU ESPIRITUAL, que é FORÇA
E POTÊNCIA da substância imaterial
suprafísica), e deve ser ORDENADA
em um MODO METAFÍSICO, diferente do
modo físico como é a
substância física; mas, ainda que
sendo diferente, certamente têm alguma
semelhança ou SOMBRA, como disse S.
BOAVENTURA:
"...todo
o universo constitui UMA ESCADA para
ascender até Deus. Entre as
coisas, algumas são sombras, outras
são imagem..."
Um só é o Deus Criador
de todas as coisas. Então,
insisto, assim como EXISTEM as PARTÍCULAS
FÍSICAS elementares básicas, formadoras
do mundo físico material, chamadas
de PÓSITRONS e ELÉTRONS, posso
imaginar com perfeita racionalidade a existência
da SUBSTÂNCIA SUPRAFÍSICA, formadora
do mundo suprafísico. Aliás,
como diz Santo Tomás na Suma Teológica:
"...Deve-se
dizer que, segundo Agostinho, a obra da
CRIAÇÃO refere-se à criação
da MATÉRIA INFORME e da
NATUREZA ESPIRITUAL INFORME."
Então, a substância SUPRAFÍSICA,
sem dimensões, IMATERIAL, certamente surgiu
também do BIG BANG. A
diferença entre a substância
IMATERIAL FÍSICA e a SUPRAFÍSICA,
é que a primeira tem dimensão
física, é MENSURÁVEL, pode
ser medida fisicamente, enquanto a segunda
não tem dimensão física, é
IMENSURAVEL, não pode ser medida fisicamente.
É verdade que não
é possivel imaginar o modo como
existem as substâncias suprafísicas.
Certamente não existem do mesmo modo
(físico), como as partículas físicas
dos neutrinos, pósitrons, elétrons,
prótons, nêutrons, etc. É
possível imaginar, no entanto, que
as substâncias SUPRAFÍSICAS devem
ser dotadas de FORMA SUPRAFÍSICA,
podendo ter uma certa DIMENSÃO SUPRAFÍSICA.
Certamente que não têm a mesma
ESSÊNCIA ou FORMA SUBSTANCIAL das partículas
físicas, pois NÃO POSSUEM MASSA.
Entretanto, é importante ter
em mente que o mundo SUPRAFÍSICO
é um mundo invisível CRIADO, é
CRIATURA de DEUS. Portanto a substância
SUPRAFÍSICA, sendo substância CRIADA,
NÃO SE IDENTIFICA com a SUBSTÂNCIA
de DEUS. Pois a substância de
Deus NÃO É FÍSICA nem
SUPRAFÍSICA, mas puramente ESPIRITUAL,
INTELECTIVA PERFEITA, ETERNA, INCRIADA:
DEUS é ESPÍRITO.
O CÉU que foi criado (não
o firmamento, mas "...OS CÉUS DO
SENHOR"), sendo natureza SUPRAFÍSICA, como
deve ser, não deve também ser
confundido com VERDADE ONTOLÓGICA. Pois
esta é ESSÊNCIA não criada,
existe coeternamente em modo INTELIGÍVEL,
gerada no VERBO de DEUS, é
"pensamento" eterno de Deus, essência
e MODELO EXEMPLAR do mundo criado,
das criaturas visíveis e invisíveis.
O VERBO de Deus é ESPÍRITO,
identifica-se com Deus no Seu próprio
SER e ESSÊNCIA, é expressão
do Ser de Deus, GERADO ETERNAMENTE,
mas NÃO CRIADO. Como
diz a Bíblia:
"DEUS
É ESPÍRITO e aqueles que o
adoram devem adorá-lo EM ESPÍRITO
e VERDADE."
(Jo
4, 24).
E Deus CRIOU O HOMEM à sua
imagem, em natureza ESPIRITUAL, portanto
em natureza espiritual CRIADA. Assim
sendo, imagino, e pode-se compreender, a
existencia de CINCO diferentes NATUREZAS
do SER:
-
NATUREZA
FÍSICA MATERIAL: a MATÉRIA,
como a conhecemos, MENSURÁVEL, existindo
em suas diferentes FORMAS e diferentes
GRAUS de SER. É natureza criada
temporal, existe em DEVIR vinculada ao
tempo criado. É limitada, finita,
corruptível.
-
NATUREZA
FÍSICA IMATERIAL: a PURA-ENERGIA (FÍSICA),
enquanto se apresenta como substância
imaterial FÍSICA criada, existente EM
MODO FÍSICO, imanente, como ACIDENTE,
na matéria; tem qualidade física,
MENSURÁVEL. O magnetismo, eletromagnetismo
e a gravidade, certamente, são manifestações
da pura-energia física imaterial; são
mensuráveis e vinculadas à matéria
e ao tempo.
-
NATUREZA
SUPRAFÍSICA: a SUBSTÂNCIA SUPRAFÍSICA,
enquanto se apresenta como substância imaterial
criada EM MODO SUPRAFÍSICO, quer dizer,
tem qualidade suprafísica, por isso
é IMENSURÁVEL, mas certamente existindo
em diferentes FORMAS e GRAUS de SER.
É uma natureza criada, finita, incorruptível.
Não está vinculada ao tempo
em referencial físico, pois tem princípio
mas não tem fim (tem a
existência no EVO, EVITERNIDADE).
-
NATUREZA
ESPIRITUAL-INEFÁVEL: o SER de DEUS,
o ESPÍRITO INCRIADO, natureza puramente
INCORPÓREA IMATERIAL INTELECTIVA ETERNA,
subsistente em sí e por si,
ATO PURO, identifica-se com sua ESSÊNCIA,
existe desde sempre e para sempre,
não está vinculada a nenhum
tempo, é imutável; é infinita;
sendo incriada, não tem limites,
sua FORMA é sua ESSÊNCIA.
-
NATUREZA
ESPIRITUAL-CRIADA (INTELECTIVA): é
IMAGEM, em SUBSTÂNCIA, da natureza
espiritual-inefável. É imaterial, FORÇA
E POTÊNCIA da natureza SUPRAFÍSICA
criada, mas em maior GRAU de pureza
e nobreza; é substância INTELECTIVA
SUBSISTENTE, finita, incorruptível; em sí
mesma não está vinculada ao
tempo em referencial físico, tem princípio
mas não tem fim, participa da
eternidade (na eviternidade, o EVO).
Quanto à natureza física MATERIAL,
o NEUTRINO, o ANTINEUTRINO, o PÓSITRON
e o ELÉTRON representam suas menores
partículas, têm dimensão diminuta
mas MENSURÁVEL. O PÓSITRON e
o ELÉTRON, têm massa aproximada
de 1.E-27 gramas (onde E-27 é igual
a 10 ELEVADO À POTENCIA NEGATIVA -27),
massa esta que é cerca de 1837
VEZES MENOR do que a do PRÓTON.
O neutrino e o antineutrino têm massa
de valor quase nulo, mas ainda desconhecido.
Quanto à natureza FÍSICA IMATERIAL,
é MENSURÁVEL, pode ser percebida
nas suas manifestações físicas
conhecidas, como carga elétrica, magnetismo,
gravidade, eletromagnetismo, etc. As duas
menores partículas FÍSICAS imateriais,
seriam o POSITRINO e o ELETRINO. Pode-se
imaginar uma "dimensão física imaterial"
do positrino ou eletrino, como sendo
por exemplo de 1.E-30 gramas ou ainda
menor, como 1.E-33 g, 1.E-100, etc.
Quanto à natureza SUPRAFÍSICA, é
IMATERIAL, IMENSURÁVEL, pode existir
em diversos GRAUS DE SER, mas certamente
não se identifica com a substância
MATERIAL, não contém materialidade.
Quanto à natureza ESPIRITUAL-INEFÁVEL,
é substância IMATERIAL pura, IMENSURÁVEL,
certamente NÃO TEM PARTÍCULAS, é
natureza SIMPLES ilimitada, infinita e PERFEITA.
É possível compreender um pouco
a sua PUREZA, lendo na BÍBLIA,
em diversas passagens, como por exemplo:
"Há
nela (na Sabedoria) um ESPÍRITO INTELIGENTE,
santo, ÚNICO... por causa
da SUA PUREZA, passa e PENETRA através
de tudo."
(Sb
7, 22-25).
Quanto à natureza ESPIRITUAL CRIADA,
sendo IMAGEM é como que CÓPIA
(não em forma, mas em SUBSTÂNCIA)
da natureza ESPIRITUAL-INEFÁVEL; mas, certamente,
é natureza limitada pois é
criada, FORMADA, portanto tem forma; sendo
IMAGEM em SUBSTÂNCIA, não tem
partículas.
O MUNDO SUPRAFÍSICO - os Céus
do Senhor - é o mundo que Deus
criou para as CRIATURAS SUPRAFÍSICAS
e ESPIRITUAIS, para os anjos
e os espíritos bem-aventurados, existindo
no EVO (eviternidade), onde LOUVAM A
DEUS e contemplam a SUA GLÓRIA,
"FACE A FACE", definitivamente, PARTICIPANDO
da ETERNIDADE de DEUS. Por
isso o MUNDO SUPRAFÍSICO pode ser
chamado MUNDO ESPIRITUAL, isto é,
o MUNDO onde HABITAM os seres ESPIRITUAIS.
Portanto, assim como no mundo
material os seres materiais são compostos
de MATÉRIA e FORMA, pode-se compreender
que no mundo suprafísico os
seres ESPIRITUAIS que lá habitam (os
anjos, os espíritos bem-aventurados...),
devem ter uma FORMA, existindo em CORPO
ESPIRITUAL (CORPO SUPRAFÍSICO).
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