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CAPÍTULO  VIII - A  NATUREZA  SUPRAFÍSICA
--OS  CÉUS  DO  SENHOR--
 
 
        A  FILOSOFIA  grega  antes  de  Platão  (428 - 347 a.C.)  era  uma  filosofia  da  "PHYSIS"  ou  naturalismo,  em  que  os  filósofos  gregos,  em  uma  "PRIMEIRA  NAVEGAÇÃO"  através  da  filosofía,  tentavam  explicar  os  princípios  e   origens  do  universo  recorrendo  a  CAUSAS  FÍSICAS  como  água,  fogo,  ar,  terra,  etc.    PLATÃO,  através  de  uma  "SEGUNDA  NAVEGAÇÃO",  buscou  uma  nova  rota  da  filosofia  e  "descobriu"  intuitivamente  a  existência  do  ser  SUPRAFÍSICO,  o  ser  INTELIGIVEL  no  plano  do  raciocínio  puro,  aquilo  que  pode  ser  conhecido  APENAS  PELO  INTELECTO.   Diz  PLATÃO  no  seu  livro  "Fédon":
 
"Tive  medo  de  que  minha  alma  se  tornasse  completamente  cega  olhando  as  coisas  com  os  olhos  e  buscando  captá-las  com  cada  um  dos  outros  sentidos.   Por  isso,  achei  necessário  refugiar-me  nos  RACIOCÍNIOS,  para  neles  considerar  a  veracidade  das  coisas.   Seja  como  for,  encaminhei-me  nessa  direção  e,  a  cada  vez,  tomando  por  base  o  RACIOCÍNIO  que  me  parece  mais  sólido,  julgo  verdadeiro  aquilo  que  com  ele  concorda,  tanto  em  relação  às  causas  como  no  que  se  refere  a  outras  coisas,  considerando  como  não  verdadeiro  aquilo  que  com  ele  não  concorda..."
 
        Na  BÍBLIA,  pela  REVELAÇÃO  com  autoridade  do  próprio  DEUS,  é  possivel  conhecer,  desde  ANTES  de  Platão,  que  tudo  que  existe,  EXISTE  devido  a  uma  CAUSA  SUPERIOR,  um  SER  que  não  é  FÍSICO,  e  não  é  também   SUPRAFÍSICO,  mas  sim  de  natureza   ESPIRITUAL, que  é  ESPÍRITO,  e  que  certamente  é  INTELIGÍVEL,  pois  sua  EXISTÊNCIA,  mas  não  sua  ESSÊNCIA,  pode  ser  conhecida  através  do  INTELECTO,  mas  é  conhecido  essencialmente  pela  FÉ,  na  REVELAÇÃO:  pois  essa  causa  superior  é  DEUS  que,  ultrapassando  todos  os  raciocínios  humanos,  REVELA-SE  ESPÍRITO,  CRIADOR  de  todas  as  coisas  visíveis  e  invisíveis.  Com  a  REVELAÇÃO  DE  DEUS,  o  homem  FIEL  crê,  pela  FÉ,  mas  também  REFLETE,  como  o  filósofo.   E  com  a  luz  da  razão,  complementando  a  fé,  COMPREENDE  que  só  mesmo  a  CRIAÇÃO  pode  explicar  a  origem  do  mundo.    Como  REVELA  a  Bíblia:
 
"No  princípio,  Deus  CRIOU  o  CÉU  e  a  TERRA..."
(Gn 1, 1).
 
"Sede  abençoados  PELO  SENHOR,  O   AUTOR  DOS  CÉUS  E  DA  TERRA.     ...Os  CÉUS  são  OS  CÉUS  DO  SENHOR,  mas  a  TERRA,  deu-a  aos  filhos  de  Adão."
[Sl  115 (113B),  15-16].
 
"...É  A  VÓS,  HOMENS,  que  eu  clamo  (diz  a  SABEDORIA)...     São  JUSTAS  todas  as  PALAVRAS  de  minha  boca...     Todas  são  CLARAS  para  quem  sabe  ENTENDER  e  SIMPLES  para  quem  encontrou  o  CONHECIMENTO...     FELIZ  O  HOMEM  QUE  ME  OUVE...     Pois  QUEM  ME  ENCONTRA  encontrou  a  VIDA  e  alcançou  o  favor  do  Senhor."
(Pr  8, 4  .  8-9  .  34-35).
 
        Refletindo  sôbre  estas  palavras  da  Bíblia  é  possivel  entender  claramente  que  a  TERRA  Deus  criou  e  deu  AOS  HOMENS,  aos  filhos  de  Adão.  E  o  CÉU  que  Deus  criou  são  os  CÉUS  DO SENHOR.   São,  portanto,  DOIS  MUNDOS,  diferentes  mas  constituindo  um  único  UNIVERSO  CRIADO  por  Deus:
        Quanto  à  existência  do  mundo  FÍSICO  é  facil  de  acreditar,  pois  pode  ser  visto  e  percebido   com  os  olhos   e  os   demais  sentidos  do  corpo.  Mas  quanto  ao  mundo  SUPRAFÍSICO   -  OS  CÉUS  DO  SENHOR   -   que  é  um  mundo  imaterial,  apenas  aqueles  que  têm  a  fé  acreditam  que  existe,  pela  autoridade  da  REVELAÇÃO  de  Deus.   Muitos,  que  não  têm  a  fé,  não  acreditam  ou  simplesmente  procuram  ignorar,  não  se preocupam,  principalmente  nos  dias  atuais,  em  que  as  pessoas  são  muito  racionais,  "muito  inteligentes",  muito  preocupadas  em  ter,  não  se  preocupam  em  saber  a  verdade  de  Deus,  não  dedicam  o  pensamento  e  a  reflexão  ao  conhecimento  daquilo  que  não  podem  perceber  com  os  olhos  ou  com  os  demais  sentidos  do  corpo.   Mesmo  pessoas  que  têm  alguma  fé,  não  querendo  parecer  tôlas,  temendo  o  "ridículo"  da  verdade,  solidarizam-se  com  as  pessoas  mais  "cultas  e  inteligentes"  e,  embora  não  desacreditando,  não  têm  coragem  de  dizer  publicamente  que  acreditam  na  existência  dos  céus  do  Senhor.  Sentem  "vergonha".
 
        SANTA  TERESA  DE  JESUS  (de  Ávila),  agraciada  por  Deus  com  uma  experiência  espiritual  muito  rica,  fruto  de  seu  ENCONTRO  PESSOAL  com  DEUS,  escreveu  a  sua  vida  no  livro  intitulado  "Livro  da  Vida".  Êste  seu  encontro  com  Deus,  que  manteve  durante  toda  a  sua  vida  de oração,  teve  o  reconhecimento  da  Igreja,  que  lhe  concedeu  o  título de  doutora  da  Igreja.   Escreve SANTA  TERESA  assim,  sobre  o  CÉU:
 
"Uma  noite,  estando  tão  doente,  a  ponto  de  querer  dispensar-me  de  ter  oração,  tomei  um  rosário  para  rezar  vocalmente,  procurando  não  recolher  o  intelecto...   Ao  cabo  de  bem  pouco  tempo,  sobreveio-me  um  ARREBATAMENTO  de  espírito...   Parecia-me  estar  DENTRO  DO  CÉU,  e  as primeiras  pessoas  que  lá  ví  foram  meu  pai  e  minha  mãe.   Contemplei  coisas  tão  sublimes...   Temi  alguma  ilusão.  Contudo  não  me  pareceu  engano.   Não  sabia  o  que  fazer.   Tinha  grande  vergonha  de  ir  ao  confessor  relatar  isto,  não  por  humildade,  creio  eu,  senão  pelo  temor  de  que  zombasse  de  mim  e  me  perguntasse  se  eu  era  São  Paulo  ou  São  Jerônimo  para  ver  coisas  do  céu...
 
Com  o  decorrer  do  tempo  aconteceu,  e  acontece  ainda  algumas  vezes,  ir-me  o  Senhor  mostrando  maiores  SEGREDOS...   Quisera  eu  poder  dar  a  conhecer  alguma  parte  mínima  do  que  entendia  nessas  revelações...   A  diferença  existente  entre  a  luz  que  vemos  e  a  que  então  nos  é  representada  é  tão  grande  que,  apesar  de  ambas  serem  luz,  não  há  comparação.  Mesmo  a  claridade  do sol  parece  desbotada.   Em  suma,  por  mais  sutíl  que  seja,  A  IMAGINAÇÃO  NÃO  É  CAPAZ  DE  PINTAR  nem  de  esboçar  ESSE  ESPLENDOR...   Bendito  e  louvado  seja  Deus  para  todo  o  sempre!   Pelo  sangue  que  seu  Filho  derramou  por  mim,  praza  a  Sua  Majestade  não  me  aconteça  como  a  Lúcifer,  que  por  sua  culpa  tudo  perdeu."
 
        SANTA  TERESA  fala,  também,  de  uma  visão  do  inferno  que  teve  em  outra  ocasião.  Diz  ela  sôbre  o  INFERNO:
 
  "Havia  muito  tempo  que  o  Senhor  me  fazia  muitas  graças,  já  referidas,  e  outras  ainda  maiores,  quando  um  dia,  estando  em  oração,  achei-me  subitamente,  ao  que  parecia,  metida  corpo  e  alma  NO  INFERNO...   O  TORMENTO  interior  é  tal,  que  não  há  palavras  para  o  definir...   Na  alma  sentí  tal  fogo,  que  não  tenho  capacidade  para  o  descrever...   O  pior  era  saber  que  seria  SEM  FIM,  sem  jamais  cessar.   Sim,  repito,  tudo  mais  pode  chamar-se  NADA,  em  relação  ao  AGONIZAR  DA  ALMA:   é  um  apêrto,  um  afogamento,  uma  AFLIÇÃO  TÃO  INTENSA,  e  acompanhada  de  uma  TRISTEZA  tão  DESESPERADA  e  pungente,  que  não  sei  como  posso  explicar  semelhante estado...   Nesta  ocasião  o  Senhor  não  quis  que  eu  visse  mais  de  tudo  aquilo  que  há  no  inferno.   Sentí  imensa  compaixão  vendo  tantas  ALMAS  QUE  SE  CONDENAM.   Daí  também  me  vieram  fortes  ímpetos  de  salvar  almas.   Padeceria  mil  mortes,  de  muito  boa  vontade,  para  livrar  uma  só  alma  de  tão  grandes  tormentos...   E  vemos  tantas  almas  que  o  demônio  cada  dia  arrasta  consigo...   Isto  igualmente  me  faz  desejar  que,  em  matéria  que  tanto  nos  importa,  não  nos  contentemos,  enquanto  não  tivermos  feito  tudo  que  estiver  ao  nosso  alcance  para  livrá-las..."
 
        Possivelmente  muitas  pessoas,  especialmente  entre  as  "cultas,  esclarecidas  e  inteligentes",  duvidarão  das  palavras  de  Santa  Teresa  e  dirão:  como  pode  alguém  conhecer  o  CÉU  e  o  INFERNO?  Essas  pessoas,  que  são  "práticas,  realistas",  só  acreditam  naquilo  que  podem  ver  ou  sentir,  ou   pode  ser  comprovado  matematicamente.   Ao  escrever  êste  capítulo,  a  minha  intenção  está  dirigida  especialmente  para  essas  pessoas  mais  INCRÉDULAS  que  só  acreditam  mediante  argumentos  RACIONAIS.  É  preciso  tentar  tudo,  como  disse  Santa  Teresa,  para  sensibilizar  essas  almas  tanto  quanto  for  possivel  -  "oportuna  ou  inoportunamente",  como  disse  São  Paulo  -  para  livrá-las  do  sofrimento  do  inferno.
 
        Nos  capítulos  anteriores  falei  mais  demoradamente  sôbre  a  criação  do  mundo  físico,  mundo  material.  Agora  pretendo  TENTAR  MOSTRAR,  especialmente  para  aquelas  pessoas  mais  racionais  e  incrédulas,  através  de  um  RACIOCÍNIO  intuitivo  mas  lógico  e  facil  de  compreender  que,  assim  como  existe  o  mundo  FÍSICO  criado,  real,  também  É  POSSIVEL  existir,  como  de  fato  tantos  de  nós  cremos  que  existe,  um  OUTRO  MUNDO,  também  REAL,  um  mundo  SUPRAFÍSICO  (metafísico, ESPIRITUAL), constituido  pelos  CÉUS DO  SENHOR.    Compreendo  que  esta  é  uma  tarefa  muito  TEMERÁRIA,  pois  a  própria  Bíblia  diz,  no  Livro  do Sirácida  (ou  Eclesiástico),  em  desencorajamento:
 
"O  que  é  muito  dificil  para  tí,  não  o  procures;   o  que  está  acima  de  tuas  forças,  não  o  investigues."
( Sr  3,   21).
 
        Mas  diz  também  a  Bíblia,  no  mesmo  Livro :
 
"FELIZ  O  HOMEM  que  se  aplica  à  SABEDORIA  e  que  emprega  sua  inteligência  a  REFLETIR;   que  MEDITA  no  coração,  em  seus  caminhos,  e  PENSA  EM  SEUS  SEGREDOS.
(Sr  14,   20-21).
 
        E diz SÃO  BOAVENTURA,  iniciando  sua  obra  "Itinerarium  mentis  in  Deum",  escrita  cerca  do  ano  1260  d.C. :
 
"NINGUÉM  CHEGA  CORRETAMENTE  A  DEUS  senão  através  do  Crucificado...   Antes  de  mais  nada  (faça  uma  prece),  a  oração  feita  por  Jesus  Cristo,  para  que  não  se  iluda  de  que  possam  bastar  a  leitura  sem  a  PIEDADE,  a  especulação  sem  a  DEVOÇÃO,  a  busca  sem  a  ADMIRAÇÃO,  a  ciência  sem  o  AMOR,  a  inteligência  sem  a  HUMILDADE,   ...a  INTUIÇÃO  e  a  INVESTIGAÇÃO  humanas  sem  a  sabedoria  INSPIRADA  POR  DEUS.   Em  nossa  condição  atual,  todo  O  UNIVERSO  CONSTITUI  UMA  ESCADA  para  ASCENDER  ATÉ  DEUS.   Entre  as  coisas,  algumas  são  SOMBRAS,  outras  são   IMAGEM;  algumas  são  corpóreas,  outras  espirituais;  algumas  são  temporais,  outras  são  eternas;  algumas   estão  fora  de  nós,  outras  dentro  de  nós.  Assim,  para  alcançar  o  PRINCÍPIO   PRIMEIRO,  que  é  ESPIRITUALÍSSIMO,  eterno  e  transcendente,  antes  de  mais  nada  devemos  PARTIR  DA  CONSIDERAÇÃO  DOS   OBJETOS  CORPÓREOS,  temporais  e  fora  de  nós,  pois  neles  estão  o  VESTÍGIO  e  a  PEGADA  DE  DEUS.   E  assim  nos  encaminhamos  pela  trilha  de  Deus.   Depois,  devemos  penetrar  DENTRO  DE  NÓS  MESMOS,  considerando  a  NOSSA  MENTE,  que  é  IMAGEM  eterna,  espiritual  e  interior.  Isso  significa  ENTRAR  NA  VERDADE  DE  DEUS.   Por  fim,  devemos  nos  elevar  acima  de  nós,  ao  Eterno  Princípio Primeiro,  espiritualíssimo  e  transcendente.   Isso  quer  dizer  desfrutar  da  experiência  de  Deus,  e  prestar  homenagem  à  sua  majestade..."
 
        Diz,  também,  Sua  Santidade  o  PAPA  JOÃO PAULO II,  mais  recentemente,  em  sua  magnífica  Carta  Encíclica  "Fé  e  Razão":
 
"Quando  A  RAZÃO  consegue  INTUIR  e  formular  os  PRINCÍPIOS  primeiros  e  universais  do  ser,  e  deles  DEDUZIR  correta  e  coerentemente  CONCLUSÕES  de  ordem  lógica  e  deontológica,  então  pode-se  considerar  uma  RAZÃO  RETA...    A  primeira  regra  é  ter  em  conta  que  o  CONHECIMENTO  do  homem  é  um  caminho  que  não  permite  descanso;  a  segunda  nasce  da  consciência  de  que  não  se  pode  percorrer  tal  caminho  com  o  ORGULHO  de  quem  pensa  que  tudo  seja  fruto  da  conquista  pessoal;  a  terceira  regra  funda-se  no  "TEMOR  DE  DEUS",  de  quem  A  RAZÃO  deve  reconhecer  tanto  a  transcendência  soberana,  como  o  amor  solícito  no  governo  do  mundo.     ...Sente-se  isso  mesmo,  por  exemplo,  nas  palavras  com  que  o  Livro  dos  Provérbios  denuncia  o  cansaço  provado  ao  tentar  compreender  os  misteriosos  desígnios  de  Deus.  Todavia,  apesar  da  fadiga,  O  FIEL  NÃO  DESISTE.   E  a  FORÇA  para  continuar  o  seu  caminho  RUMO  À  VERDADE  provém  DA  CERTEZA  de  que  Deus  o  criou  como  um   EXPLORADOR,  cuja  missão  é  NÃO  DEIXAR  NADA  SEM  TENTAR,  não  obstante  a  contínua  chantagem  da  dúvida.   Apoiando-se  em  Deus,  o  fiel  permanece,  em  toda  parte  e  sempre,  inclinado  para   o  que  é  BELO,  BOM  e  VERDADEIRO."
 
        É  certo  que  ninguém  pode  conhecer  o  mundo  SUPRAFÍSICO,  os  CÉUS  DO  SENHOR,  através  dos  olhos  ou  dos  sentidos  do  corpo  físico.  Enquanto  vive  FISICAMENTE,  na  materialidade,  o  homem  não  pode  atingir  a  IMATERIALIDADE  SUPRAFÍSICA,  só  pode  IMAGINÁ-LA.  Então  só  podemos  COMPREENDER  a  imaterialidade  suprafísica,  pelo  menos  UM  POUCO,  fazendo  uso  da  LIBERDADE  do  PENSAMENTO,  com  a  ajuda  da  IMAGINAÇÃO.  Pois  não  podemos  conhecer  os  Céus  do  Senhor  experimentalmente,  enquanto  ser  temporal  e  material  que  somos.  E  assim,  vou  procurar  IMAGINAR  E  PENSAR,  mas  RACIOCINANDO  na  FÉ.
 
        Como  diz  a  Bíblia,  QUANDO  DEUS  CRIA  o  UNIVERSO,  começa  com  a  criação  dos  PRIMEIROS  ELEMENTOS...,  a  poeira  formadora  do  universo  (Pr  8,   25-26).   Nos  capítulos  anteriores  identifiquei  os  primeiros  ELEMENTOS  criados  do  UNIVERSO  como  a  POEIRA  DO  UNIVERSO,   as  minúsculas  PARTÍCULAS  FÍSICAS  IMATERIAIS  de  PURA-ENERGIA  que  deram  origem  ao  universo,  como  que  em  um  BIG BANG.    Como  já  disse,  foi  em  1897  que  a  ciência  humana  descobriu  o  ELÉTRON,  uma  partícula  física  elementar  básica  da  matéria,  constituida  de  MASSA  e  CARGA  ELÉTRICA  NEGATIVA;  e   depois,  em  1932,  descobriu  o  PÓSITRON,  também  uma  partícula  física  elementar  básica,  de  MASSA  igual  ao  elétron  e  CARGA  ELÉTRICA  POSITIVA;  e  o  NEUTRINO,  a  mais  minúscula  partícula  física  elementar  de  MASSA,  e  que  é  eletricamente  NEUTRO.   E  mostrei  o  MODO  como  imaginei,  em  que  ELÉTRONS  e  PÓSITRONS  foram  aglomerados  ordenadamente  (pelo  Criador)  para  formar  as  partículas  elementares  compostas,  da  matéria,  principalmente  o  PRÓTON  e  o  NÊUTRON,  que  por  sua vez  foram  aglomerados  para  formar  o  NÚCLEO  DO  ÁTOMO.   E  os  átomos,  por  sua  vez,  aglomerados  para  formar  as  moléculas  das substâncias  materiais.
 
        Mostrei  também  como  imaginei  que  ELÉTRON  e  PÓSITRON  podem  ter  sido  formados,  cada  um,  a  partir  de  uma  PARTÍCULA  física  material  (a  MASSA,  formada  da  pura-energia  a  partir  do  eletrino  e  positrino),  na  qual  existe  uma  certa  porção  de  PURA-ENERGIA  ATIVA,  POSITIVA  no  pósitron  e  NEGATIVA  no  elétron.  Assim  sendo,  em  última  análise,  qualquer  substância  material  pode  ser  reduzida  basicamente  a  estas  duas minúsculas  partículas  materiais  elementares  mais  simples,  formadoras  da  matéria,  que  são  o  PÓSITRON  e  o  ELÉTRON,  constituidos  de  massa  e  pura-energia  ativa;  e  o  neutrino,  que  só  possui  massa,  sem  carga  de  pura-energia  ativa.
 
        A  MASSA,  em  sí  mesma,  conforme  já  mostrei,   certamente  deve  ser  formada  a  partir  da  união da  PURA-ENERGIA  NEGATIVA  com  a  POSITIVA,  as  quais  se  neutralizam  e  se  realizam  plenamente  uma  na  outra,  tornando-se  densamente  compactadas  em  MASSA.  Uma  vez  no  estado  de  massa,  caracteriza  a   CONSISTENCIA   FÍSICA  da  partícula  material.  A   PURA-ENERGIA   ATIVA,  que permanece  IMANENTE  na  massa,  atua  como   FORÇA  DE  INTERAÇÃO,  proporcionando  então  a  possibilidade  de  agregação  das  partículas  simples  elementares  básicas,  para  formação  das  partículas  compostas  e  dos  núcleos  dos  átomos  dos  diversos  elementos  simples  que  constituem  as  substâncias  materiais.
 
        É  pela  CONSISTÊNCIA  FÍSICA  da  partícula,  a  MASSA,  que  se  caracteriza  a  MATERIALIDADE  das  substâncias  e  que  se  formam  os  CORPOS  MATERIAIS.    A  PURA-ENERGIA,  em  sí  mesma,  não  possui  consistência  física  MATERIAL,  não  é  matéria,  e  então  pode-se  dizer,  tranquilamente,  que  ela  é  IMATERIAL     (mas  FÍSICA).  Certamente  não  se  poderia  "pegar  ou  segurar"  a  pura-energia  do  mesmo  modo  que  é  possivel  "pegar  ou  segurar"  a  massa.  No  entanto  pode-se  entender  claramente  que  o  SER  IMATERIAL  físico  e  invisivel  da  pura-energia  não  significa  uma  irrealidade,  isto  é,  um  NÃO-SER.  Pois  como  é  constatado  pela  ciência,  a  PURA-ENERGIA  existiu  no  BIG-BANG,  e  EXISTE  no  PÓSITRON  e  no  ELÉTRON,  sendo  identificada  como  CARGA  ELÉTRICA;  logo  a  pura-energia  existe  verdadeiramente.  É  REAL.
 
        Assim,  é  possivel  entender  que  a  PORÇÃO  da  pura-energia  POSITIVA  ativa  que  existe  no  pósitron,  bem  como  a  PORÇÃO  de  pura-energia  NEGATIVA  ativa  que  existe  no  elétron,  são  porções   imateriais  FÍSICAS,  que existem  EM  SÍ  MESMAS,  mas  IMANENTES  nas  partículas  de  massa  do  PÓSITRON  e  do  ELÉTRON.
 
        Do  mesmo  modo  como  pósitron  e  elétron  existem  como  partículas  FÍSICAS,  é  possivel  entender  que  as  DUAS  QUALIDADES  da  PURA-ENERGIA  (a  positiva  e  a  negativa)  que  existem  respectivamente  no  pósitron  e  no  elétron,  podem  ter  existência  como  partículas  físicas  IMATERIAIS  INDIVIDUALIZADAS,  da  pura-energia.  Esssas  partículas  físicas  imateriais  da  pura-energia  certamente  são  FORMADORAS  das  partículas  FÍSICAS  de  MASSA,  como  já  mostrei  anteriormente.
 
        A  BÍBLIA  revela:  "No  principio  Deus  criou  o  CÉU  e  a  TERRA..."
 
        Diz  Santo  Tomás  de  Aquino  na  Suma  Teológica:
 
"DEUS  é  o  mesmo  que  sua  ESSÊNCIA  ou  NATUREZA...   DEUS  não  é  COMPOSTO  de  nenhuma  maneira,  mas  totalmente  SIMPLES.  Deve-se  dizer  que  o  que  procede  de  DEUS  a  Ele  se  assemelha,  como  os  efeitos  da  causa  primeira  a  ela  se  assemelham.      ...Ora,  pertence  à  razão  de  SER  CAUSADO  ser  COMPOSTO  de  alguma  maneira,  porque  pelo  menos  seu  SER  é  distinto  de  sua  ESSÊNCIA.   ...Se,  porém,  a  alma  é  FORMA  em  alguma  parte  sua,  chamamos  a  essa  parte  ALMA,  e  à  matéria,  da  qual  é  imediatamente  ATO,  chamamos  o  PRIMEIRO  ANIMADO...    Se  esse  composto  fosse  FORMA  por  alguma  de  suas  partes,  a  essa  forma  chamaríamos:  ALMA;  e  àquele  de  que  é  FORMA:   PRIMEIRO  ANIMADO,  como  foi  dito  acima.
 
...Deve-se  dizer  que  a  mesma  IMATERIALIDADE  da  SUBSTÂNCIA  CRIADA  não  é  seu  INTELECTO;  mas  é  por  ser  IMATERIAL  que  ela  tem  o  poder  de  conhecer.   Não  é  necessário,  portanto,  que  o  intelecto  seja  a  SUBSTÂNCIA  DA  ALMA,  mas  que  seja  sua  FORÇA  E  POTÊNCIA...    Deve-se  dizer  que  os  EFEITOS  de  DEUS  o  imitam,  não  perfeitamente,  mas  na  medida  do  possível.   Devido  a  essa  imperfeição  na  imitação,  o  que  é  SIMPLES  e  uno  só  pode  ser  expresso  por  uma  multiplicidade.   E  assim,  ocorre  NELES  a  COMPOSIÇÃO,  de  onde provém  que  NELES  não  é  o  mesmo  o  SUPÓSITO  e  a  NATUREZA.
 
....Deve-se  dizer  que  o  LUGAR  da   CONTEMPLAÇÃO  é  CORPÓREO,  não  por  necessidade,   mas  por  conveniência,  como  a  claridade  exterior  convém  à  interior.    ...Pode-se  dizer  que  o  CÉU  EMPÍREO  tem  luz  não  condensada,  capaz  de  emitir  raios  luminosos  como  o  sol,  mas  mais  sutil.   Ou  então,  dizer  que  tem  a  CLARIDADE  DA  GLÓRIA,  diferente  da  claridade  natural.     Era,  com  efeito,  esperada  na  futura  remuneração  uma  DUPLA  GLÓRIA:   ESPIRITUAL  e  CORPORAL,  não  somente  para  os  CORPOS  HUMANOS  que  serão  GLORIFICADOS,  como  também  para  TODO  O  MUNDO  a  ser  RENOVADO.   Foi  INICIADA  a  glória  espiritual  na  beatificação dos  anjos  desde  o  princípio  do  mundo,  e  glória  igual  foi  prometida  para  os  santos,  conforme  o  evangelho  de  Lucas.   Por  isso,  também  convinha  que  a  GLORIFICAÇÃO,  desde  o  início,  começasse  em  algum  CORPO,  o  qual,  também  desde  o  início,  fosse  livre  de  corrupção  e  de  mudanças,  totalmente  luminoso,  como  toda  a  CRIATURA  CORPORAL  espera  alcançar  depois  da  futura  ressurreição.   Por  isso,  o  CÉU  foi  chamado  de  EMPÍRIO,  isto  é,  ÍGNEO,  não  devido  ao  ardor,  mas  ao  ESPLENDOR."
 
        Assim,  é  possivel  compreender,  perfeitamente,  a  existência  de  dois  tipos  de  SUBSTÂNCIAS  criadas:
        Do  mesmo  modo  que  a  SUBSTÂNCIA  FÍSICA  existe  em  diversos  GRAUS  DE  SER,  nos  seus  diferentes  generos  e  espécies,  como  os  animais,  os  minerais  e  os  vegetais,  assim   também   a  SUBSTÂNCIA   SUPRAFÍSICA   deve   existir   em   diferentes   GRÁUS   DE   SER.    É  o  que  podemos  compreender  com  Santo  Tomás,  conforme  lemos  no  trecho  acima:  ... a  mesma  IMATERIALIDADE  da  SUBSTÂNCIA  CRIADA  não  é  seu  INTELECTO;  mas  é  por  ser  IMATERIAL  que  ela  tem  o  poder  de  conhecer.     NÃO  É  NECESSÁRIO,  portanto,  que  o  intelecto  seja  a  SUBSTÂNCIA  DA  ALMA,  mas  que  seja  sua  FORÇA  E  POTÊNCIA....
 
        Como   já   mencionei  anteriormente,   o   cientista  PAUL  A.  M.  DIRAC,   em   1930,  predisse,  por  motivos  teóricos,  que  a  cada  tipo  de  PARTÍCULA  elementar   corresponde   um   outro   tipo,  a  ANTIPARTÍCULA,  imagem  da  primeira,  com  características  opostas.  E  em  1932,  confirmando  a  teoria,  CARL  ANDERSON  descobriu  o  PÓSITRON,  identificado  como  ANTIPARTÍCULA  do  ELÉTRON.      Pelo  exposto,  inspirando-me  nas  palavras  de  Santo  Tomás,  que  acima  transcreví,  e  tentando  timidamente  imitar  Paul  Dirac,  posso  INTUIR  RACIONALMENTE,  IMAGINAR  e  DIZER,  por  "motivos  intuitivos"  que,  assim  como  existem  DOIS  MUNDOS  CRIADOS,  o  FÍSICO  (material)  e  o  SUPRAFÍSICO  (metafísico,  imaterial),  então,  assim  como  o  mundo  físico  é  constituido  de  partículas  físicas,  formando  os  CORPOS  FÍSICOS,  compostos  de  FORMA  e  SUBSTÂNCIA  FÍSICA,  então  o  mundo  suprafísico  deve  ser  constituido  de  SUBSTÂNCIA  SUPRAFÍSICA,  formando os  CORPOS  SUPRAFÍSICOS,  compostos  de  FORMA  e  SUBSTÂNCIA  SUPRAFÍSICA (sendo  a  substância  suprafísica  também   criada  NO  PRINCÍPIO).
 
        Não  é  dificil  entender  que  pode  ser  assim,  especialmente  para  quem  possui  a  fé  em  Deus  Criador  de  todas  as  coisas,  visíveis  e  invisíveis.  Tomando  a  Bíblia,  no  Livro  do  Apocalipse  (Revelação),  leio  o  seguinte:
 
"Eis  a  morada  de  Deus  com  os  homens...    E  mostrou-me  a  CIDADE  SANTA,  a  Jerusalém  que  descia  do  céu,  de  junto  de  Deus.  Ela  BRILHAVA  com  a  própria  LUZ  DE  DEUS.     Seu  ESPLENDOR  era  como  de  uma  PEDRA  PRECIOSA,  como  pedra  de  jaspe  cristalino.     ...O  material  das  muralhas  era  jaspe  e  a  cidade  era  de  um  OURO  PURO  parecido    com  PURO  CRISTAL...     Os  fundamentos  das  muralhas  da  cidade  estavam  adornados  com  todo  tipo  de  pedras  preciosas:  o  primeiro  alicerce  era  de  jaspe,  o  segundo  de  safira,   ...de  calcedônia,   ...de  esmeralda,   ...de  sardônio,   ...de  berilo,   ...de  topázio...     E  a  praça  da  cidade  era  de  OURO  PURO  como  CRISTAL  LÍMPIDO.     ...Ele  mostrou-me  depois  um  RIO  DE  ÁGUA  VIVA,  BRILHANTE  COMO  CRISTAL,  que  jorrava  do  trono  DE  DEUS  E  DO  CORDEIRO...     No  meio  da  praça  da  cidade  e  dos  dois  braços  do  rio,  há  uma  ÁRVORE  DE  VIDA..."
(Ap  21,   1-21;   22,  1-2).
 
        Conforme  podemos  ler  nos  trechos  acima,  na  descrição  da  Cidade  Santa  (a  Jerusalém  celeste)  o  texto  menciona  a  EXISTÊNCIA  do  OURO  e  diversos  tipos  de  pedras  preciosas  e  por  duas  vezes  refere-se  assim  ao   OURO  EXISTENTE  naquela  CIDADE:
        Ora,  pela  clareza  da  intenção  com  que  é  feita  a  descrição  da  CIDADE  CELESTE,  parece  evidente  que  esta  descrição,  primeiramente,  quer  mostrar  um  SENTIDO  REAL  literário,  além  de  qualquer  outro  possível  sentido  espiritual  ou  SIMBÓLICO.   É  claro  que  um  OURO  PURO  parecido  com  PURO  CRISTAL,  puro  COMO  CRISTAL  LÍMPIDO,  não  pode  ser  O  MESMO  OURO  MATERIAL  conhecido,  que  é  brilhante  mas  É  OPACO,  não  é  "CRISTALINO",  não  é  como  um  CRISTAL  LÍMPIDO.   Então,  com certeza,  o  OURO  existente  na  Cidade  de  Deus  NÃO  É  O  OURO  FÍSICO  (material)  que  conhecemos.  Existe  OUTRO  OURO,  certamente  um  OURO  SUPRAFÍSICO  (imaterial),  que  não  conhecemos,  pois  é  puro  e  LÍMPIDO  COMO  CRISTAL.   Aliás,  não  só  o  ouro,  mas  também  as  pedras  preciosas  e  tudo  mais  que  existe  na  cidade  santa  celeste  devem  ser  de  um  aspecto  maravilhoso,  tudo  muito  REAL,  mas  imaterial  SUPRAFÍSICO.
 
        Portanto  é  possivel  compreender,  RACIONALMENTE:  deve  existir  uma  substância   SUPRAFÍSICA,  formadora  do  mundo  suprafísico -  OS   CÉUS   DO   SENHOR.    Certamente  que,  para  constituir  o  MUNDO  suprafísico,  a  SUBSTÂNCIA  SUPRAFÍSICA  que  forma  os  CORPOS  suprafísicos  é  imaterial   (mas  NÃO  CONSTITUI  a  pureza        INTELECTIVA,  OU  ESPIRITUAL,  que  é  FORÇA  E  POTÊNCIA  da  substância  imaterial  suprafísica),   e  deve  ser  ORDENADA  em  um  MODO  METAFÍSICO,  diferente  do  modo  físico  como  é   a  substância  física;  mas, ainda  que  sendo  diferente,  certamente  têm  alguma  semelhança  ou  SOMBRA,  como  disse  S.  BOAVENTURA:
 
"...todo  o  universo  constitui  UMA  ESCADA  para  ascender  até  Deus.    Entre  as  coisas,  algumas  são  sombras,  outras  são  imagem..."
 
        Um  só  é  o  Deus  Criador  de  todas  as  coisas.   Então,  insisto,  assim  como  EXISTEM  as  PARTÍCULAS  FÍSICAS  elementares  básicas,  formadoras  do  mundo  físico  material,  chamadas  de  PÓSITRONS  e  ELÉTRONS,  posso  imaginar  com  perfeita  racionalidade  a  existência  da  SUBSTÂNCIA  SUPRAFÍSICA,  formadora  do  mundo  suprafísico.    Aliás,  como diz  Santo  Tomás  na  Suma  Teológica:
 
"...Deve-se  dizer  que,  segundo  Agostinho,  a  obra da  CRIAÇÃO  refere-se  à  criação  da  MATÉRIA  INFORME   e   da   NATUREZA  ESPIRITUAL  INFORME."
 
        Então,  a  substância    SUPRAFÍSICA,  sem  dimensões,  IMATERIAL,  certamente  surgiu  também  do  BIG  BANG.   A  diferença  entre  a  substância   IMATERIAL  FÍSICA  e  a   SUPRAFÍSICA,  é  que  a  primeira   tem  dimensão  física,  é  MENSURÁVEL,  pode  ser  medida  fisicamente,  enquanto  a  segunda  não  tem  dimensão  física,  é  IMENSURAVEL,  não  pode  ser  medida  fisicamente.   É  verdade  que  não  é  possivel  imaginar  o  modo  como  existem  as  substâncias  suprafísicas.   Certamente  não  existem  do  mesmo  modo  (físico),  como  as  partículas  físicas  dos  neutrinos,  pósitrons,  elétrons,  prótons,   nêutrons,  etc.  É  possível  imaginar,  no  entanto,  que  as  substâncias  SUPRAFÍSICAS  devem  ser  dotadas  de   FORMA  SUPRAFÍSICA,  podendo  ter  uma  certa  DIMENSÃO  SUPRAFÍSICA.
 
        Certamente  que  não  têm  a  mesma   ESSÊNCIA  ou  FORMA  SUBSTANCIAL  das  partículas  físicas,  pois  NÃO  POSSUEM  MASSA.      Entretanto,   é   importante  ter  em  mente  que  o  mundo  SUPRAFÍSICO  é  um mundo  invisível  CRIADO,  é  CRIATURA  de  DEUS.  Portanto  a  substância  SUPRAFÍSICA,  sendo  substância  CRIADA,  NÃO  SE  IDENTIFICA  com  a  SUBSTÂNCIA  de  DEUS.  Pois  a  substância  de  Deus  NÃO  É  FÍSICA  nem  SUPRAFÍSICA,  mas  puramente   ESPIRITUAL,  INTELECTIVA  PERFEITA,  ETERNA,  INCRIADA:    DEUS   é   ESPÍRITO.
 
        O  CÉU  que  foi  criado  (não  o  firmamento,  mas  "...OS  CÉUS  DO  SENHOR"),  sendo  natureza  SUPRAFÍSICA,  como  deve  ser,  não  deve  também  ser  confundido  com  VERDADE  ONTOLÓGICA.  Pois  esta  é   ESSÊNCIA  não  criada,  existe  coeternamente  em  modo  INTELIGÍVEL,  gerada  no   VERBO  de  DEUS,  é  "pensamento"  eterno  de  Deus,  essência  e  MODELO  EXEMPLAR  do  mundo  criado,  das  criaturas  visíveis  e  invisíveis.  O  VERBO  de  Deus  é   ESPÍRITO,  identifica-se  com  Deus  no  Seu  próprio  SER  e  ESSÊNCIA,  é  expressão  do  Ser  de  Deus,  GERADO  ETERNAMENTE,  mas  NÃO  CRIADO.    Como  diz  a  Bíblia:
 
"DEUS  É  ESPÍRITO  e  aqueles  que  o  adoram  devem  adorá-lo  EM  ESPÍRITO  e  VERDADE."
(Jo  4,   24).
 
        E  Deus  CRIOU  O  HOMEM  à  sua  imagem,  em  natureza  ESPIRITUAL,  portanto  em natureza  espiritual  CRIADA.   Assim  sendo,  imagino,  e  pode-se  compreender,  a  existencia  de  CINCO  diferentes  NATUREZAS  do  SER:
        Quanto  à  natureza  física  MATERIAL,  o  NEUTRINO,  o  ANTINEUTRINO,  o  PÓSITRON  e  o  ELÉTRON  representam  suas  menores  partículas,  têm  dimensão  diminuta  mas  MENSURÁVEL.  O  PÓSITRON  e  o  ELÉTRON,  têm  massa  aproximada  de   1.E-27 gramas  (onde  E-27 é  igual  a 10  ELEVADO  À  POTENCIA  NEGATIVA  -27),  massa  esta  que  é  cerca  de  1837  VEZES  MENOR  do  que  a  do  PRÓTON.  O  neutrino  e  o antineutrino  têm  massa  de  valor  quase  nulo,  mas ainda desconhecido.
 
        Quanto  à  natureza  FÍSICA  IMATERIAL,  é  MENSURÁVEL,  pode  ser  percebida  nas  suas  manifestações  físicas  conhecidas,  como  carga  elétrica,  magnetismo,  gravidade,   eletromagnetismo,  etc.  As  duas  menores  partículas  FÍSICAS  imateriais,  seriam  o  POSITRINO  e  o  ELETRINO.  Pode-se  imaginar  uma  "dimensão  física  imaterial"    do  positrino  ou  eletrino,  como  sendo  por  exemplo  de  1.E-30 gramas  ou  ainda  menor,  como   1.E-33 g,   1.E-100,  etc.
 
        Quanto  à  natureza  SUPRAFÍSICA,  é  IMATERIAL,   IMENSURÁVEL,  pode  existir  em  diversos  GRAUS  DE  SER,  mas  certamente  não  se  identifica  com  a  substância  MATERIAL,  não  contém  materialidade.
 
        Quanto  à  natureza  ESPIRITUAL-INEFÁVEL,  é  substância  IMATERIAL  pura,  IMENSURÁVEL,  certamente  NÃO  TEM  PARTÍCULAS,  é  natureza  SIMPLES  ilimitada,  infinita  e  PERFEITA.    É   possível  compreender  um  pouco  a  sua  PUREZA,   lendo  na  BÍBLIA,   em  diversas  passagens,  como  por  exemplo:
 
"Há  nela  (na  Sabedoria)  um  ESPÍRITO  INTELIGENTE, santo,  ÚNICO...     por  causa  da  SUA  PUREZA,  passa  e  PENETRA  através  de  tudo."
(Sb  7,   22-25).
 
        Quanto  à  natureza  ESPIRITUAL  CRIADA,  sendo  IMAGEM  é  como  que  CÓPIA  (não  em  forma,  mas  em   SUBSTÂNCIA)  da  natureza  ESPIRITUAL-INEFÁVEL;  mas,  certamente,  é  natureza  limitada  pois  é  criada,  FORMADA,  portanto  tem  forma;  sendo  IMAGEM  em  SUBSTÂNCIA,  não  tem  partículas.
 
        O  MUNDO  SUPRAFÍSICO  -  os  Céus  do  Senhor -  é  o  mundo  que  Deus  criou  para  as  CRIATURAS  SUPRAFÍSICAS  e   ESPIRITUAIS,   para  os  anjos  e  os  espíritos  bem-aventurados,  existindo  no  EVO  (eviternidade),  onde  LOUVAM  A  DEUS  e  contemplam  a  SUA  GLÓRIA,  "FACE  A  FACE",  definitivamente,  PARTICIPANDO  da  ETERNIDADE  de  DEUS.   Por  isso  o  MUNDO  SUPRAFÍSICO  pode  ser  chamado   MUNDO   ESPIRITUAL,  isto  é,  o  MUNDO  onde  HABITAM  os  seres  ESPIRITUAIS.   Portanto,  assim  como  no  mundo  material  os  seres  materiais  são  compostos  de  MATÉRIA  e  FORMA,  pode-se  compreender  que  no  mundo  suprafísico   os  seres  ESPIRITUAIS  que  lá  habitam  (os  anjos,  os  espíritos  bem-aventurados...),  devem  ter  uma  FORMA,  existindo  em  CORPO  ESPIRITUAL   (CORPO  SUPRAFÍSICO).
 
 

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