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CAPÍTULO  IX - A   NATUREZA   ESPIRITUAL
-O   CORPO   ESPIRITUAL-
 
 
        A  CIDADE  SANTA  DE  DEUS  (Cidade  Celeste,  OS  CÉUS  DO  SENHOR),  com  certeza,  como  vimos,  é  um  mundo  que  NÃO  É  MATERIAL,  não  é  FÍSICO,  mas  SUPRAFÍSICO,  criado  em  substância  IMATERIAL  SUPRAFÍSICA,  mundo  maravilhoso  preparado  por  DEUS  para  AQUELES  QUE  O  AMAM,  como  está  escrito  na  primeira  epístola  de  São  Paulo  aos  Coríntios:
 
    "...o  que  os  olhos  não  viram,  os  ouvidos  não  ouviram,  e  o  coração  do  homem  não   percebeu,  isso  DEUS  PREPAROU  para  aqueles  que  o  amam."
(1 Cor  2,   9).
 
        Mas  então,  ESPÍRITO  o  que  é?...       Diz  a  Bíblia,  no  Livro  dos  Provérbios:
 
       "Eu  te  guiei  no  rumo  da  SABEDORIA...   conserva-a,  ELA  É  TUA  VIDA! ...    Meu  filho,  atenta  às  MINHAS  PALAVRAS,  dá  ouvidos  às  MINHAS  SENTENÇAS...     Porque  SÃO  VIDA  para  quem  as  recolhe..."
(Pr 4,  11-22).
 
        E  diz  o  Evangelho  segundo  São  João,  repetindo  palavras  de  Jesus:
 
"Jesus  lhes  disse:    ...O  ESPÍRITO  é  que  vivifica,  a  carne  para  nada  serve.   As  PALAVRAS  que  vos  digo  são  ESPÍRITO  e  VIDA."
(Jo 6,   63).
 
        Aí  está.  É  dito  claramente  por  JESUS  que  as  suas  PALAVRAS  são  ESPÍRITO  E  VIDA.  É  possível  compreender  perfeitamente  que  as  PALAVRAS  de  Jesus  (o  VERBO)  são  ESPÍRITO,  a  ESSÊNCIA  de  DEUS,  e  são  VIDA.  A  carne  material,  em  sí  mesma,  para  nada  serve  no  TEMPO  DA  ESPIRITUALIDADE  (EVO  ou  eviternidade),  pois  é  matéria  corruptivel.  Mas  é  TEMPLO  DE  DEUS  enquanto  vive  o  homem  no  TEMPO  DA  MATERIALIDADE,  pois  nela  habita  o  Espírito  de  Deus.  E  ressuscitará  incorruptivel,  em  GLÓRIA,  em  CORPO  ESPIRITUAL,  transformada  pelo  Espírito.
 
        Assim,  é  facil  entender  que  a  SABEDORIA  É  A  VIDA  EM  DEUS;  e  que  as  SENTENÇAS  da  Sabedoria  são  VIDA  para  quem  as  RECOLHE.   As  PALAVRAS  de  Jesus  são  ESPÍRITO  E  VIDA.  O  ESPÍRITO  de  Deus   É    SABEDORIA  e   VIDA.  A  SABEDORIA  é  a  ESSÊNCIA  de  Deus,  que  se  IDENTIFICA  com  o  SER  de  Deus,   Seu  ESPÍRITO.  Só  em  Deus  a  ESSÊNCIA  se  identifica  com  o  SER.   Diz a Bíblia:
 
    "Pois  a  PALAVRA  DE  DEUS  é  VIVA,   eficaz  e  mais  penetrante  do  que  qualquer  espada  de  dois  gumes;  penetra  até  dividir  ALMA  E  ESPÍRITO..."
(Hb 4,  12)
 
        Deste  modo,  pode-se  compreender  um pouco  como  a  SABEDORIA  de  Deus  É  uma  SUBSTÂNCIA,  não  é  algo  que  tenha  sido  agregado  ao  SER  de  Deus.  A  SABEDORIA  de  Deus  É  coeternamente  o  próprio  SER  de  Deus.  O  SER  de  Deus  é  Seu  SABER  e  Seu  Saber  é  o  Seu  SER.  IDENTIFICAM-SE.  Logo,  não  se  pode  dizer  que  o  Ser  de  Deus  TEM  a  Sabedoria  mas   sim  que  o  Ser  de  Deus  É  Sua Sabedoria.  É  o  Ser-Sábio.  Ser  e  Saber,  embora  sejam  distintos  em  sí, em  Deus  identificam-se  com  sua  ESSÊNCIA  ou  SUBSTÂNCIA,  natureza  ESPIRITUAL  INEFÁVEL,  que  é  INTELIGÊNCIA  e  SABER.
          
Um  SER,  se  existisse  em  modo  absoluto,  apenas  em  sí  mesmo,  SEM  O  SABER,  nada  PODERIA.  Não  teria  nenhum  PODER,  seria  um  ser  INERTE.  Mas  o  SER-SABER  de  Deus  é  vida,  pode  tudo,   primeiramente  porque  é  SABER.    Do  Ser-Saber  inteligente  de  Deus  procede  eternamente  o  PODER  inteligente  de  Deus.  Aliás,  como  já  disse  no  capítulo  sobre  a  Trindade  de  Deus  (em  "CONHECENDO  DEUS"):  Deus  é  UM  na  Trindade:  SER,  SABER,  PODER  (Amor-Todo-Poderoso).  Deus  é  ESPÍRITO  INEFÁVEL  INTELIGENTE.   Como diz a Bíblia:
 
"Há  nela  (na  Sabedoria)  um  ESPÍRITO  INTELIGENTE,  santo,  ÚNICO..."
(Sb 7,  22).
 
    "Jesus  lhe  disse  (à  mulher  samaritana):
DEUS  É  ESPÍRITO  e  aqueles  que  o  adoram  devem  adorá-lo  EM  ESPÍRITO  E  VERDADE."
(Jo 4,  24).
 
        E  o  ESPÍRITO  do  HOMEM?  É  igual  ao  espírito  de  Deus?
 
        Diz  SANTO  AGOSTINHO  no  Livro  "A  Trindade":
 
"Sendo  tão  pronunciada  a  dessemelhança  de  nosso  verbo  com  Deus  e  Seu  Verbo,  neste  enigma,  embora  se  tenha  encontrado  uma  pequena  semelhança,  que  se  há  de  confessar  também,  que  nem  lhe  seremos  iguais  em  natureza,  ainda  quando  formos  semelhantes  a  ele,  e  quando  o  virmos  tal  como  ele  é...     A  natureza  criada  será  sempre  inferior  com  a  relação  à  natureza  do  Criador...     Nunca  se  há  de  igualar  àquela  SIMPLICIDADE  divina,  na  qual  nada  há  em  formação,  formado  ou  reformado,  mas  que  é  apenas  PURA  FORMA;  não  sendo  informe  não  é  formável,  mas  uma  substância  eterna  e  imutavel."
 
        Aí  está.  O  ESPÍRITO  do  homem  não  é  igual  ao  espírito  de  Deus.  Mas  é  IMAGEM.  A  NATUREZA  ESPIRITUAL  do  homem  é  imagem  da  NATUREZA  do  Espírito  de  Deus.  É  ESPIRITO  INTELIGENTE  CRIADO,  como  se  fosse  uma  "copia  finita  e  limitada"  da   SUBSTÂNCIA  de  Deus.  Pois,  o  Espírito  de  Deus  é  SABEDORIA  infinita  e  eterna,  imutável,  SER  que  se  identifica  com  a  ESSÊNCIA  e  o  PODER  em  Deus.  Enquanto  que  o  ESPÍRITO  do  homem  é  o  seu  SABER  FORMADO  na  sua  ALMA  ESPIRITUAL:  é  finito  e  mutável,  CRIADO  por  DEUS;  nasce  e  cresce.
 
        No  homem  o  seu  ser  não  se  identifica  com  o  seu  saber.  Enquanto  o  homem  é  um  ser  terreno,  material, o  espírito,  que  é  sua  ALMA  espiritual,  existe  como  FORMA  substancial  do  CORPO  MATERIAL.   Pode-se  dizer  que  o  homem  terreno  é  um  ESPÍRITO  DE  CARNE.   Quando  este  homem  terreno  morre  na  carne,  renasce  EM  CORPO  ESPIRITUAL,  podemos  dizer  que  o  homem  é  então  PLENO- ESPÍRITO,  ou  simplesmente  ESPÍRITO.   Assim,  o  ser  do  homem  TEM  saber,  mas  NÃO  É  saber.  O  saber  do  homem  é  adquirido,  o  homem  forma  o  seu  saber  (seu  ESPÍRITO)  livremente  sobre  a  sua  ALMA ESPIRITUAL,  imagem  em  SUBSTÂNCIA  da  natureza  de  Deus,    CAPAZ  da  formação  do  espírito  finito.   Quanto  à  NATUREZA  do  Espírito  de  Deus,  pode-se  compreender  um  pouco  mais  através  da  própria  Bíblia,  que  diz:
 
    "A  SABEDORIA  é  um  ESPÍRITO  benévolo...   Sim,  o  ESPÍRITO  do  SENHOR  ENCHE  A  TERRA  e,  contendo  o  universo,  tem  conhecimento  de  cada  som..."
(Sb 1,  6-7).
 
"Há  nela  (na  Sabedoria)  um  ESPÍRITO  INTELIGENTE,  santo, ÚNICO...    que  tudo  pode,  SUPERVISIONA  TUDO,  e  PENETRA  TODOS  OS  ESPÍRITOS...     Pois  a  SABEDORIA  é  MAIS  MÓVEL  que  qualquer  movimento:  por  causa  da  sua  PUREZA,  passa  e  PENETRA  através  de  tudo.  Ela  é  um  EFLÚVIO  do  PODER  de  Deus,  IRRADIAÇÃO  PURA  da  GLÓRIA  do  TODO-PODEROSO."
(Sb 7,  22-25).
 
"Acaso  EU  não  REPLETO  o  céu  e  a  terra? "
(Jr 23,  24).
 
        Então,  a  Sabedoria  é  ESPÍRITO  INTELIGENTE,  o  Espírito  do  Senhor,  REPLETA  o  céu  e  a  terra,  com  sua  pureza  PENETRA  através  de  tudo  e  de  todos  os  espíritos.  Assim,  compreende-se,  embora  limitadamente,  como  o  Espírito  de  Deus  é  uma  só  natureza,  é  único,  uno,  indivisivel,  imutavel,  não  tem  PARTES  ou  PARTÍCULAS,  pode  penetrar  todos  os  espíritos  e  através  de  tudo.  É  um  eflúvio  sutíl,  irradiação  pura  da  glória  de  Deus.   Portanto  Deus  é  espírito  INFINITO  mas  é  SIMPLES,  porque não  tem  partes.  Assim,  a  SUBSTÂNCIA  de  Deus  certamente  é  DIFERENTE  da  substância  SUPRAFÍSICA  que  preenche  os  CÉUS  DO SENHOR.  Porque  a  substância  de  Deus  é  pura  substância  ESPIRITUAL,  INCORPÓREA  E  INCRIADA.
 
        Também  não  é  a  mesma  substância  dos  ESPÍRITOS  CRIADOS,  e  de  tudo  mais  que  existe.  Pois  a  natureza  espiritual  finita  das  CRIATURAS  espirituais  é  CRIADA,  é  apenas  IMAGEM  EM  SUBSTÂNCIA,  limitada,  da  natureza  espiritual  ilimitada  e  infinita  de  Deus.       Assim,  o  HOMEM  TERRENO,  temporal,  é  COMPOSTO  em  duas  naturezas  distintas  mas  constituindo  uma  UNIDADE  INDIVISÍVEL,  uma  só  PESSOA:  uma,  a  natureza  CARNAL  (aquela  que  externa  o  ser  do  homem);  e  outra  a  natureza  ESPIRITUAL,  espírito  inteligente, capaz  de  conter INTELIGIVELMENTE  e  expressar  o  saber  do  homem,  o  VERBO  HUMANO:  imagem  da  natureza  de  Deus.   Entre  as  DUAS  NATUREZAS  do  homem  PROCEDE,  em  unidade,  o  seu  PODER  espiritual,  isto  é,  o  poder  de  LIVRE  ARBÍTRIO,  dado  por  Deus.
 
        Como  já  disse,  pode-se  compreender  o  homem  assim:
        A  essência  última  do  homem  é  o  seu  SABER,  que  é  formado  na  ALMA  espiritual,  existe  em  UNIDADE  no  SER  HOMEM,  mas  não  é,  apenas  em  sí  mesmo,  o    homem.  É  expressão  transcendental  subjetiva  do  homem,  diz  perfeitamente  o  que  é  o  homem,  traduz  a  sua  subjetividade  e  transcendentalidade,  mostra  a personalidade  do  homem.  Mas,  em  sí  mesmo,  não  é  o  homem  inteiro.   Também o  CORPO  material  do  homem  traduz  perfeitamente  o  que  é  o  homem,  mostra  o  ser  do  homem,  sua  personalidade,  sua  fisionomia.  Traduz  a  possibilidade  da  sua  relação  com  o  seu  semelhante  e  com  o  mundo  físico,  MOSTRA  a  personalidade do  homem.  Mas,  em  sí  mesmo,  também  não  é  o homem  inteiro.
 
        Então,  este  homem  terreno,  temporal,  o  "homem  inteiro",  que  vive  no  mundo  físico  material,  é  formado  composto  em  corpo  material  e  alma  espíritual,  duas  naturezas  distintas,  que  constituem  UNIDADE  INDISSOLÚVEL  perfeita:  a  natureza  humana,  SUJEITO-PESSÔA.
 
        Recordando,  mais  uma  vez,  leio  na  Bíblia  assim:
 
    "Jesus  lhes  disse:    ...O  ESPÍRITO  é  que  VIVIFICA,  a  carne  para  nada  serve.   As  PALAVRAS  que  vos  digo  são  ESPÍRITO  e  VIDA."
(Jo 6,  63).
 
"...Acontece  O  MESMO  com  a  RESSURREIÇÃO  dos  mortos...     Semeado  CORPO  ANIMAL,  ressuscita-se  CORPO  ESPIRITUAL.     Se  há  um  corpo  animal,  há  também  um  corpo  espiritual...     A  carne  e  o  sangue  não  podem  herdar  o  Reino  de  Deus,   nem  a  corrupção  herdar  a  incorruptibilidade.     ...Os  mortos  RESSUSCITARÃO  INCORRUPTÍVEIS..."
(1 Cor  15,   44-52).
 
        Portanto,  o  espírito  é  que  vivifica.  As  "PALAVRAS"  do  homem,  isto  é,  o  seu  saber,  o  seu  VERBO  humano,  formado  na  sua  alma  espiritual,  tornam-se  o  ESPÍRITO  do  homem.  É  a  NATUREZA   espíritual  inteligente,  COMUNICADA  por  Deus  ao  homem  como  SUA  IMAGEM,  que  vivifica  o  homem,  quando  seu  ESPÍRITO  é  formado  espelhando-se  no  VERBO  de  Deus,  em  JESUS  CRISTO,  o  CAMINHO.  Com  a  morte,  o  homem  espelhado  em  Deus  ressuscita  com  seu  espírito  em   CORPO  ESPIRITUAL,  para   PARTICIPAR  da   VIDA  ETERNA  junto  de  Deus. Torna-se  HOMEM  ETERNO.
 
        O  homem  eterno  é  PLENO-ESPÍRITO,  é  o  SUJEITO-PESSOA  ressuscitado  no ESPÍRITO  em  CORPO  ESPIRITUAL;  revive  o  homem  em  toda  sua  personalidade  e  subjetividade,  conservando  sua  UNIDADE.      Então  é  possível  compreender  que,  assim  como  na  vida  temporal  o  espírito  do  homem  carnal  não  é  o  corpo  material  carnal,  mas  existe  COMPOSTO  em  UNIDADE  indissoluvel  no  corpo  carnal  corruptível,  assim  também  na  ressurreição  do  homem  para  participar  da  eternidade,  o  ESPÍRITO  do  homem  ressuscitado  NÃO  É  apenas  o  corpo  espiritual,  mas  existirá  COMPOSTO  no  CORPO  ESPIRITUAL  (suprafísico)  incorruptivel,  em  unidade  indissoluvel.   Como  disse  SANTO AGOSTINHO, na "Cidade de Deus":
 
 "(Na  RESSURREIÇÃO)...   a  carne  espiritual  estará  submetida  ao  espírito,  mas  será  carne,  não  espírito,  assim  como  o  espírito  carnal  esteve  submetido  à  carne,  sendo  espírito,  não  carne...    Como  será  o  CORPO,  quando,  plenamente  submetido  ao  espírito  e  suficientemente  vivificado  por  ele,  não  tenha  necessidade  de  alimentos?  Já  não  será animal,  mas  ESPIRITUAL,  conservando,  é  certo,  a  substância  da  carne,  isenta,  porém,  da  corrupção  carnal."
 
        E  NA  RESSURREIÇÃO  permanece,  com  certeza,  a  TRINDADE  no  homem  ressuscitado,  homem  PLENAMENTE  espiritual,  agora  verdadeiramente  IMAGEM  ESPIRITUAL  e  COMO  SEMELHANÇA  de  Deus:
        O  homem  ressuscitado  continua  sendo  o  mesmo  sujeito-pessoa  que  viveu  no  mundo  material,  agora  ressuscitado  em  corpo  espiritual.  Então,  certamente,  o  seu  CORPO  espiritual  (suprafísico)  deve  ser  formado  com  a  FISIONOMIA  idêntica  ao  seu  CORPO  material.  Do  contrário  não  seria  mais  o  mesmo  sujeito-pessoa,  o  mesmo  HOMEM.   A  BÍBLIA  confirma,  em  muitas  passagens,  como  é  possivel  compreender,  que  o  corpo espiritual  é  idêntico  em  fisionomia  ao  corpo material.
 
        Por  exemplo,  diz  no  Antigo  Testamento,  Livro  1  de  Samuel:
 
"Ora,  Samuel  morrera,  e  todo  Israel  celebrara  os  lamentos  fúnebres...     Saul  interrogou  o  Senhor,  mas  o  Senhor  não  lhe  respondeu...     Saul  disse  aos  seus  servos:  procurai-me  uma  necromante,   para  que  eu  possa consultá-la...    (embora  PROIBIDO  pela  LEI  o  exercício  da  NECROMÂNCIA).
 
            ...A  mulher  (necromante)  perguntou:  a  quem  devo  evocar?     --Ele  respondeu :  evoca-me  Samuel...     A  mulher  viu  Samuel,  e  deu  um  grande  grito...   É  um  velho  que  vem  subindo...     Saul  reconheceu  então  que  era  Samuel..."
( 1Sm  28,  1-14).
 
(Então,  Saul  reconheceu  Samuel,  que  já  havia  morrido).
 
          E  diz,  o  Novo Testamento,  nos  Evangelhos  segundo  Marcos  e  Lucas:
 
"Jesus...  foi  transfigurado  diante  deles...  Apareceu-lhes  Elias  com  Moisés...     Pedro  disse  a  Jesus: ...  ergamos  três  tendas,  uma  para  tí,  uma  para  Moisés,  uma  para  Elias..."
(Mc 9,  2-5).
 
(Nesse  episódio,  Pedro  reconheceu  Moisés  e  Elias,  que  já  haviam  morrido).
 
"Havia  um  homem  rico...   e  um  pobre  chamado  Lázaro...     O  pobre  morreu...  O  rico  morreu  também...     Na  morada  dos  mortos...  ergueu  os  olhos  e  viu  de  longe  Abraão  com  Lázaro  a  seu  lado..."
( Lc 16,  19-23).
 
(O  rico,  na  "morada  dos  mortos",  reconheceu  Abraão  e  Lázaro,  que  já  haviam  morrido).
 
        Testemunha  também  João,  o  Apóstolo  muito  amado  de  Jesus,  após  a  ressurreição  de  Jesus:
 
        "À  tarde  desse  dia,  o  primeiro  da  semana,  estando  FECHADAS  AS  PORTAS  onde  se  achavam  os  discípulos,  por  medo  dos  judeus,   Jesus  (RESSUSCITADO)  veio  e,  pondo-se  no  meio  deles,  lhes  disse:  'Paz  a  vós'.   Tendo  dito  isto,  mostrou-lhes  as  mãos  e  o  lado  (as  chagas).   Os  discípulos  então,  exultaram  por  verem  o  Senhor."
( Jo  20,  19-20).
 
        (Os  discípulos  viram  Jesus  ressuscitado,  que  entrou  estando  as  portas  fechadas  e  mostrou-se  no  seu  corpo  de  glória  ressuscitado,  e  foi reconhecido pelos discípulos,  que  exultaram  ao  vê-Lo).
 
 
        Voltando  à  ressurreição  de  Cristo,  vou  falar,  em  modo  muito  ligeiro,  a  respeito  do  Santo  SUDÁRIO,  o  lençol  de  linho  que  envolveu  o  corpo  de  JESUS  quando  ele  foi  colocado  morto  no  sepulcro.    O  Santo  Sudário  tem  sido  analisado  exaustivamente  por  homens  de  diversos  ramos  da  ciência  humana.  Um  grupo  de  cientistas,  usando  tecnologia  sofisticada,  constatou  que  a  imagem  (de  Cristo)  existente  no  Sudário,  analisada,  apresentava  efeitos  tridimensionais,  o  que  pareceu  um  absurdo  pois  nenhuma  imagem  bidimensional  até  então  analisada apresentara-se  como  tridimensional.
 
        Após  outras  minuciosas  análises,  alguns  cientistas  concluiram  que  a  imagem  (de  Cristo)  gravada  no  Sudário,  certamente  foi  formada  em  virtude  de  uma  misteriosa  e  potente  ENERGIA  IRRADIADA,  que  deve  ter  acontecido  em  um  tempo  muito  curto,  pequena  fração  de  segundo.   Assim,  ficou  marcado  naquele  simples  pedaço  de  linho,  com  certeza,  um  sinal  da  RESSURREIÇÃO  de  Jesus,  ou  seja,  uma  prova  material  da  passagem  do  Seu  corpo  físico  para  corpo  espiritual.
 
        E  refletindo  sôbre  as  palavras  de  SANTO  AGOSTINHO:     " ...(na  RESSURREIÇÃO)  a  CARNE  ESPIRITUAL  estará  SUBMETIDA  ao  espírito  mas  SERÁ  CARNE,  não espírito..."    posso  tranquilamente  pensar,  na  minha  fé,  e  reafirmar  com  a  minha  razão,  aquilo  em  que acredito,  isto  é:  Do  mesmo  modo  que  o  homem  terreno  é  CORPO  CARNAL  CORRUPTÍVEL,  em  ALMA  ESPIRITUAL,  formado  em  UNIDADE  INDISSOLÚVEL,  também  o  homem  CELESTE  (homem  terreno  CONSUMADO),  homem  pronto para  a  eternidade,  "PLENO-ESPÍRITO",  é  constituido  em  DUAS  NATUREZAS  distintas:  ESPÍRITO  (saber  formado  sobre  a  alma  espiritual  inteligente),  em  CORPO  ESPIRITUAL  (suprafísico, INCORRUPTÍVEL)  em  UNIDADE  INDISSOLÚVEL.
 
    Ora,  o  corpo  carnal  é  FÍSICO  (material)  e  a  matéria  é  constituida  em  massa  e  pura-energia.  E  o  corpo  espiritual  é  SUPRAFÍSICO  (imaterial,  metafísico),  também  constituido  certamente  em  alguma  forma  de  pura-energia,   mas   em  outra  natureza.  Então,  entre  o  homem  carnal   (corruptível,  temporal)   e   o   homem   ressuscitado  (incorruptivel,  participante  da  eternidade)  devem  existir  duas  substâncias  comuns:  a  natureza  ESPIRITUAL  e  a   PURA-ENERGIA.
 
        Logo,  não  é  de   admirar  que  o  INSTANTE  da  RESSURREIÇÃO  de  JESUS  tenha  sido  acompanhado  de  uma  poderosa  e  misteriosa  IRRADIAÇÃO,  quando  a  PURA-ENERGIA   do  corpo  carnal,  liberada  da  matéria,  misteriosamente  torna-se  substância  SUPRAFÍSICA,  formadora  do corpo  espiritual,  cujo  SINAL  foi  deixado  no  SUDÁRIO,  gravando  a  RESSURREIÇÃO  da carne  de  Jesus,  ressurreição  da  CARNE  MATERIAL  em  ESPIRITUAL (suprafísica).     O  que  aconteceu,  certamente,  foi  a  realização  consumada  do  DEVIR  humano  de  JESUS,  em  que  o  seu  corpo  material,  sem  experimentar  a  corrupção,  pois  foi  concebido  pelo  PODER  do  ESPÍRITO  SANTO,  conforme  revela  a  Escritura,  transformou-se  imediatamente  em  corpo  espiritual  (suprafísico),  em  unidade  com  o  seu  ESPÍRITO,  VERBO  de  Deus  encarnado  na  realidade  da  experiência  humana  de  Jesus.   Eis  aí  o  DESTINO  do  homem:  a  RESSURREIÇÃO.   Cujo  caminho  é  mostrado  por   Jesus,  que  disse:
 
"EU  sou  o  CAMINHO...  a  VERDADE...  a  RESSURREIÇÃO...  a  VIDA !".
 
        Esta  é,  pois,  a  minha  compreensão,  na  fé  raciocinada,  da  verdade  desta  vida  terrena:  ESPERANÇA  de  passagem  da  morte  para  a  VIDA,  continuando  inteiramente  EU  mesmo,  o  mesmo  SUJEITO-PESSOA,  apenas  passando  do  corpo  CARNAL  (corruptível)  para  um  corpo  ESPIRITUAL  (incorruptível),  em perfeita  UNIDADE,  para   participar  da  VIDA  ETERNA  na  visão  de  Deus  "FACE  A  FACE",  não  por  qualquer  merecimento,  mas  pela  GRAÇA  do  amor  e  MISERICÓRDIA  DE  DEUS.     Que  Deus  perdoe  a  minha  ousadia,  mas  não  podia  deixar  de  transmitir  ao  meu  semelhante  tudo  isso  que  compreendi  e  escrevi,  certo  de  estar  na  verdade.  Por  isso  termino  repetindo  um  trecho  BÍBLICO,  do  Profeta   EZEQUIEL,  que  diz  assim:
 
(Diz  o  Profeta  Ezequiel):
 
"Veio-me  uma  palavra  do  Senhor:  Filho  de  homem,  fala  aos  filhos  de  Israel  e  dize-lhes:
 
Caso  eu  faça  vir  a  espada  sobre  uma  terra,  o  povo  da  terra  toma  de  suas  fronteiras  um  homem  e  o  estabelece  como  sentinela.     Este  homem  (sentinela)  vê  a  espada  vir  contra  esta  terra:  toca  o  shofar  e  avisa  o  povo.     Há  quem  escute  bem  o  toque  do  shofar,  mas  não  leva  em  consideração  a  advertência;  quando  a  espada  vier  e  o  ferir,  seu  sangue  estará  sobre  sua  cabeça...    Pelo  contrário,  quem  tiver  prestado  atenção  à  advertência,  salvará  sua  vida.
 
Mas  se  a  sentinela,  vendo  chegar  a  espada,  não  tocar  o  shofar,  o  povo  não  fica  alerta.   Chegando  a  espada  e  eliminando  algum  deles,  é  por  culpa  da  sentinela  que  este  homem  é  eliminado,  e  eu  pedirei  contas  de  seu  sangue  à  sentinela.
 
Foi  a  tí,  filho  de  homem,   que  estabelecí  como  sentinela  para  a  casa  de  Israel;  escutarás  a  palavra  que  sai  da  minha  boca,  e  os  advertirás  de  minha  parte.    Se  eu  disser  ao  malvado:   ' Malvado,  certamente  morrerás ...'     mas  tú  não  falares  para  advertir  o  malvado  a  apartar-se  da  sua  conduta,  o  malvado  morrerá  por  causa  do  seu  pecado,  mas  é  a  tí  que  pedirei  contas  do  seu  sangue.
 
Pelo  contrário,  se  advertires  o  malvado  para  que  se  aparte  de  sua  conduta,  e  ele  não  quiser  mudar  de  rumo,  ele  morrerá  por  seu  pecado  e  tú  salvarás  a  tua  vida."
(Ez  33,   1-9).
 
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XXXXXXXXXXX
XXX
 
 
 
BIBLIOGRAFIA:
 
A BÍBLIA DE JERUSALÉM
EDIÇÕES PAULINAS, São Paulo, 1981
 
A CIDADE DE DEUS - Santo Agostinho
Tradução : Oscar Paes Leme
EDITORA VOZES, Petrópolis, 1990
 
A DOUTRINA CRISTÃ - Santo Agostinho
Tradução : Nair de Assis Oliveira
EDIÇÕES PAULINAS, São Paulo, 1991
 
A TRINDADE - Santo Agostinho
Tradução : Frei Agustino Belmonte, O. A. R.
EDITORA PAULUS, São Paulo, 1994
 
A VERDADEIRA RELIGIÃO - Santo Agostinho
Tradução : Nair de Assis Oliveira
EDIÇÕES PAULINAS, São Paulo, 1987
 
BÍBLIA SAGRADA, Tradução da VULGATA
EDIÇÕES PAULINAS, São Paulo, 1971, 27a. Edição
 
BÍBLIA TEB  (TRADUÇÃO ECUMÊNICA DA BÍBLIA)
EDIÇÕES LOYOLA, São Paulo, 1994
 
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
EDITORA VOZES / EDIÇÕES LOYOLA, 1993
 
CURSO FUNDAMENTAL DA FÉ
Karl Rahner
EDIÇÕES PAULINAS, São Paulo, 1989
 
DICIONÁRIO BÍBLICO
John L. Mckenzie, S.J.
Tradução: Álvaro Cunha, Elsa Maria Barreto Peixoto,
Gaspard Gabriel Neerick, I.F.L. Ferreira, Josué Xavier
EDIÇÕES PAULINAS, São Paulo, 1984
 
HISTÓRIA DA FILOSOFIA - VOL I
Giovanni Reale / Dario Antiseri
EDIÇÕES PAULINAS, São Paulo, 1990
 
IRENEU DE LIÃO
Tradução : Lourenço Costa
EDITORA PAULUS, São Paulo, 1995
 
LIVRO DA VIDA
Santa Teresa de Jesus (Ávila)
Tradução das Carmelitas Descalças
do Convento Santa Teresa,  do Rio de Janeiro
EDIÇÕES PAULINAS, São Paulo, 1983
 
O LIVRE-ARBÍTRIO - Santo Agostinho
Tradução : Nair de Assis de Oliveira
EDITORA PAULUS, São Paulo, 1995
 
O GENESIS  E  O  BIG  BANG .
Gerald L. Schroeder,  Ph.D.
EDITORA  CULTRIX  -  São Paulo - 10a  Edição - 1997
 
SUMA  TEOLÓGICA  -  Tomás  de  Aquino
Parte  I -  Volumes  1  e  2
EDIÇÕES  LOYOLA  -  S.  Paulo-  2002.
 
UNIDADE NA PLURALIDADE
Alfonso García Rubio
EDIÇÕES PAULINAS, São Paulo, 1989
 

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